Recuo foi de 1,6% em janeiro, puxado pela baixa renda

São Paulo, 13 de fevereiro de 2017 – De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito caiu 1,7% em janeiro/17 na comparação com dezembro/16. Já em relação ao mesmo mês do ano passado (jan/16), a demanda do consumidor por crédito avançou 0,5%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar do recuo da inflação e da aceleração da queda dos juros básicos (taxa selic), o consumidor ainda se encontra bastante endividado, com grau de confiança deprimido e ainda enfrentando uma conjuntura bastante adversa em termos de desemprego. Por isto, continua bastante conservador em termos de busca por crédito.

Análise por classe de renda pessoal mensal

As classes de renda mais baixa foram as que exibiram os maiores recuos em janeiro/17 na demanda por crédito. Para os que ganham até R$ 500, a queda foi de 2,2%. Para os consumidores com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000, a baixa foi de 1,6%. Para a renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000, o recuo foi de 1,4%. Já os consumidores com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000, a queda foi de 1,5%. Já para os que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, a redução foi de 1,3% e, por fim, para a renda mensal maior que R$ 10.000, a retração na procura por crédito foi de 1,3% neste primeiro mês de 2017.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a procura do consumidor por crédito apresentou oscilações positivas na baixa renda: alta de 0,2% para quem recebe até R$ 500 por mês; de 0,7% para quem ganha entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais; e 0,8% para os que recebem entre R$ 1.000 e R$ 2.000 por mês. Já nas rendas mais altas, oscilações negativas na procura por crédito em janeiro/17 na comparação com janeiro/16: -0,2% para a faixa de renda entre R$ 2.000 e R$ 5.000 mensais; -1,0% para o consumidor com renda entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês como também para quem ganha mais de R$ 10.000.

Análise por região

O recuo da demanda por crédito em janeiro/17 ocorreu eu todas as regiões do país. Na Região Sul, a retração foi a maior: -3,9% em relação a dezembro/16. No Centro-Oeste a queda foi de 2,7%. No Nordeste, o recuo foi de 1,4%. Já no Sudeste e Norte, as quedas na demanda do consumidor por crédito no primeiro mês deste ano foram idênticas: -0,7% em relação a dezembro/16.

Na comparação interanual, isto é, janeiro/17 contra janeiro/16, houve recuo da demanda por crédito no Norte (-5,1%); Centro-Oeste (-1,1%) e Nordeste (-0,2%). Na direção contrária, houve avanço na demanda do consumidor por crédito no Sul (+3,7%) e no Sudeste (+0,6%).

A série histórica deste indicador está disponível em: http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia em: http://noticias.serasaexperian.com.br/ e pelo Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.