Micro e pequenas empresas puxaram o resultado

São Paulo, 19 de setembro de 2017 – A demanda das empresas por crédito cresceu 4,8% em agosto de 2017 em comparação o mês anterior (jul/17). Foi o que apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (agosto/16), houve retração de 5,0% na demanda por crédito empresarial. E, no acumulado de janeiro a agosto de 2017, a demanda das empresas por crédito registra queda de 3,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a gradual retomada da atividade econômica e a queda dos juros começam a reestimular as empresas a buscarem crédito. Porém esta recuperação ainda se dá de forma gradual e não homogênea, já que em relação ao ano passado, ainda se observou recuo na demanda empresarial por crédito.

Análise por porte

Em agosto/17, houve alta de 5,0% na demanda das micro e pequenas empresas por crédito. Contudo nas médias e grandes empresas, o movimento ainda foi que queda: reduções de 0,3% nas medidas e de 0,2% nas grandes empresas.

A queda da busca empresarial por crédito nos primeiros oito meses de 2017 foi determinada pelo comportamento das médias e grandes empresas que exibiram retrações de 8,9% e de 8,2%, respectivamente. Já nas micro e pequenas empresas o recuo foi menor, de 3,6% frente ao período do janeiro a agosto de 2016.

Análise por setor

Em agosto/17, as empresas do setor industrial aumentaram em 6,0% a sua demanda por crédito. Nas empresas comerciais a alta em agosto/17 foi de 5,5% e, nas empresas do setor de serviços, o avanço foi de 3,8% frente a julho/17.

Todos os setores econômicos pesquisados apresentaram quedas em suas demandas por crédito no acumulado de janeiro a agosto de 2017 na comparação com o mesmo período do ano passado: Indústria (-6,5%); Comércio (-4,8%) e Serviços (-2,3%).

Análise por região

No acumulado dos primeiros oito meses de 2017, a demanda empresarial por crédito recuou em todas as regiões do país: Norte (-4,3%); Centro-Oeste (-5,2%); Nordeste (-5,5%); Sudeste (-2,3%) e Sul (-4,8%).

A série histórica deste indicador está disponível em:

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Você também lê esta notícia no Twitter @SerasaImprensa

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.