Na etapa de cobrança de clientes, a performance das empresas do setor cresceu 20,4 pontos percentuais no período de 2019 a 2022

Desde 2019, as fintechs e os bancos digitais ganham espaço no mercado brasileiro. Dados da Serasa Experian mostram que, em setembro de 2022, o setor já representava 3,6% na movimentação de inclusão e exclusão de dívidas no banco de dados de inadimplência no Brasil. Em comparação com o mesmo mês de 2019, o crescimento foi de 129%, reforçando a maior representatividade das fintechs no mercado de crédito. Veja a representação do crescimento no gráfico abaixo:

Participação das fintechs e bancos digitais na movimentação da base de inadimplência
Fonte: Serasa Experian
 

“As fintechs e os bancos digitais possuem modelos de negócio baseados em tecnologia inovadora e oferecem uma melhor experiência aos clientes, atraindo públicos que muitas vezes os bancos tradicionais não alcançam. Ao mesmo tempo que a evolução do segmento acelera a democratização do acesso ao crédito, o risco da inadimplência é inerente ao negócio. Esse cenário demanda por soluções integradas para uma melhor gestão do risco no mercado de atuação, sendo necessários mecanismos para mitigar a incidência do endividamento”, declara o diretor de Serviços de Crédito da Serasa Experian, Alex Franco.

Outro recorte do estudo mostra a evolução da performance das fintechs e bancos digitais na recuperação de crédito. Em 2019, 68,6% do total de dívidas negativadas foram recuperadas, isto é, saíram da inadimplência. Embora os dados mostrem que houve queda em 2020 e 2021, dois anos bastante impactados pelas crises econômicas decorrentes da pandemia da Covid-19, em 2022 houve uma retomada no índice de recuperação, mostrando que as fintechs vêm alcançando melhores resultados em suas estratégias de cobrança, mais um indicativo de maior maturidade do segmento.

Performance das fintechs e bancos digitais na recuperação de crédito
Fonte: Serasa Experian
 

Ainda de acordo com Franco, os dados do gráfico refletem o aumento da aplicação de serviços que auxiliam numa melhor precisão de decisões para diminuir o risco dos negócios das fintechs e bancos digitais. Dados da Serasa Experian sobre usabilidade de ferramentas mostram que, entre 2021 e 2022, a verificação do Score para concessão de crédito aumentou em 92%, reforçando o diferencial Serasa com o vasto histórico de dados restritivos, enriquecidos com os dados oriundos do cadastro positivo. Já o uso das plataformas de automação de decisão cresceu 52%, seguido pelas soluções de cobrança (11%), o que denota uma maior preocupação do segmento no uso de ferramentas de inteligência na análise e decisão de crédito.

“Por terem melhorado as estratégias de concessão de crédito, gestão de carteira e negociação de débitos, as fintechs estão mais conscientes sobre o uso de ferramentas integradas a fim de atuar com mais segurança e diminuir as perdas com a inadimplência. Essas empresas precisam de parceiros que auxiliem com dados e soluções analíticas que ofereçam uma visão completa dos seus clientes para continuarem crescendo de forma sustentável”, analisa Franco.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

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