Devolução pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,02% no período, menor que o registrado de janeiro a junho de 2017 (2,13%)

São Paulo, 31 de julho de 2018 – No primeiro semestre, o percentual de devolução de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,02%, menor que o registrado de janeiro a junho de 2017, que foi de 2,13%, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O ano de 2018 acumula 4.461.159 de cheques devolvidos e 221.061.824 de cheques compensados. Na avaliação mensal, no entanto, houve alta. O percentual de devoluções de cheques no mês de junho foi de 1,99% em relação ao total de cheques compensados, maior que o registrado em junho de 2017, quando o número era de 1,86% de devoluções. No total, foram 700.162 cheques devolvidos e 35.138.600 cheques compensados no período.

Segundo os economistas da Serasa Experian, se mantêm os principais aspectos econômicos que viabilizam a estabilidade da inadimplência com cheques em menor nível que o apresentado nos primeiros semestres de anos anteriores, tais como inflação e juros em menores patamares, em que se considere a dificuldade na elevação dos rendimentos via emprego, afetando pontualmente o indicador do mês de junho. Ademais, a maior restrição pelo comércio em aceitar essa forma de pagamento vem contribuindo para a redução no volume de compensações e devoluções.

Confira os números mensais na tabela abaixo:

Nos Estados e regiões

No primeiro semestre de 2018, entre as regiões do país, a liderança de devoluções foi da região Nordeste, com 3,84% de cheques devolvidos. O Sul apresentou o menor percentual de devoluções no período: 1,67%.

Já entre os estados, o Amapá segue na liderança do ranking de cheques sem fundos em junho de 2018: foram 14,83% de cheques devolvidos. Na outra ponta, Rondônia teve o menor percentual de devoluções no período: 1,58%.

Clique aqui e baixe aqui a tabela, em Excel, com os dados de cada estado e a série histórica de cada um (percentual de devolução de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos).

Confira abaixo o ranking completo de cheques devolvidos de janeiro a junho de 2018 nos estados e regiões:

A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para efeito do cômputo do indicador, somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.