Alta foi maior para o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática

São Paulo, 6 de novembro de 2018 – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 1,5% em outubro. Quando comparado com outubro/17 houve alta de 7,9%. Com estes resultados, no acumulado do ano de 2018 até outubro, a atividade varejista cresceu 6,8% frente ao mesmo período de 2017.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a melhora dos níveis de confiança dos consumidores, proporcionado pelo fim das incertezas relacionadas ao período eleitoral, e a data comemorativa do Dia das Crianças ajudaram a impulsionar a atividade varejista durante o mês de outubro.

O destaque do varejo em outubro foi o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática que cresceu 2,1% no mês. O movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças avançou 0,7% em outubro, seguido de perto pela alta de 0,6% do segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Também o segmento de material de construção cresceu no mês passado: 0,3%. Por outro lado, dois segmentos varejistas registraram recuos em outubro: combustíveis e lubrificantes (-1,3%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,4%).

No acumulado do ano até outubro, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 12,9% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 7,4%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,6%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,6%); material de construção (-5,4%).

A série histórica deste indicador está disponível em

https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

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