Balanço leva em conta os últimos 12 meses de uso da ferramenta, que viabiliza a transmissão eletrônica de dados dos tribunais por meio do certificado digital

São Paulo, 15 de agosto de 2018 – O sistema de transmissão eletrônica de dados SerasaJud, lançado pela Serasa Experian no final de 2015, tem atendido, em média, 25 mil ordens judiciais por mês. As ordens são enviadas eletronicamente pelos magistrados, que são identificados por meio do certificado digital e-CPF, e incluem pedidos de inclusão de negativação, baixa de negativação, histórico de negativações, entre outros.

Atualmente o SerasaJud já é utilizado por 100% dos 24 Tribunais de Regionais do Trabalho (TRTs) e dos cinco Tribunais regionais federais (TRFs) existentes no país e, ainda, além de 26 tribunais de Justiça Regional. Estes tribunais ganham com a redução de custos, eliminando os processos em papeis, despesas administrativas, gastos com Correios e locomoção de Oficiais de Justiça em diligências de entrega de ofícios à Serasa Experian. Além disso, também há redução do risco de descumprimento de ordens judiciais, bem como fraudes.

“A principal finalidade da ferramenta é reduzir o tempo de tramitação e cumprimento das ordens judiciais emitidas pelos magistrados, principalmente em processos envolvendo cobranças de dívidas e relações de consumo”, explica Leila Martins, diretora de estratégia de dados da Serasa Experian. Para isso, o certificado digital garante a identificação segura dos magistrados no ambiente eletrônico, regulamentada pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Um dos tribunais que utilizam o SerasaJud é o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que adotou o sistema em 2016. As Varas da região apontam facilidade no acesso ao sistema e na inclusão dos pedidos como um dos principais benefícios, além da possibilidade de pagamento das execuções em decorrência da restrição de crédito imposta aos executados. Apenas por este tribunal, cerca de 500 pedidos são enviados mensalmente para a Serasa por meio da ferramenta.

“O certificado digital tem auxiliado o Poder Judiciário a ingressar cada vez mais na era digital. Acreditamos que essa forma de identificação eletrônica é chave para a desmaterialização de processos em diferentes setores da economia daqui em diante, ampliando as aplicações”, afirma Murilo Couto, gerente sênior de certificação digital da Serasa Experian.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil, tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

Em 2016, a Experian foi eleita, pela terceira vez, pela revista Forbes como uma das companhias mais inovadoras do mundo. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2016 foi de US$ 4,6 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 37 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com ou veja o documentário Inside Experian.