Uso do certificado digital para validação de contratos permite segurança e redução de custos para as empresas

São Paulo, 17 de maio de 2018 - A Serasa Experian adotou a utilização de assinaturas digitais em seus contratos com fornecedores, com o objetivo de eliminar papel e agilizar os processos e demandas da área de compras. O projeto “Paperless” teve início em setembro de 2017 e, desde então, 290 contratos foram fechados digitalmente com ajuda do certificado digital, documento de identificação no meio eletrônico com validade jurídica, tanto para pessoa física quanto pessoa jurídica.

A dinâmica elimina a necessidade de impressão e envio dos documentos na versão física, dando rapidez e economia de custos aos processos, além de colaborar com o meio ambiente. A Adoção da assinatura via certificado digital também elimina o risco de extravio de documentos e possibilita o acompanhamento totalmente online dos processos por meio da ferramenta digital de assinaturas. “É possível verificar onde e com quem está parado o processo, por exemplo, permitindo a cobrança de retornos pelo comprador responsável”, explica Rodrigo Imai, diretor financeiro da Serasa Experian.

O representante legal das empresas fornecedoras utiliza o certificado digital e-CPF para assinar eletronicamente os contratos com a Serasa Experian. Fernanda Dourado, gerente operacional da Capitani, empresa de recrutamento, seleção e terceirização de mão de obra, nunca havia utilizado o e-CPF antes para a assinatura de contratos até começar a atender o pedido da Serasa, e ficou satisfeita com a agilidade proporcionada pela assinatura digital. “Antes, levava até duas semanas para um profissional de TI conseguir começar um projeto na Serasa, por conta das assinaturas e dos trâmites de transporte. Agora, em um dia está tudo assinado. Dessa forma, não perdemos este profissional para outros projetos”, comemora.

Fernanda também ressalta a economia com os custos de transporte mas, para ela, o tempo ganho é o maior benefício. No começo, achou que o processo digital poderia ser complicado, mas ficou impressionada com a simplicidade. “Assino um contrato com dois cliques”, conta. Por conta disso, a Capitani já pensa em expandir o uso da assinatura digital para os contratos de outros clientes da empresa.

A assinatura digital de contratos é um dos benefícios do certificado digital para empresas, que também podem utilizá-lo para realizar o envio de declarações e cumprir as obrigatoriedades corporativas em relação ao fisco, por exemplo. “Cada vez mais as empresas estão adotando a certificação digital para desmaterialização e desburocratização de diversos processos. Dessa forma, as companhias conseguem reduzir custos, ganhar tempo e, ainda, ser mais sustentável, com a eliminação do uso de papel”, afirma Murilo Couto, gerente sênior de identidade digital da Serasa Experian.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa e Twitter @SerasaImprensa

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.