Foi o segundo maior volume de toda a série histórica. Na comparação com dezembro de 2017, a alta foi de 7,5%

São Paulo, 01 de março de 2019 – A inadimplência atingiu 5,305 milhões de micro e pequenas empresas em dezembro de 2018, representando o segundo maior volume de toda a série histórica, abaixo apenas do recorde em setembro de 2018 (5,327). Na comparação com o mesmo mês de 2017 (4,937 milhões), houve aumento de 7,5% e na relação com novembro de 2018 (5,252 milhões), uma alta de 1,0%. “Além dos fatores econômicos, este alto patamar de inadimplência também tem relação com a dificuldade das micro e pequenas empresas em administrar a saúde financeira dos negócios”, diz o vice-presidente de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Victor Loyola.

Por Região, o Sudeste concentrou a maior alta (9,8%) da inadimplência em dezembro de 2018, na comparação com o mesmo mês de 2017. Em segundo lugar, aparece o Sul, com crescimento de 6,5%. Na sequência, Norte (5,8%), Centro-Oeste (5,0%) e Nordeste (2,4%). Por Estado, o Rio de Janeiro lidera o ranking com alta de 14,4% em dezembro de 2018, na comparação com o mês correspondente de 2017. Amapá e São Paulo aparecem na sequência, com aumento de 12,4% e 10,1%, respectivamente. Somente três Estados apresentaram queda na mesma relação: Piauí (-2,1%), Rio Grande do Norte e Alagoas (ambos -2,0%). Clique aqui e veja a tabela com todos os Estados.

Por segmento, Serviços – que representava em média 47,8% do total em dez/18 – foi o setor que mais deixou de pagar as contas em dia, com alta de 12,2% em dezembro de 2018, na comparação com dezembro de 2017. A indústria (8,4% de participação) vem na sequência, com aumento de 3,5% e o comércio (43,4% de participação) com crescimento de 3,4%.

Serviços é quem mais tem incentivado a formalização de microempreendedores individuais no país (setor representava, em média, 65% do total de novos MEIs no primeiro semestre de 2018), que em muitos casos estão surgindo pela falta de emprego formal, impulsionando o chamado ‘empreendedorismo por necessidade’. “São pessoas que possuem alguma habilidade e precisam gerar renda, mas nem sempre estão completamente preparadas para fazer a gestão financeira e acabam caindo na inadimplência”, diz Loyola.

Como aprimorar a gestão financeira de MPEs

Pensando na importância da educação financeira e no cuidado que as MPEs devem ter em relação à gestão de seus empreendimentos, o Serasa Empreendedor acaba de lançar o Saúde do Seu Negócio, solução inédita para contribuir com um dos principais desafios de uma empresa: administrar as finanças do seu negócio.

A solução digital foi criada para combinar informações importantes e planos de ação em uma só ferramenta, a fim de auxiliar estes micro e pequenos empresários a conquistarem uma boa condição de saúde financeira, e mostrar como isso pode se reverter em benefício aos seus negócios. O serviço reúne informações, recursos de análise e funcionalidades, para mostrar como a empresa é vista no mercado e de que maneira as suas referências se tornam decisivas na hora de ser avaliada como fornecedora, no momento de adquirir produtos e serviços ou buscar crédito.

“A saúde financeira do negócio está associada aos principais anseios e desafios que donos de micro e pequenos negócios enfrentam no dia a dia da gestão”, acrescenta Loyola.

A sondagem conduzida pela Serasa, em dezembro de 2018, confirma: 9 em cada 10 entrevistados querem dedicar o ano de 2019 para cuidar melhor das finanças. Entre eles, 45% disseram ter dificuldades no controle financeiro e 5% afirmaram que não adotam nenhum tipo de processo com essa finalidade.

Micro e pequenos empresários podem contratar o serviço pela internet, no site: www.serasaempreendedor.com.br, de forma avulsa ou assinatura mensal, a partir de R$ 16,90.