Serasa Experian

Atividade do comércio cresce 6,8% em 2018 e retoma nível pré-crise, revela Serasa Experian

Setores mais ligados ao crédito tiveram melhor desempenho no ano passado

São Paulo, 21 de janeiro de 2019 – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 6,8% no ano de 2018, superando a alta de 1,1% registrada no ano de 2017. Com este resultado, o movimento dos consumidores nas lojas praticamente retornou ao nível pré-crise (está apenas 0,5% abaixo do patamar de 2014).

Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda da inflação, a expansão moderada do crédito e uma melhora gradual do desemprego durante o segundo semestre, contribuíram positivamente para a atividade varejista em 2018. Vale notar que os segmentos mais ligados ao crédito exibiram melhores resultados em 2018 do que aqueles que estão mais diretamente ligados apenas à renda.

No acumulado do ano de 2018, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 10,3% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 7,8%. Todos os demais segmentos varejistas registraram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,5%); combustíveis e lubrificantes (-0,7%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,9%); material de construção (-4,1%).

A série histórica deste indicador está disponível em

https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.