O índice revelou que o setor de Serviços registrou 28 requisições.

O Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, apontou que em abril o Brasil registrou 65 pedidos de recuperação judicial. Um aumento de 4,8% em comparação com o mesmo mês de 2021, que obteve 62 solicitações. De acordo com o índice, o setor de Serviços impulsionou o número de pedidos, com 28 requisições ante as 38 feitas em abril do passado. Já no segmento da Indústria, o número de recuperação judicial aumentou de 7 para 15 pedidos. Veja abaixo os dados completos:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a crise econômica do país faz com que as empresas tenham dificuldades de se recuperarem, mesmo após a retomada dos negócios em decorrência da pandemia. “É complicado manter uma situação financeira estável tendo em vista que a alta inflação tem encarecido muito a vida dos brasileiros. Com isso, o fluxo de caixa das empresas continua sofrendo impactos negativos. Além disso, muitos negócios não conseguem sair do vermelho e a recuperação judicial acaba sendo a única alternativa. Com este cenário, diversas empresas devem seguir com esse desafio de não declararem falência”.

Com relação a análise por porte, as micro e pequenas empresas registraram 35 pedidos em abril, uma a menos que no mesmo mês do ano passado. Já as solicitações de recuperação judicial das médias e grandes empresas apontaram alta na comparação ano a ano. Os negócios de médio porte tiveram 19 pedidos, enquanto os grandes marcaram 11. 

Pedidos de falências mostram alta

 As solicitações de falência tiveram alta de 24,6% na relação entre abril de 2022 e o mesmo mês do ano anterior. As micro e pequenas empresas seguem liderando o número de pedidos, e houve um aumento no ano a ano, indo de 32 para 45. Em relação aos setores, o de Serviço teve mais pedidos, no entanto, apresentou queda em relação a 2021, passando de 42 para 39.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.