Indicadores

08 de jan. 2024

Consumidores inadimplentes sanaram 56,5% das dívidas negativadas em setembro em até 60 dias, revela Serasa Experian

  • Contas com valores de até R$ 500 foram as mais contempladas no período;
  • Consumidores do Rio Grande do Sul foram os que mais liquidaram as contas negativadas.
Segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em setembro, 56,5% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. Esse foi o menor percentual do ano até agora, e os números indicam, ainda, que as contas com valores de até R$ 500 foram as mais contempladas, com 60,9% de pagamentos. Veja no gráfico e na tabela a seguir os dados em detalhes:
Gráfico e tabela de recuperação de crédito dos consumidores 60 dias pós negativação
  “É importante notar que a última fase do programa Desenrola começou apenas em outubro, por isso que o indicador de setembro não reflete uma alta procura pela regularização dos débitos, sugerindo que os consumidores tenham optado por esperar. Quanto à recuperação de dívidas por faixa de valor, normalmente as dívidas de menor valor são mais facilmente pagas por serem acessíveis, e as mais caras vem em seguida, por geralmente envolverem a execução de bens, como carros e imóveis, o que incentiva a quitação. Para os próximos meses, a expectativa é uma melhora nesses números", analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. O especialista acrescenta, ainda, que há a expectativa de que a iniciativa do Governo Federal impulsione a estabilidade financeira nos meses seguintes. A visão por setores das dívidas sanadas revelou que “Utilities”, segmento que engloba contas básicas como gás, energia e água, foi o foco dos consumidores: do total de contas vencidas em setembro, 72,5% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência. O segmento que menos recebeu pagamentos foi o de “Telefonia” (10,4%). Veja no gráfico a seguir a visão completa com a comparação do mesmo mês em 2022:
Tabela com dados de recuperação de crédito dos consumidores por setor de dívida
  Consumidores do Rio Grande do Sul sanaram 68,1% das contas vencidas em setembro em até 60 dias da negativação Ainda segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, o ranking das regiões seguiu com a liderança da Sul, que sanou 61,9% das dívidasem até 60 dias da negativação ocorrida em setembro, seguida pela Sudeste (57,5%), Nordeste (57,0%), Centro-Oeste (51,8%) e Norte (46,7%). No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), foi o Rio Grande do Sul que se destacou com 68,1% das contas no vermelho regularizadas no período. Veja o levantamento completo no gráfico abaixo:
Gráfico com dados sobre a recuperação de crédito dos consumidores por UF
  Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Foco na educação financeira para manter o nome limpo O caminho para combater a evolução da inadimplência é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas. A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:
  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
  2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.
  3. Siga os passos de negociação.
  4. Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.
Metodologia O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato