Primeiro mês do ano registrou mais de 200 mil negócios criados no segmento, o maior número desde 2010

Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelaram que, em janeiro deste ano, o setor de Serviços alcançou um número recorde com 257.769 negócios criados. Essa é a maior quantidade desde 2010, início da série histórica do índice. Considerando todos os segmentos, no primeiro mês do ano foram abertos 355.788 empreendimentos e, os de Serviços, representaram 72,5% do total. Veja no gráfico a seguir os dados gerais e dos demais setores:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem fatores que podem explicar a popularidade que o setor de Serviços tem entre os empreendedores. “O segmento atrai mais os novos donos de negócios, pois em diversas áreas da prestação de serviços não é preciso ter um alto investimento inicial, contratar pessoas ou locar imóveis, por exemplo. Dessa forma, é possível progredir de maneira mais barata e facilitada”. Além disso, Rabi também pontua que, “o mês de janeiro tende a ser um período de início, em que as pessoas colocam os planos em prática para encarar o ano que vem pela frente".

De acordo com o índice, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a natureza jurídica que representou a maior parte das empresas abertas (81,7%). Em sequência estavam as Sociedades Limitadas, que significaram 15,3% dos novos negócios, seguidas pelas Empresas Individuais e “Demais”, ambas categorias marcaram 1,5%.

Região Sudeste concentra a maior parte das novas empresas

A análise regional revelou que, 50,6% das empresas criadas em janeiro de 2023 pertenciam à região Sudeste. 18,5% dos empreendimentos estavam localizados no Sul, 16,6% no Nordeste, 9,3% no Centro-Oeste e 4,9% no Norte. Confira no gráfico a seguir os números completos de cada Unidade Federativa:

Guia do Empreendedor Iniciante: Conteúdo da Serasa Experian para ajudar na saúde financeira dos negócios

Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia. Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais. Clique aqui e saiba mais!

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.