Com solução de inteligência artificial e analytics, fintech passa a entregar mais segurança e agilidade na concessão de crédito para agricultores de pequeno e médio portes.

A Agrolend, fintech que facilita o acesso ao mercado de crédito para pequenos e médios produtores rurais, firmou parceria com a Serasa Experian para ter acesso a sua expertise em análise de crédito e gestão de risco. A partir de agora, a Agrolend passa a contar com soluções de ponta da Serasa Experian para aprimorar a precificação do crédito oferecido aos clientes, além de mitigar riscos de concessão. O objetivo é transformar o processo de demanda e concessão do recurso financeiro em algo mais ágil, seguro e descomplicado.

No primeiro momento, foi feito um estudo que cruzou indicadores como a previsibilidade das safras e a balança comercial de commodities, revelando uma precificação adequada. Depois, a fintech passou a utilizar o Serasa Score Agro, que, desenvolvido para atender as peculiaridades do setor, oferece informações para a análise de crédito, permitindo decisões seguras por meio da definição de parâmetros que reduzem o risco de inadimplência.

Resultados

Como resultado, a empresa pôde rentabilizar melhor seu modelo de negócio por meio de uma plataforma digital que conecta distribuidoras de insumos e revende maquinários e serviços diversos, reforçando sua missão de desburocratizar o acesso ao crédito e promover impacto social por meio de apoio a ecossistemas menos privilegiados, longe de grandes capitais e com menos investimentos.

A Agrolend tem acesso ao produtor rural quando ele busca crédito junto a parceiros para planejar sua plantação. Dando continuidade a esse trabalho, a fintech, que já possui 350 clientes e R$ 50 milhões em carteira de crédito, tem o desejo de ampliar sua carteira para 500 milhões de reais até o final deste ano e fechar 2023 com R$ 1 bilhão, além de criar linhas de crédito especiais para agricultores que adotem práticas sustentáveis.

De acordo com André Glezer, CEO da Agrolend, alavancar a produtividade das safras, expandir as culturas e adotar novas tecnologias são sonhos difíceis para muitos agricultores, que precisavam lidar com a escassez de crédito do setor. “Em meio ao cenário, contar com a segurança e facilidade das soluções da Serasa Experian foi crucial para ganharmos tração e podermos atingir o público que buscávamos: bons produtores que, até então, tinham pouco acesso ao crédito. A parceria também nos ajudou a desenvolver uma plataforma simples e digital com dados de confiança que devem precificar taxas justas para quem busca crédito e rentáveis para quem o concede”.

Já para o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, a parceria com a Agrolend reforça o propósito da companhia de seguir cada vez mais próxima do mercado do agronegócio, ofertando de maneira inovadora soluções seguras para as concessões de crédito oferecidas por seus parceiros. “Para nós é muito importante essa união com fintechs que pensam no desenvolvimento dos pequenos e médios agricultores, incentivando o aumento da produtividade e rentabilidade de seus negócios de maneira sustentável”.

Como funciona a nova plataforma da Agrolend desenvolvida em parceria com a Serasa Experian?

Com um cadastro que é preenchido pelo produtor rural na plataforma da Agrolend, disponibilizada pela distribuidora ou revenda parceira, entram em ação as ferramentas para avaliação de risco de crédito e conformidade socioambiental desenvolvidas pela Serasa Experian especificamente para o agronegócio, como Serasa Score Agro.

A solução compila e analisa os dados cadastrais, demográficos e de comportamento financeiro do produtor no mercado agrícola para atribuir uma pontuação de 0 a 1.000 que identifica as chances de inadimplência daquele CPF ou CNPJ. Quanto maior a pontuação, menor o risco de oferecer crédito, vender a prazo ou negociar a venda de safras antecipadas. Ao final, é emitida junto à Agrolend uma Cédula de Produto Rural (CPR) Financeira pelo produtor, que pode utilizar o crédito concedido para adquirir os insumos ou serviços ofertados pelo parceiro comercial. Confira abaixo os diferenciais da plataforma para a tomada de crédito eficaz, segura e simplificada:

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Agrolend

A Agrolend é uma fintech que nasceu para revolucionar o mercado do agronegócio para pequenos e médios produtores rurais no Brasil, através da concessão de crédito rápido, fácil e sem burocracia. A Agrolend atua através de parcerias com indústrias e revendas de insumos, equipamentos e implementos agrícolas, além de atuar junto a ag techs no financiamento de tecnologia. Os produtores rurais têm acesso ao crédito através de uma plataforma eletrônica, e as operações são originadas e formalizadas em um ambiente totalmente digital, via celular. A Agrolend tem atuação em mais de 14 estados do Brasil e em diversos segmentos como soja, milho, café, cana, frutas, pecuária de corte e leite. A Agrolend SCD S.A. é uma Sociedade de Crédito Direto, autorizada pelo Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução BCB nº 4.656, de 26 de abril de 2018.