Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Soluções Antifraude Pix apoiam instituições financeiras no cumprimento da Resolução n° 501 do Banco Central

Descubra como as Soluções Antifraude Pix ajudam instituições financeiras a cumprir a Resolução n° 501 do Banco Central e a garantir transações seguras.

Soluções Antifraude Pix apoiam instituições financeiras no cumprimento da Resolução n° 501 do Banco Central

Publicada pelo Banco Central (BACEN) em setembro de 2025, a Resolução BCB n° 501 estabelece que as instituições financeiras devem rejeitar transações destinadas a contas com “fundada suspeita” de envolvimento em fraude.

Essa mudança amplia a responsabilidade das instituições sobre a qualidade de suas bases de clientes e a integridade das operações. No entanto, a norma não define objetivamente o que constitui essa suspeita — ela delega essa responsabilidade às próprias instituições, que devem criar seus critérios internos com base na gestão de riscos e em dados confiáveis.

O que é uma “fundada suspeita” de fraude?

Segundo o BACEN, a avaliação de fundada suspeita de envolvimento em fraude deve considerar fatores a critério de cada instituição, podendo inclusive utilizar informações constantes em sistemas eletrônicos e bases de dados de caráter público ou privado.

Ou seja, trata-se de uma suspeita qualificada, baseada em evidências concretas e verificáveis, e não apenas em intuição ou alertas genéricos.

Dados robustos que podem indicar fundada suspeita

Tipo de dado

Exemplos

Justificativa

Dados transacionais

Volume atípico de Pix, horários incomuns, múltiplos destinatários em sequência

Indicam comportamento automatizado ou fraudulento

Dados cadastrais

CPF/CNPJ com inconsistências, documentos falsos, múltiplas contas com o mesmo IP

Sinais de contas laranjas ou identidade falsa

Dados comportamentais

Mudança súbita de padrão de uso, login em múltiplos dispositivos

Pode indicar sequestro ou invasão de conta

Bases externas

Listas de contas suspeitas (ex.: registradas em fraudes anteriores), denúncias públicas

Fortalecem a análise com histórico de risco

Geolocalização e IP

Transações feitas de regiões de alto risco ou IPs mascarados (VPNs)

Indícios de ocultação de origem

Contrapartidas exigidas das instituições financeiras

Para garantir que o bloqueio de transações seja legítimo e proporcional, a instituição deve:

  1. Documentar os critérios utilizados para caracterizar a fundada suspeita.
  2. Registrar os dados e as evidências que embasaram a decisão.
  3. Notificar o titular da conta sobre a medida adotada e os motivos.
  4. Permitir contestação ou recurso por parte do cliente.
  5. Manter logs e trilhas de auditoria para fins regulatórios e jurídicos.
  6. Treinar equipes de compliance para aplicar os critérios de forma ética e padronizada.

Como a Serasa Experian ajuda a sua instituição?

A Serasa Experian oferece soluções que ajudam a proteger operações de pagamento, como Pix e boletos, com análise de risco em tempo real e bloqueio de transações suspeitas — tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as exigências do Banco Central.

“A Resolução n° 501 é mais uma das medidas do BACEN para cercar os fraudadores. Com o nosso Antifraude Pix, oferecemos uma base sólida para que as instituições definam seus critérios de ‘fundada suspeita’ de forma objetiva, protegendo os consumidores e o mercado de forma inteligente e eficiente”, afirma Nádia Mello, Product Manager responsável pelos produtos Antifraude Pix da Serasa Experian.

A solução Score da Transferência fornece uma pontuação de risco em tempo real, analisando comportamentos atípicos e diversas variáveis de risco, ajudando a sua instituição a tomar decisões rápidas, como o bloqueio da transação.

Já o Dossiê oferece um histórico detalhado da transação, incluindo pagador e recebedor, permitindo que a instituição tenha todas as informações necessárias para documentar os motivos da rejeição, tornando-se essencial para cumprir as exigências de auditoria e garantir a transparência do processo.

Mas não para por aí! Proteger a entrada e higienizar a base de correntistas torna-se uma ação estratégica — não apenas para atender às exigências regulatórias, mas também para reduzir fraudes, proteger a reputação e evitar penalidades.

Com as soluções de Score e Dados para Onboarding e de Alerta Perfil Laranja, da Serasa Experian, a sua empresa identifica CPFs com indícios de uso fraudulento e melhora a qualidade da base de clientes.

Nossas soluções são simples, seguras e baseadas em dados confiáveis da maior Datatech da América Latina. Por isso, se a sua empresa está buscando se adequar a essas exigências, fale com a Serasa Experian! Podemos ser parceiros nessa jornada.

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