Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

historia-de-sucesso

Serasa Experian ajuda Klabin a otimizar análises e ter resposta automática em 86% dos pedidos de crédito

Estudo mostra o cenário do crédito no Brasil em estado de atenção, com dicas para empresas se protegerem.

Serasa Experian ajuda Klabin a otimizar análises e ter resposta automática em 86% dos pedidos de crédito
Integração trouxe mais agilidade para equipes financeira e comercial, além de reduzir inadimplência
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin tinha um desafio para sua área de crédito: ganhar agilidade na análise e concessão com segurança, maior rentabilidade e escalabilidade, sem aumentar a sua equipe. Por meio de uma consultoria especializada e com a adoção de uma plataforma de decisão, a empresa reduziu seu tempo de análise de crédito, garantindo respostas automáticas para 86% dos pedidos de até R$ 1,25 milhão.A automatização de processos incluiu a integração da nossa plataforma de tomada de decisão de crédito, aos sistemas da empresa que integram toda a jornada de negócios. Com isso, as taxas de inadimplência tiveram uma redução de 55% em dois anos mantendo as aprovações nos patamares desejados pela Klabin. Agilidade na implantação Como automatizar com segurança o processo de concessão de crédito sem implicar em grandes custos de equipe e infraestrutura? Esse foi o ponto de partida para a gerente de Crédito, Cobrança e MIS da Klabin, Tania Boni Fartura:
Queríamos atingir novos públicos sem correr riscos e aumentando a performance dos analistas, que faziam as análises manualmente. Por isso, além do apoio consultivo e estratégico, optamos pela integração do motor de decisão de crédito com o sistema de gestão da empresa, que daria mais autonomia e mobilidade para diferentes públicos dentro da companhia
Tania Boni FarturaGerente de Crédito, Cobrança e MIS da Klabin
Para dar o pontapé inicial na parceria, por meio da consultoria, nossa equipe fez uma imersão completa nos processos da Klabin para entender o contexto e as dores do cliente, coletar e analisar dados para desenvolver as diretrizes para decisão de crédito que permitiriam atender públicos menores e pulverizar as vendas. A partir desse trabalho consultivo, foram planejadas a padronização e automação de processos e os ajustes na política de crédito.
Para um processo de concessão de crédito rápido e seguro, é importante que as empresas contem com uma plataforma de automatização que padroniza as análises de crédito para segurança e agilidade em todo o processo. A combinação da nossa consultoria estratégica com uma plataforma de decisão é uma forma efetiva de trazer resultados na operação da empresa, ao aliar inteligência de dados a um entendimento customizado da necessidade de cada cliente
Eduardo CastroDiretor de Soluções de Decision Analytics da Serasa Experian
Ganhos de perfomance
A adoção da plataforma de tomada de decisão de crédito auxiliou na transformação digital da empresa. O tempo de resposta para análise da concessão de crédito caiu de cinco dias úteis para apenas alguns segundos e as consultas podem ser feitas através de aplicativo para smartphones com a simples inserção do CNPJ do cliente em prospecção. Com processos mais ágeis e com redução de riscos, os vendedores da Klabin puderam dedicar mais tempo aos clientes com potencial de conversão, gerando aumento de performance.As inovações permitiram ainda que os clientes com contratos que mantinham o volume de crédito já aprovado pudessem renovar suas solicitações de forma rápida, sem comprometer prazos e limites. E quando o cliente deseja aumentar o valor contratado, basta fazer uma nova solicitação. Caso atenda aos critérios da política, ele tem a chance de ser aprovado automaticamente. Parceria de sucesso Com o nosso acompanhamento, a Klabin fez com que a automação e revisão de processos impactasse também na agilidade e sinergia entre as equipes de analistas comerciais e financeiros. Uma parceria de sucesso que permitiu que as equipes assumissem um papel mais estratégico, atendendo os públicos interno e externo com segurança e agilidade.

[acf_widgets id="5469617324" title="Cases - Falar com especialista - Powe..."]


[acf_widgets id="5469617326" title="Cases - Tags - Mueller"]

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail 16 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

16 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

Confira se 16 de agosto é feriado na sua cidade, entenda os impactos na rotina de trabalho e saiba seus direitos em caso de expediente.

Thubmnail Personal branding: o que é e qual o seu impacto na vida profissional

Personal branding: o que é e qual o seu impacto na vida profissional

Construa uma marca pessoal autêntica e conquiste espaço no mercado. Destaque-se com propósito, reputação e networking estratégico.

Thubmnail Inteligência emocional no trabalho: guia completo para o RH

Inteligência emocional no trabalho: guia completo para o RH

Saiba o que é inteligência emocional no trabalho, como ela afeta o RH e as lideranças, e descubra como desenvolvê-la nas equipes. Confira o conteúdo completo.

Thubmnail O que são "green bounds" Títulos Verdes e a sua importância para o agronegócio

O que são "green bounds" Títulos Verdes e a sua importância para o agronegócio

Títulos Verdes facilitam financiamento sustentável no agro, promovendo projetos ambientalmente responsáveis e atraindo investidores.

Thubmnail 15 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

15 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

15 de agosto não é feriado nacional, mas pode ser feriado estadual ou municipal. Veja onde há folga e entenda a diferença entre feriado e ponto facultativo.

Thubmnail Gestão de cobrança: o que é, importância e formas de fazer!

Gestão de cobrança: o que é, importância e formas de fazer!

Gestão de cobrança eficiente protege o fluxo de caixa, reduz inadimplência e fortalece o relacionamento com clientes de forma estratégica.