Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

RH

Exemplos de employer branding: 4 cases de sucesso

Descubra o que Google, Heineken, Netflix e Microsoft fizeram para se tornar exemplos de employer branding e referências entre marcas empregadoras!

Exemplos de employer branding: 4 cases de sucesso

Sabemos que a competição por talentos é acirrada no mercado de trabalho, mas as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de serem reconhecidas como 

exemplos de employer branding

 para se destacar nesse cenário. 

Ser uma marca empregadora é, hoje, uma das principais estratégias para atrair, reter e engajar os melhores talentos disponíveis no mercado. 

Aqui, você verá como algumas empresas estão implementando na prática as estratégias e se destacando na multidão. Vamos lá? 

O que é ser uma marca empregadora? 

Significa ser reconhecida como uma 

organização que valoriza seus colaboradores

, oferece um ambiente de trabalho positivo, oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, além de benefícios que promovam o bem-estar no trabalho

 e a satisfação 

dos funcionários. 

Assim, ser uma marca empregadora vai além de disponibilizar um local onde as pessoas trabalham. Afinal, para atrair talentos qualificados, aumentar a retenção de colaboradores e ter uma cultura organizacional positiva, é preciso fazer mais do que o básico.  

Investir em employer branding significa comunicar

a identidade, os valores e a missão

da instituição de forma consistente, tanto internamente, para seus colaboradores atuais, quanto externamente, para candidatos e outros stakeholders. 

Na prática, isso inclui o desenvolvimento de uma cultura organizacional forte, um bom posicionamento nas redes sociais e em eventos do setor, entre outros elementos que apresentaremos mais adiante. 

Saber como divulgar a marca empregadora é importante para atrair talentos e construir uma boa reputação no mercado de trabalho. Para ser um dos exemplos de employer branding, você precisará:

Manter uma presença online

Ter um site corporativo atualizado, com conteúdos sobre cultura organizacional, benefícios, oportunidades de carreira, além de uma presença ativa nas redes sociais.

Fazer campanhas de employer branding

Promover a marca empregadora, destacando seus valores, diferenciais e oportunidades dadas aos colaboradores, por meio de vídeos institucionais, depoimentos e participação em eventos da área. Essa promoção pode ser feita até mesmo durante a comemoração do aniversário da empresa.

Participar de eventos e feiras de emprego

Aumentar a visibilidade, interagir com candidatos, compartilhar informações sobre a cultura organizacional e iniciar relacionamentos com talentos.

Criar programas de indicação de funcionários

A indicação interna, além de ser uma fonte confiável de talentos mais alinhados à cultura, fortalece o senso de pertencimento e engajamento dos colaboradores.

Fazer parcerias com instituições de ensino

Participar de eventos acadêmicos, oferecer palestras, workshops e oportunidades de estágio.

Monitorar a reputação online

Responder aos feedbacks de funcionários em sites de avaliação de empregadores, como Glassdoor e Love Mondays, faz parte do gerenciamento.

Kits de boas-vindas

Entregar kits úteis e criativos, que reforcem o posicionamento da marca, durante o onboarding de novos colaboradores, é uma maneira de incentivar o engajamento e, consequentemente, o compartilhamento de experiências positivas com a empresa.

Benefícios corporativos

Oferecer benefícios relevantes também ajuda no alcance e na relevância da sua marca como empregadora, uma vez que confirma o compromisso da empresa com o bem-estar e a saúde financeira dos seus colaboradores.

Qual é a diferença entre employer branding e endomarketing?

employer branding trabalha a percepção sobre a organização dentro e fora dela. Já o endomarketing concentra-se na comunicação interna, buscando um ambiente de trabalho mais colaborativo, motivador e produtivo. Então, embora relacionados, já que visam fortalecer a relação entre a empresa e seus colaboradores, são conceitos distintos. Dessa forma, o employer branding envolve a criação de uma imagem positiva e atrativa da organização, que se posiciona como um ótimo lugar para trabalhar, destacando sua cultura, seus valores e as oportunidades oferecidas aos funcionários. Por outro lado, o endomarketing está atento ao engajamento dos colaboradores, com a função de promover a cultura organizacional, alinhar os funcionários com os objetivos e valores da companhia, além de motivá-los a contribuir para o sucesso do negócio.

Quais exemplos de employer branding na prática?

Vamos analisar quatro empresas que obtiveram sucesso como marcas empregadoras no mercado.

1. Google

O Google é uma referência em employer branding. Sua cultura inovadorabenefícios corporativos diferenciados e oportunidades de crescimento contínuo a tornam altamente atrativa para profissionais em todo o mundo. Para avaliar as pessoas no processo de recrutamento, conduz boas entrevistas comportamentais e uma abordagem mais consistente de avaliação. Ela afirma que prefere identificar candidatos que tenham um conjunto específico de capacidades e que sejam adequados para a companhia. Ainda como parte do processo, para que os candidatos vejam como é trabalhar no Google, eles podem conversar com os colaboradores da companhia. Isso ainda ajuda o recrutador a analisar como os candidatos podem colaborar e se integrar à organização. Além disso, seu ambiente de trabalho criativo e inclusivo promove a diversidade, o trabalho em equipe e a liberdade de pensamento, tornando-a uma das empresas mais desejadas para trabalhar. Por fim, ela utiliza o modelo 70/20/10, em que cada funcionário dedica 10% do seu tempo ao desenvolvimento profissional, 20% às próprias ideias e 70% às tarefas da empresa. Isso cria um senso de pertencimento entre os colaboradores.

2. Heineken

A Heineken é conhecida por sua cultura organizacional e por investir no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Como forma de fortalecer o employer branding, lançou a campanha Go Places em 2016, atualizando-a em 2019, para divulgar histórias de funcionários em diversos cargos, bem como entrevistas para candidatos apresentando a cultura institucional e convidando esse público a se candidatar no perfil do LinkedIn. Confira a campanha:

Com esse movimento, a Heineken obteve 56% mais inscrições em seus processos seletivos, pois promoveu o senso de comunidade e o orgulho dos funcionários e candidatos. Além disso, valoriza a criatividade, a diversidade e a inovação, criando um ambiente de trabalho inspirador. Seus programas de treinamento e desenvolvimento são reconhecidos por proporcionarem um grande crescimento para os funcionários.

3. Netflix

A Netflix revolucionou não apenas a forma como consumimos entretenimento, mas também o modo como enxergamos o employer branding. A organização é conhecida por sua cultura de liberdade e responsabilidade, centralizada nos colaboradores, que têm autonomia para tomar decisões e inovar internamente. Para além do escritório, a marca se posiciona nas redes sociais para estar mais próxima de seu público, com a campanha WeAreNetflix no X (antigo Twitter), Instagram e Facebook. Para isso, oferece benefícios como a licença parental estendida pelo tempo necessário durante o primeiro ano de vida da criança.

4. Microsoft

Fundada em 1975, a Microsoft é líder global de tecnologia e também um dos exemplos de employer branding, especialmente devido ao seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável. A empresa oferece programas de benefícios e incentivos, além de investir na capacitação de seus funcionários. Ela funciona, ainda, como uma oficina de ideias com o “Microsoft Garage”, que tem o objetivo de “encontrar a próxima coisa sem a qual você não pode viver”, incentivando a inovação, a colaboração, o engajamento e a capacidade de resolução de problemas. Além disso, sua cultura promove um ambiente estimulante, em que os colaboradores são incentivados a alcançar seu pleno potencial. Por meio desses exemplos de employer branding, percebemos como ele é essencial para atrair e reter talentos qualificados em uma organização e, finalmente, torná-la uma marca empregadora forte no mercado. Gostou do conteúdo? Agora, se você deseja conhecer as melhores estratégias para unir Employer branding + Cultura, baixe nosso e-book gratuito!

Perguntas frequentes

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre os exemplos de employer branding.

O que é employer branding? Dê exemplos.

Marcas empregadoras são empresas que implementam, com sucesso, estratégias para promover sua imagem como empregadoras. Alguns exemplos são Google, Heineken, Netflix e Microsoft.

Como fazer employer branding?

É necessário entender a cultura organizacional da instituição, identificar seus diferenciais como empregadora e comunicar esses aspectos de forma clara e atrativa para o público-alvo.

O que é ser uma marca empregadora?

Significa ser reconhecida como um local de trabalho desejável, onde os colaboradores se sintam valorizados, engajados e motivados a contribuir para o sucesso da empresa.

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