Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Cobrança

Quando fazer a cobrança de um cliente que está inadimplente

O que é um cliente inadimplente? Um cliente inadimplente é um consumidor que não cumpriu com a parte financeira da transação. Saiba mais:

Quando fazer a cobrança de um cliente que está inadimplente

Os clientes inadimplentes podem estar presentes em todas as empresas, independentemente se o negócio for de pequeno, médio ou grande porte. Essa situação é muito mais comum do que se imagina e é cada vez mais frequente, especialmente em momento de crise financeira como o que estamos vivendo. Sendo assim, as cobranças por valores em atraso acabam fazendo parte da rotina financeira. No entanto, mais comum que a existência de devedores são as dúvidas em relação à cobrança, como o momento ideal e como fazer essa função. Por conta disso, preparamos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e auxiliar quem está passando por problemas de cobrança de clientes inadimplentes. Confira!

O que é um cliente inadimplente?

Um cliente inadimplente é um consumidor que não cumpriu com a parte financeira da transação realizada. Em outras palavras, é aquela pessoa que fez uma compra, ou fez uso de um serviço, e por algum motivo não efetuou o pagamento. Existem diversos tipos de clientes devedores. Abaixo, mencionamos os principais:

  • desorganizado: esse tipo de devedor é aquele que conhece as suas dívidas, mas por ser desorganizado esquece ou paga atrasado. Ele geralmente acaba acertando o valor, mas raramente em dia;
  • ocasional: é o tipo de inadimplente que, por algum problema financeiro ou pessoal, acaba contraindo uma dívida. Nesse caso, a inadimplência raramente acontece e quase nunca é proposital;
  • negligente: neste caso, o consumidor não liga se a dívida fica em aberto, pois geralmente não tem uma vida financeira organizada e gasta mais do que ganha com frequência;
  • mau pagador: esse tipo de cliente já é um mau pagador de carteirinha e faz a dívida de caso pensado, sem ter planos de pagar.

Como deu para perceber, o cliente inadimplente nem sempre faz de propósito ou para se beneficiar. Muitas vezes, a dívida pode acontecer sem ele nem ter consciência. Por isso, a análise do perfil do consumidor é essencial antes de começar a cobrança.

Por que é importante cuidar de clientes inadimplentes?

Já pensou se, ao invés de ter um cliente inadimplente, você tivesse vários? A falta desses valores teria um impacto grande em seu caixa ao final de cada mês, não é mesmo? Esse é o principal motivo pelo qual é importante estar de olho nesse tipo de consumidor, bem como para evitar vender novamente para uma pessoa que não paga. Acompanhar os devedores também pode ajudar você a receber o valor que está em falta. Na maioria das vezes, quanto mais demorada for a cobrança, menores serão as chances de pagamento. A pessoa pode acabar se esquecendo da dívida ou se sentir acomodada e, simplesmente, fingir que ela não existe. A prevenção de inadimplentes também faz parte desse cuidado. Quando se tem um banco de dados com o cadastro completo dos consumidores, é possível avaliar e analisar o perfil do comprador, de modo a evitar fraudes, golpes e dívidas.

Quando cobrar um cliente que está inadimplente?

O primeiro aspecto que deve ser analisado antes de fazer a cobrança de clientes inadimplentes é avaliar se essa prática realmente vale a pena. Apesar de o principal objetivo ser receber o valor para fechar o controle mensal, muitas vezes o desgaste com o consumidor não compensa. Antes de fazer esse processo, existem alguns pontos a serem analisados. Conheça:

  • observar se o atraso é de apenas alguns dias;
  • avaliar se o cliente é mau pagador;
  • verificar se ele é frequente e fidelizado;
  • ver se a pessoa não pagou e continuou usando o serviço ofertado.

Outro ponto é estar atento se aquele cliente não paga nenhuma compra nunca ou se é um consumidor desorganizado que atrasa, mas paga em algum momento. Para o primeiro tipo, o ideal é não fazer mais negócios com ele e simplesmente cortá-lo como freguês. No caso do segundo cliente, uma opção é conversar e somente vender a vista, evitando assim atrasos e prevenindo problemas futuros.

Como fazer a cobrança de clientes inadimplentes?

Identificou clientes inadimplentes na sua empresa e ficou com dúvidas de como cobrá-los? Saiba que o processo de cobrança deve ser realizado de maneira cordial e por meio de uma negociação educada e respeitosa com o consumidor. Abaixo, confira algumas dicas de como fazê-lo.

Desenvolva a inteligência emocional

Mesmo que o cliente inadimplente esteja errado, é muito comum que esses consumidores fiquem bravos ou irritados ao receberem cobranças. Por isso, é muito importante que, antes de entrar em contato e realizar a cobrança, o profissional desenvolva inteligência emocional, de modo a evitar levar as palavras e ofensas para o lado pessoal.

Seja empático

A empatia é essencial na hora de realizar a cobrança de clientes inadimplentes. Até porque, nem sempre o consumidor está devendo por mau-caratismo, pois pode estar passando por uma situação difícil e não ter como arcar com aquele valor no momento. Esse tipo de devedor geralmente está envergonhado de ter a dívida e a cobrança, geralmente, faz com que ele se sinta pior. Por isso, tenha empatia ao conversar e negociar.

Seja educado

Ser educado é o básico ao cobrar um cliente inadimplente. Muitas vezes, tratar bem o devedor já aumenta as chances de ter a dívida paga. Além disso, ao tratar um consumidor com grosseria e falta de educação, constrangendo-o e usando palavras ofensivas, o cobrador corre o risco de receber um processo.

Tenha argumentos sólidos

Cobrar uma dívida de um cliente que esta inadimplente é uma forma de negociação. Para isso, é essencial ter argumentos sólidos. De nada adianta somente afirmar que está precisando do valor. É importante mostrar ao devedor, de maneira educada, as consequências que podem surgir caso ele não pague, como ter o nome negativado, não poder mais comprar na empresa, entre outros.

Saiba como iniciar a conversa

Pode parecer bobeira, mas deixar as frases iniciais prontas pode facilitar muito o processo de cobrança. Dessa maneira, o contato inicial com o cliente vai acontecer de forma cordial e educada, resultando em uma solução para o problema que atenda às duas partes de maneira justa. Como deu para perceber, ter clientes inadimplentes é muito comum na grande maioria das empresas, especialmente em épocas de crise financeira. Por isso, é importante estar atento a este tipo de consumidor e entender se e quando é o melhor momento para realizar a cobrança. Agora que já sabe quando fazer a cobrança de clientes inadimplentes, que tal continuar aprendendo com a gente? Então, assine a nossa newsletter para receber mais artigos como este por e-mail!  

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