Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

Por que o Promotor de Vendas é uma peça-chave para as indústrias?

Um Promotor de Vendas é responsável por promover e impulsionar as vendas de produtos ou marca. Saiba mais sobre o assunto!

Por que o Promotor de Vendas é uma peça-chave para as indústrias?

Nós que somos da indústria, sabemos a grande quantidade de preocupações que enfrentamos diariamente, né? É fornecedor/distribuidor que não cumpre com o combinado, clientes que chegam com pedidos de última hora, concorrentes que parecem sempre estar à frente da gente e sem falar na dificuldade que é saber o que o cliente final achou do produto. Infelizmente, ainda não sabemos a resposta para todos esses problemas, mas, e se eu te contar que tem uma profissão chamada Promotor de Vendas que, se bem executada, pode te livrar de vários perrengues? Parece mágica, mas é uma profissão que vem se tornando cada vez mais vital para as indústrias. Ele desempenha uma figura fundamental que possibilita a ligação entre a indústria e os consumidores finais. Longe de ser apenas um representante de vendas, ele é um elemento para impulsionar as vendas, fortalecer a presença da marca nos pontos de venda (PDVs) e representar a marca com as empresas que compram de você. Mas aí você me pergunta: “Nossa, mas o que o Promotor de Vendas precisa fazer para dar tanto resultado assim?” Não é tão complexo, mas vem com a gente explorar mais profundamente a importância e as funções de um Promotor de Vendas.

O que é um Promotor de Vendas?

Um Promotor de Vendas é responsável por promover e impulsionar as vendas de produtos específicos ou de uma marca em pontos de venda físicos ou online. Ele atua como um representante direto da empresa, garantindo que os produtos estejam adequadamente exibidos, disponíveis e atraentes para os clientes finais. Exemplo: se uma loja compra com você um volume importante para o seu fluxo de caixa, você quer que os produtos em questão estejam devidamente expostos e alinhados com suas estratégias de vendas/marketing, certo? Essa é uma das funções mais importantes do Promotor de Vendas: garantir a melhor exposição possível do produto dentro da loja! Além disso, os promotores desempenham um papel vital na coleta de feedback dos clientes e na colaboração com distribuidores para garantir uma entrega eficiente dos produtos. Eles fazem a ponte entre o seu planejamento e os dados de desempenho, favorecendo não só a equipe de vendas, mas também beneficiando muito o seu planejamento de marketing!

5 habilidades essenciais do Promotor de Vendas

Assim como qualquer outro profissional, o Promotor de Vendas precisa ter alguns conhecimentos específicos aprofundados para se exercer sua função. Podemos dizer que existem 5 habilidades essenciais de um Promotor de Vendas:

Boa comunicação

O promotor de vendas precisa conseguir se comunicar de maneira clara e objetiva, já que estará, o tempo todo, nos pontos de vendas e interagindo com funcionários e clientes. Ele representará a sua indústria e a sua marca, logo, precisa não apenas saber se comunicar como também cativar quem interage com ele.

Conhecer o produto e seu mercado

Pode-se dizer que o Promotor de Vendas precisará saber todos os detalhes do produtos que representa, desde as utilidades para o cliente final até os detalhes técnicos dos produtos e principalmente as diferenças entre os produtos concorrentes. Ou seja, além de conhecer bem o produto que ele representa, o Promotor de Vendas deve entender a dinâmica do cenário competitivo em que está inserido.

Interpretar os dados corretamente

Para conseguir exercer sua função, um Promotor de Vendas precisa saber analisar as situações e, sem perder muito tempo, identificar e relatar para a indústria os desafios e oportunidades encontrados. Em outras palavras, ele precisa saber se o PDV está desarrumado e porque não está certo, deve saber olhar para os feedbacks dos clientes e identificar os pontos de melhorias e fornecer insights acionáveis. Esses insights são justamente o motivo principal dessa profissão!

Capacidade de resolução de problemas

Essa habilidade depende diretamente das outras que citamos acima, pois sabemos que “quem está na linha de frente, precisa agir primeiro”. Muitas vezes, o Promotor de Vendas terá que ser o primeiro a tomar uma atitude relacionada à disposição dos produtos nas gôndolas ou até conseguir ajustar o fluxo de coleta e análise dos dados. Além disso, um bom Promotor de Vendas precisa saber identificar os problemas e, rapidamente, oferecer uma resolução prática e eficaz. Isso nos leva à última – e muito importante – habilidades do Promotor de Vendas: a proatividade!

Proatividade

De nada adianta saber se comunicar, resolver problemas, conhecer bem o produto e o mercado, analisar e interpretar os dados... se, no final das contas, o Promotor de Vendas não tiver a proatividade necessária para trabalhar, lançando mão dessas habilidades, fazer acontecer! Esse profissional fica no ponto de vendas, longe dos olhos da indústria, então, para gerar resultados positivos e valer o investimento, ele precisa estar sempre pronto para partir para a ação.

Como a Serasa Experian pode ajudar sua indústria a ter os melhores Promotores de Vendas?

Vimos que o Promotor de Venda desempenha um papel vital na indústria, superando desafios, impulsionando as vendas e, principalmente, gerando insights com as análises de dados. Porém, quando falamos de algo tão importante, que gera tanto resultado, como  o processo de coleta e análise de dados, não podemos apenas contar com pessoas: precisamos do auxílio de tecnologias especializadas! A Serasa Experian oferece uma ampla variedade de serviços de análise de dados que ajudam desde o começo do processo de distribuição e vendas até o pós-vendas. Com nossas ferramentas de dados, você consegue não só transformá-los em insights acionáveis e descobrir pontos cruciais da estratégia dos concorrentes, como também, evitar a inadimplência ou recuperar devedores com nossa cobrança! A Serasa Experian não vai representar a sua marca ou fiscalizar a exposição dos seus produtos nos pontos de venda, mas pode ser um aliado tão importante quanto será o próprio Promotor de Vendas! E aí? Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar com seus contatos e vamos, todos juntos, aumentar o faturamento! Fique de olho nas próximas postagens para não perder nenhuma dica valiosa para a sua indústria. Boas vendas e até a próxima!

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