Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Congresso de Prevenção a Fraudes da Febraban: destaques do evento que teve patrocínio da Serasa Experian

Evento reuniu líderes do setor e debateu inovações tecnológicas contra fraudes, com participação e patrocínio da Serasa Experian.

Congresso de Prevenção a Fraudes da Febraban: destaques do evento que teve patrocínio da Serasa Experian

Discussões sobre estratégias e boas práticas para mitigação a golpes digitais e ao cibercrime marcaram o 1º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária, que aconteceu nos últimos dias 7 e 8 de maio em São Paulo. A Serasa Experian esteve presente como patrocinadora e expositora. Assuntos como o panorama das fraudes eletrônicas no Brasil e no continente americano, o enfrentamento das ameaças internas nas instituições e as cooperações com órgãos reguladores e policiais foram abordados no evento que contou com cerca de 1700 participantes, de maneira presencial ou online (via plataforma Febraban).

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Painel sobre soluções

Um dos destaques da agenda do congresso foi o painel “Soluções para prevenção a fraudes bancárias eletrônicas”, que teve a participação do Diretor de Soluções de Device para ID&F da Serasa Experian, Gustavo Monteiro, além de Marcio Avila (BTG Pactual), Cristiano Moura (Santander Brasil), Marcelo Riauba (IBM) e Thiago Chinellato (Polícia Civil de São Paulo). O uso cada vez mais frequente de inteligência artificial generativa pelos fraudadores – e aplicada nos mais diversos golpes - foi um dos principais pontos abordados pelos especialistas, que enfatizaram a importância de as empresas e soluções de prevenção também se apropriarem destas ferramentas para estarem à frente dos criminosos. Gustavo Monteiro, aliás, salientou que:

Ter o máximo de dados e informações sobre comportamentos e ações dos fraudadores é fundamental para as empresas anteciparem suas estratégias e investirem tempo e recursos em técnicas e camadas de proteção de forma mais assertiva 

Gustavo Monteiro Diretor de Soluções de Device da Serasa Experian

Lançamento do Device Fraud Scan 2024!

Diante desta declaração, não havia oportunidade melhor que o Congresso de Prevenção a Fraudes da Febraban para lançarmos o Device Fraud Scan 2024. Trata-se justamente de um relatório completo sobre como atuam os fraudadores digitais e que foi produzido a partir de uma amostra de dados de mais de 195 milhões de transações analisadas via tecnologias de inteligência de dispositivos da Serasa Experian em 2023. O material traz informações e dados relevantes para o mercado, como a prevalência das fraudes nos aplicativos mobile (superando web pela primeira vez) e os comportamentos mais detectados em tentativas de fraude por etapa da jornada do usuário. Além do lançamento da terceira edição do Device Fraud Scan, o estande da Serasa Experian no congresso também foi palco para muito networking e conexões, com o nosso time tirando dúvidas e apresentando demonstrações das soluções que fazem do nosso portfólio o mais completo do mercado. “Participar de um evento como o 1º Congresso de Prevenção a Fraudes da Febraban e do painel sobre soluções foi importante para reforçar como as tecnologias de prevenção à fraude são aliadas das empresas e dos usuários, além de ajudarem a viabilizar negócios”, concluiu Gustavo Monteiro.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Black November: como contribuir para a educação financeira dos colaboradores

Black November: como contribuir para a educação financeira dos colaboradores

Black November nas empresas é o momento ideal para promover a educação financeira dos colaboradores com ações práticas e benefícios relevantes.

Linguagem não verbal: 5 dicas para usar em entrevistas

Linguagem não verbal: 5 dicas para usar em entrevistas

Descubra como a comunicação não verbal influencia entrevistas de emprego e aprenda dicas práticas para transmitir confiança e profissionalismo.

Leis trabalhistas: 8 normas que todo RH deve saber

Leis trabalhistas: 8 normas que todo RH deve saber

Profissional de RH, você conhece as leis trabalhistas do setor e sabe como segui-las? Confira aqui as principais normas!

Indicadores de saúde mental no trabalho: quais são e como acompanhar?

Indicadores de saúde mental no trabalho: quais são e como acompanhar?

Adquira a cultura e as ferramentas para promover o bem-estar na sua empresa por meio dos indicadores de saúde mental no trabalho!

Prepare-se para o futuro com os insights do Life Trends 2025!

Prepare-se para o futuro com os insights do Life Trends 2025!

Não perca o Meetup Life Trends 2025! Assista ao evento ao vivo e conheça as cinco tendências que transformam a relação entre marcas e consumidores.