O departamento de cobranças é muito importante para um negócio, principalmente por garantir o controle dos pagamentos dos clientes e o fluxo de caixa do negócio. Além de ser uma tarefa que demanda muito tempo e esforço para que não ocorram erros, o uso de técnica e paciência é fundamental para que a cobrança tenha sucesso.

As cobranças devem ser feitas de forma precisa e criteriosa para evitar erros no dia a dia, já que existem formas de lidar melhor com cada tipo de devedor. Tendo isso em mente, neste artigo vamos falar sobre os diferentes tipos de devedores e qual a melhor maneira de cobrá-los. Acompanhe!

Qual é a importância de conhecer os tipos de devedores?

Lidar com a vastidão de clientes que você encontra em seu banco de dados não é tarefa fácil. Investigar e separá-los por meio de perfis oferece mais controle e torna as cobranças mais assertivas. Além disso, facilita o controle dos pagamentos de cada cliente.

Essa separação deve ser baseada em dados específicos do cliente, como histórico de pagamentos anteriores ou mesmo informações internas. Fazer uma boa cobrança é a chave para que seus clientes não se esqueçam das suas responsabilidades com a sua empresa.

Quais são os tipos de devedores?

As características dos inadimplentes podem variar de acordo com o tipo de negócio ou situações pessoais. Apesar de ser possível encontrar diversos tipos de devedores, no geral, eles podem ser divididos em quatro grupos principais: devedor negligente, devedor crônico, devedor ocasional e mau pagador. Saiba quais são eles a seguir.

Devedor negligente 

Esse devedor caracteriza-se pela falta de controle sobre suas finanças, pois adquiriu dívidas além de suas posses. Normalmente, não tem as condições de reembolso imediato da dívida. Este é um perfil de alto risco, que sustenta a inadimplência por muito tempo ou até mesmo traz perdas irreversíveis.

Quais ações tomar na cobrança do devedor negligente?

Para esse tipo de devedor, é importante acompanhar as oportunidades de pagamento por meio de modelos como pontuação de cobrança. As regras de cobrança para esse perfil devem prever a ação antes mesmo do vencimento e exigir uma abordagem mais aprofundada, levando em consideração a negativação (colocação da dívida na lista de inadimplentes).

Devedor crônico

Este é um dos perfis mais frequentes enfrentados pelos profissionais de cobrança, e muitas vezes é tratado de forma errada. Ele se caracterizava por uma má gestão financeira e pelo não cumprimento de prazos. Sua principal característica é estar sempre atrasado e, normalmente, os pagamentos são feitos somente após uma ação de cobrança efetiva.

Um detalhe importante é que, mais cedo ou mais tarde, esse cliente sempre terá que pagar (com multa e juros, se necessário). Portanto, não deve ser considerado um mau pagador.

Quais ações tomar na cobrança do devedor crônico?

Necessita de operações de cobrança frequentes de maneira direta, mas não excessivamente invasiva. Vale a pena considerar e-mails ou mensagens de texto amigáveis ​​que lembram os devedores de pagar o quanto antes, evitar juros ou até mesmo oferecer descontos especiais ou prazos de parcelamento. Essa relação deve ser preservada, pois, apesar do atraso, ainda pode trazer retorno financeiro ao negócio.

Mau pagador

Este grupo inclui pessoas menos afetadas pelas ações de cobrança, o que torna a cobrança de dívidas um grande desafio. Para eles, deixar de pagar a dívida não parece grande coisa. Como resultado, é mais difícil estabelecer contatos e diálogos para negociação.

Quais ações tomar na cobrança do devedor mau pagador?

Nas ações de cobrança, é necessário esclarecer os riscos jurídicos dos débitos em aberto. Aqui, embora seja conveniente manter um tom cordial, é melhor começar com uma negativa. Do lado negativo, ele vê sua capacidade limitada de obter crédito, o que o fará procurar sua empresa para negociar.

Devedor ocasional

Devedores ocasionais são aqueles que não costumam deixar de pagar. Seus atrasos geralmente estão relacionados a problemas inesperados ou simplesmente esquecem da dívida.

É importante lembrar que devedores ocasionais também podem passar por problemas financeiros e ter capacidade limitada de pagamento. Por isso, é importante conhecer sua probabilidade de pagamento.

Quais ações tomar na cobrança do devedor ocasional? 

Para esse tipo de cliente, as ações de cobrança podem ser mais direcionadas e inteligentes, pois se trata de uma dívida relativamente fácil de cobrar. Quando cobrados, tendem a pagar o mais rápido possível, por isso é mais sensato fazer cobranças preditivas como "sua fatura vence amanhã". Esse é um perfil de cliente que deve ser mantido sempre, e uma abordagem no tom errado pode deixá-lo muito insatisfeito.

Como pudemos perceber, identificar os tipos de devedores é importante para conhecer o comportamento de cada perfil e adotar ações para tratar das cobranças. É necessário ressaltar que a estratégia de cobranças deve estar sempre voltada para evitar atrasos dos clientes. Portanto, devem ser consideradas medidas de estímulo que ajudem e motivem os devedores a pagar suas dívidas. Como resultado, a chance de inadimplência é reduzida.

Agora que você já conhece os principais tipos de devedores e as melhores estratégias de cobrança para cada um, que tal conhecer uma empresa para ajudar no gerenciamento e análise dos seus consumidores? Conheça as soluções que a Serasa Experian tem a oferecer!