Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Por que a inovação é a chave para o sucesso no Atacado?

Atacadistas enfrentam desafios cada vez mais intensos, como a variação da demanda, as mudanças rápidas nas exigências dos clientes, a crescente necessidade de reduzir custos e gerar receita, e muitos outros. Neste artigo, você descobre que a estratégia de inovação pode ser a chave para todos esses desafios!

Por que a inovação é a chave para o sucesso no Atacado?

No ramo atacadista, não basta apenas fazer bem-feito – é preciso fazer cada vez melhor. Assumindo uma mentalidade de inovação, sua empresa se aprimora constantemente, e cria condições para enfrentar os desafios cada vez mais duros de competitividade, fluxo de caixa e fidelização de clientes. E é claro também que não é só “inovar por inovar”. A inovação no atacado precisa obedecer a uma estratégia fortemente alinhada aos objetivos de negócio e aos reais desafios e potenciais da empresa. Hoje vamos mostrar algumas dessas estratégias, discutir como implementá-las, dar exemplos práticos e apontar alguns dos benefícios de criar uma cultura de inovação e aprimoramento constante. Vem com a gente!

Benefícios da inovação para o atacado?

A inovação no atacado é um fator fundamental para garantir a relevância e a competitividade, e pode ser implementada de várias formas, desde novos modelos de negócios até a integração de tecnologias avançadas para otimizar operações. Vamos citar brevemente abaixo alguns dos benefícios mais significativos da implantação de uma estratégia de inovação para empresas do atacado:

  • Diferenciação:

A inovação permite que sua empresa se destaque da concorrência e ofereça algo único aos clientes, criando uma vantagem competitiva clara e marcante.

  • Sustentabilidade e responsabilidade social:

Incorporar práticas inovadoras ajuda a atender às expectativas de um mercado cada vez mais consciente de responsabilidade socioambiental. Isso privilegia a percepção do público sobre a confiabilidade da sua marca, o que é um balizador importante nas interações comerciais.

  • Segurança e transparência:

Tecnologias como blockchain e IA aumentam a segurança e a transparência das operações, promovendo a confiança dos públicos.

  • Aumento da eficiência operacional:

A inovação pode levar a uma operação mais eficiente e ágil, resultando em economias de custo e uma gestão mais eficaz dos recursos.

  • Foco dos colaboradores na estratégia:

A implementação de tecnologia inovadora automatiza funções manuais repetitivas, permitindo que o seu time mantenha o foco em atividades mais estratégicas. Nesse ponto, a inovação ajuda o atacado a aproveitar melhor sua mão de obra especializada.

Estratégias de inovação para atacadistas: como implementar as mudanças? 

Aqui estão algumas estratégias que podem impulsionar a inovação no atacado e levar sua empresa a um novo nível de eficiência e competitividade:

  • Investir em tecnologia de ponta:

A adoção de tecnologias avançadas acelera, aperfeiçoa e reduz margens de erro em todos os processos.

  • Colaborar com parceiros estratégicos:

Estabelecer parcerias com outras empresas e fornecedores do ecossistema do atacado abre novas oportunidades para inovação, fornecendo acesso a novas tecnologias, processos e ideias.

  • Adotar novos modelos de negócio:

Novos modelos de negócios, como o "just-in-time" e o "dropshipping", podem ajudar a atender melhor às necessidades do mercado.

  • Monitorar tendências de mercado:

Manter-se em dia com as tendências e inovações do atacado é crucial, porque permite que você antecipe mudanças no mercado e adapte suas estratégias.

  • Adotar práticas sustentáveis:

Conforme comentamos antes, inovar em práticas sustentáveis não apenas reduz o impacto ambiental, mas também atende à crescente demanda dos consumidores por produtos e operações mais sustentáveis. Isso inclui desde a escolha de embalagens recicláveis até a otimização dos processos para reduzir o desperdício, a poluição e o descarte de dejetos.

  • Prever tendências e comportamentos com Inteligência Artificial (IA):

A IA pode analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e prever o que os consumidores desejarão no futuro. Isso ajuda na adaptação mais ágil às mudanças de mercado e na criação de ofertas mais relevantes e personalizadas.

  • Incentivar a Inovação Interna:

Promova um ambiente onde os funcionários se sintam motivados – e livres – para dar novas ideias e soluções criativas, estabelecendo programas internos de sugestões, com recompensas e premiações das melhores ideias, para estimular sua equipe a pensar de forma inovadora e propor novas soluções. Esses programas podem desbloquear inovações inesperadas que impulsionam o negócio.

  • Explorar soluções avançadas de e-commerce B2B:

O comércio eletrônico B2B está evoluindo rapidamente, e investir em plataformas avançadas pode transformar a maneira como você se conecta com seus clientes e fornecedores. Ferramentas de e-commerce mais sofisticadas oferecem uma melhor integração, suporte a transações mais complexas e uma experiência mais eficiente e personalizada para os usuários.

Como a Serasa Experian pode ajudar você a inovar no atacado?

No dinâmico mundo do atacado, investir em inovação é a chave para desbloquear novos horizontes e oportunidades. Para garantir um crescimento robusto e sustentável, os atacadistas precisam se adaptar rapidamente às mudanças e adotar soluções tecnológicas de ponta. Só que a verdadeira inovação vai além da mera implementação de novas ferramentas; ela envolve a transformação profunda dos processos de negócios, orientada pela compreensão ampla das necessidades e oportunidades emergentes do mercado. É aqui que podemos ajudar muito sua empresa a se manter na vanguarda da inovação; como a primeira e maior Datatech do Brasil, a Serasa Experian fornece inteligência de análise de dados de diversas fontes confiáveis para apoiar sua tomada de decisão. O ambiente de negócios é cada vez mais digital e, nessa arena, a conquista da eficiência e competitividade está diretamente relacionada com a forma como você capta e usa os dados de negócios. E a Serasa Experian é a melhor escolha quando o assunto é o uso estratégico de dados. Gostou das dicas? Então não perca tempo e explore mais artigos no nosso blog! Aqui você vai encontrar uma variedade de artigos cheios de dicas e tendências que vão ajudar a sua empresa a ir mais longe.

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