Historicamente, o 13º salário é uma das formas mais utilizadas para regularizar dívidas e garantir as compras de fim de ano. Isso é ainda mais importante no atual cenário, no qual temos um recorde de inadimplência, com 64 milhões de brasileiros com pendências em aberto.

Em 2022, esse benefício completa 60 anos, com uma estimativa de injetar, em média, R$ 249,8 bilhões na economia. Para quem está sofrendo com a inadimplência, esse é o momento mais interessante para reaver os valores de débitos em aberto. Para isso, é importante ter uma estratégia eficiente de cobrança para ajudar na recuperação de dívidas.

Se esse é o seu "calcanhar de Aquiles", vamos trazer as principais dicas de como minimizar a inadimplência neste final de ano com o auxílio do 13º salário. Confira a seguir!

Tenha uma boa gestão de cobrança

O primeiro ponto é manter o controle adequado das dívidas que os clientes tenham em relação à sua empresa. Para isso, uma boa gestão de cobranças é fundamental, pois vai ajudar a identificar algumas questões importantes para nortear suas ações, como:

  • datas mais prováveis de pagamento;
  • se o consumidor prefere pagar suas dívidas à vista ou de forma parcelada;
  • há quanto tempo a dívida está acontecendo.

Para ter uma boa gestão de cobrança, é fundamental personalizar as formas de fazer essa cobrança. Isso porque, cada cliente possui um perfil diferente ao lidar com as finanças. Saber como tratar esse aspecto ajuda a ter maior sucesso nas suas ações de recuperação de dívidas.

Com isso, as chances de que a pessoa realize o pagamento sem a necessidade de utilizar a negativação é maior. Isso é importante, principalmente, porque este é um recurso que prejudica a empresa.

É claro que, quando preciso, ele é um instrumento importante para sinalizar outros parceiros de que a pessoa está inadimplente. Essa também é uma forma de conseguir maiores chances de que o cliente realize o pagamento para evitar punições (como perder oportunidades de linhas de crédito e financiamentos).

Promova campanhas de negociação de dívidas

O final do ano é uma ótima oportunidade para promover campanhas de negociação de dívidas para clientes que estejam inadimplentes. Essa ação pode ser publicizada para atrair a atenção dos clientes, pois eles vão se sentir mais à vontade e motivados para arcar com as dívidas.

Com isso, você consegue ter um maior volume de entradas de finanças no final do ano, o que pode ser interessante para ter verba para inovações e investimentos para o próximo ano, por exemplo.

Com o crescimento no volume de entradas, você também pode oferecer mais descontos e aumentar as chances de que o público resolva sua inadimplência. Veja algumas dicas:

  • promova ações de negociação coletiva;
  • envie comunicações diretas para abrir diálogos para negociar a dívida e lembrar da possibilidade de resolver a questão (como via SMS, e-mail, WhatsApp, telefone, entre outros);
  • promova descontos para quem decidir arcar com os valores até determinada data.

Antecipe a negativação do cliente

A negativação do cliente é um instrumento importante utilizado para proporcionar maiores chances de que ele arque com a dívida com o seu negócio. Isso porque, a negativação proporciona muitos prejuízos para a vida pessoal do consumidor. Essa tática pode contribuir, por exemplo, para:

  • dificultar a contratação de crédito;
  • reduzir o score de crédito, o que afeta questões importantes, como a liberação de limite, juros maiores em empréstimos e financiamentos, entre outros;
  • dificultar a obtenção de financiamentos para imóveis (em alguns casos, é até mesmo um limitante).

Invista em tecnologia

O suporte de tecnologia permite que você tenha uma melhor gestão de dívidas e utilize diferentes meios de comunicação para aumentar as chances de evitar a negativação do cliente.

As soluções permitem gerenciar todo o fluxo, desde o início da inadimplência até a negociação (analisando até que ponto é possível oferecer descontos no pagamento de dívidas), bem como durante o possível acionamento da negativação.

Para isso, as soluções da Serasa Experian podem ser seus melhores aliados. Por meio da plataforma da empresa, você pode cuidar de todas essas questões de forma facilitada e proativa.

Realize cobranças de maneira estratégica

O sucesso da cobrança está relacionado à possibilidade de estratégias mais eficientes no seu dia a dia. Veja algumas dicas importantes para conseguir ter melhores resultados e ter uma recuperação de dívidas mais eficiente:

  • identifique rapidamente uma dívida e aja de forma proativa (por exemplo, já notificar sobre a inadimplência logo nos primeiros dias);
  • defina os critérios e prioridades para cuidar das cobranças (por exemplo, quais casos devem investir maior tempo e esforço para recuperar a dívida);
  • defina os prazos em que é possível negociar o pagamento de dívidas;
  • mantenha a base cadastral atualizada, de modo a conseguir entrar em contato de forma eficiente;
  • tenha soluções voltadas para proporcionar melhores resultados (como as que a Serasa Experian proporciona para você).

Além de todas essas dicas, você pode ter ações estratégicas para estimular seus clientes a quitarem as dívidas de forma proativa. Algumas delas são:

  • promova condições especiais para pagar as dívidas em aberto (por exemplo, parcelamento da dívida, redução de juros, entre outros);
  • converse com o cliente para saber o que está acontecendo;
  • tenha um sistema que envie avisos próximo à data de vencimento, o que vai evitar a inadimplência por esquecimento da dívida.

Aproveite o momento do pagamento do 13º salário para trabalhar a favor da recuperação de dívidas e conseguir proporcionar melhores cuidados com a gestão financeira da sua empresa. Fique atento para essas questões e adote nossas dicas para garantir maior fluidez financeira.

Além de tudo o que citamos, conte com a Serasa Experien para ajudar você neste processo. Nossa solução ajuda você a recuperar até 40% de suas dívidas em 30 dias e pode ser ainda mais potencializada no fim de ano, devido ao 13º salário.

Na recuperação de dívidas, permitimos que você inclua os débitos em aberto dos seus clientes nos sistemas de cobrança, enviar cartas comunicados de dívidas e realizar a cobrança de consumidores inadimplentes de acordo com o perfil de comportamento de cada um.

Acesse nosso site e conheça todos os detalhes de como podemos ajudar você na recuperação de dívidas!