Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Metaverso: o que é e quais os seus benefícios para a indústria

O que é o Metaverso na Indústria? Confira agora as principais vantagens para o setor, nesse futuro tão próximo:

Metaverso: o que é e quais os seus benefícios para a indústria

Todos nós já topamos com o assunto metaverso e já ouvimos como ele promete revolucionar o mundo como nós conhecemos. Tem muita gente falando sobre o as inúmeras possibilidades de interação “pessoal” no metaverso, mas ainda é um desafio visualizá-lo para muito além do entretenimento.

Você já pensou em como esse comentado espaço virtual poderia estar integrado ao dia a dia do segmento de manufatura?

Talvez, ainda seja um pouco difícil de enxergar isso tudo, porém, sabemos que as possibilidades são infinitas e já conseguimos ter um “cheiro” de como a indústria pode fincar bandeira nesse território. Venha visualizar com a gente essa chegada das indústrias no metaverso, prevendo as principais vantagens para o setor, nesse futuro tão próximo. Antes de conseguirmos entender o metaverso nas indústrias, vamos à definição desse fenômeno.

O que é o metaverso?

A palavra “metaverso” surgiu da ficção científica e, até agora, é algo mais relacionado aos jogos e ao entretenimento. Por isso que é normal termos dificuldade em identificá-lo como ferramenta de negócios. Nos últimos anos, porém, o assunto vem ganhando cada vez mais destaque, tanto que Mark Zuckerberg anunciou, em 2021, que está investindo na popularização dessa tecnologia e que até mudou o nome de sua holding – que incorpora Facebook, WhatsApp, Oculos VR, Instagram e outras gigantes – para Meta (em referência ao metaverso). Ele pode ser definido como uma réplica virtual do mundo real, focada em uma experiência conectada, interativa e imersiva.

Negócios no Metaverso

Hoje, sabemos que proporcionar uma experiência positiva e diferente na jornada de compra do usuário aumenta as chances de concretizar vendas e fidelizar clientes. Nesse sentido, o metaverso tem um potencial incrível para eventos culturais, confraternizações, feiras de negócios, novos canais de publicidade e pontos de contato com o mercado. Com a crescente popularização do metaverso e à medida que se multiplica o público nesse espaço, aumentam as possibilidades para as indústrias se aproximarem de seus clientes  por meio dele e entenderem suas preferências e necessidades. E essa  final é um desafio muito relevante para as indústrias hoje! Se essa possibilidade do metaverso te surpreendeu, confira no próximo tópico ainda mais vantagens do metaverso para a indústria!

Vantagens para a Indústria no metaverso

Gêmeos Digitais simulando uma linha de produção

Mesmo em um momento ainda precoce do desenvolvimento, já conseguimos ver algumas das vantagens do metaverso para a indústria, como a tecnologia digital twin, (gêmeo digital), que pode simular toda uma linha de produção virtualmente. Isso ajuda muito o fabricante a antever situações, ganhando muito com a manutenção preditiva dos equipamentos e a redução dos acidentes de trabalho.

Metaverso para testar antes de fazer

Testar o funcionamento, a aceitação e o impacto de novos produtos junto ao consumidor final é outro trunfo possível do metaverso. Além disso, é possível testar novas máquinas e processos de produção no metaverso antes de passar para o universo físico, proporcionando uma gestão mais inteligente e otimizada dos recursos.

Especialistas de vários “universos” na mesma sala

O metaverso tem um poder inigualável para reunir profissionais de diferentes especialidades, de diferentes pontos do planeta, em um mesmo ambiente. Isso aumenta muito a fluidez do debate para a resolução de questões que, até então, exigiam muito tempo e planejamento. Deu para sentir como a “brincadeira” no metaverso está ficando séria e as vantagens desse universo virtual parecem cada dia mais reais? Então, compartilhe este texto com alguém que ainda acha que o metaverso não tem nada a oferecer para a indústria. Confira também:

Como conhecer melhor o consumidor para lançar produtos.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Black November: como contribuir para a educação financeira dos colaboradores

Black November: como contribuir para a educação financeira dos colaboradores

Black November nas empresas é o momento ideal para promover a educação financeira dos colaboradores com ações práticas e benefícios relevantes.

Linguagem não verbal: 5 dicas para usar em entrevistas

Linguagem não verbal: 5 dicas para usar em entrevistas

Descubra como a comunicação não verbal influencia entrevistas de emprego e aprenda dicas práticas para transmitir confiança e profissionalismo.

Leis trabalhistas: 8 normas que todo RH deve saber

Leis trabalhistas: 8 normas que todo RH deve saber

Profissional de RH, você conhece as leis trabalhistas do setor e sabe como segui-las? Confira aqui as principais normas!

Indicadores de saúde mental no trabalho: quais são e como acompanhar?

Indicadores de saúde mental no trabalho: quais são e como acompanhar?

Adquira a cultura e as ferramentas para promover o bem-estar na sua empresa por meio dos indicadores de saúde mental no trabalho!

Prepare-se para o futuro com os insights do Life Trends 2025!

Prepare-se para o futuro com os insights do Life Trends 2025!

Não perca o Meetup Life Trends 2025! Assista ao evento ao vivo e conheça as cinco tendências que transformam a relação entre marcas e consumidores.