Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

E-commerce B2B: principais pontos para desenvolver do zero!

Como começar um e-commerce? Confira agora algumas ações iniciais para começar a montar um e-commerce B2B do zero

E-commerce B2B: principais pontos para desenvolver do zero!

E-commerce B2B: principais pontos para desenvolver do zero! 

Quando pensamos em vendas B2B – de empresas para empresas – vem à mente as negociações extensas, os riscos financeiros, a gestão de entrega, a segurança de dados e o relacionamento com o cliente. São tantos cuidados que o atendimento personalizado e “presencial” parece indispensável, certo? Não mais! Hoje queremos mostrar que todas essas preocupações podem, sim, ser contempladas em um relacionamento via e-commerce B2B. Isso ficou evidente numa pesquisa da Forrester Research, que destacou que, entre 2017 e 2021, houve um crescimento de 7,54% das vendas por e-commerce B2B a cada ano nos Estados Unidos! “Ah! Mas isso é nos Estados Unidos e não no Brasil!” Sim, nós sabemos! Só que no cenário brasileiro – ainda segundo o estudo – 56% dos entrevistados pretendem fazer compras online nos próximos meses. Então, o momento de começar a programar a implementação de um e-commerce B2B é agora! Mas você sabe quais as ações iniciais para começar a montar um e-commerce B2B do zero? Separamos algumas orientações para você!

e-Commerce B2B: o que é e por que virou tendência?

e-Commerce B2B é uma loja virtual dedicada a transações comerciais entre empresas. O fenômeno e-commerce ganhou força durante a pandemia de COVID-19 e agora, de acordo com a “e-commercebrasil”, cerca de 62% das empresas B2B aderiram à modalidade. Esse crescimento acelerado acompanha a crescente necessidade dos clientes de comprar com mais comodidade, velocidade, a qualquer hora e de qualquer lugar. As plataformas online já conseguem contemplar essas necessidades beneficiando as negociações. Lógico que, em comparação com vendas online aos consumidores (B2C), o e-commerce exige alguns cuidados a mais. Mas não se assuste! Vamos explicar bem os pontos mais importantes para você!

O que você pode esperar de o um e-commerce B2B? 

Mesmo sendo uma tendência forte e com projeção de crescimento maior ainda, o e-commerce B2B possui alguns pontos de atenção. Mas vamos começar falando do que é bom, das vantagens desse modelo de negócio:

  • Melhora da experiência de compra do cliente
  • Acelera a coleta e a mensuração de dados
  • Locomoção reduzida tanto para o cliente quanto para os funcionários
  • Economia de tempo com atendimento
  • Melhora da percepção sobre o comportamento de compra dos clientes
  • Aumento da variedade dos produtos vendidos
  • Satisfação e fidelização dos clientes
  • Menos custos com espaço físico

Dá para perceber que o e-commerce traz comodidade para os clientes e já sabemos que essa é a chave do sucesso hoje em dia; fazer com que o processo de compra seja o mais simples, rápido e seguro para o cliente. Mas, como toda moeda tem dois lados, o e-commerce traz também alguns pontos frágeis, que você pode evitar se prestar a devida atenção:

  • Sistema integrado de estoque
  • Aumento do investimento em estratégias de marketing
  • Mão de obra especializada
  • Manutenção contínua da plataforma
  • Sistema de segurança de dados
  • Visual e textos coerentes com a estratégia de marca
  • Capacidade de distribuição

Para que seu e-commerce seja eficiente, é indispensável que você fique atento a esses assuntos, afinal, sem eles você não consegue explorar as vantagens.

Analise o mercado e explore a necessidade que existe!

Assim como qualquer outra implementação que seja feita nas empresas, é necessário saber o que seus clientes vão achar da mudança e entender as necessidades do mercado, para conseguir moldar as ações pensando no seu público. É importante definir objetivos antes de começar sua pesquisa, procure saber para onde, para quem é o que você vai olhar. Entender bem o que sua empresa quer é crucial para uma pesquisa eficiente. Se for tratar dos seus clientes, estude suas necessidades, avalie seu padrão de compras, entenda suas preferências e tenha sempre em mente que você precisa colher informações para trazer mais comodidade para eles. Já se olharmos para o que sua empresa quer, questões como a expansão da sua área de atuação, o aumento de venda dos seu mix de produtos, as melhorias nos processos ou a conquista de maior participação do mercado são pontos relevantes. Descobrir também quais são as tecnologias (ligadas a e-commerce ou não) seus concorrentes estão usando, pode ser um grande potencializador para o desenvolvimento da sua pesquisa. Confira nosso artigo sobre. Reparou o potencial de personalização do atendimento ao cliente que é gerado? Não? Confira no próximo tópico e entenda mais!

Atendimento com a “cara” de cada cliente!

Fazer o cliente se sentir especial ou que determinada ação foi feita pensando nele, é um diferencial que o e-commerce B2B entendeu como potencializar. No e-commerce B2B, o cliente tem um perfil próprio, o que te ajuda a classifica-lo conforme seu padrão de compra – volume, produto, constância – e fazer ofertas certeiras que cada grupo seja mais propenso a aceitar. Isso funciona muito bem não só para os anúncios, mas também para criar alguns “padrões de atendimento” que facilitam a vida dos seus atendentes e vendedores e tornam a resolução de problemas mais rápida e eficiente. Essa subdivisão dos seus clientes, também favorece muito a gestão estratégica de vendas porque facilita a identificação das áreas com maior potencial lucrativo, orientando a tomada de decisão desde o lançamento de produtos até a descontinuação ou despriorização de algum deles.

Uso de dados dos clientes: garanta a segurança e o consentimento

Sabe quando você entra em algum site e pedem para você confirmar que está ciente de que seus dados serão usados para isso ou aquilo? Isso é uma obrigação das empresas exigida pela lei brasileira! A

Lei Geral de Proteção de Dados, (LGPD), exige que, se qualquer dado fornecido pelo cliente for captado, armazenado ou usado de alguma forma, o cliente tem que autorizar expressamente. Essa autorização normalmente é solicitada durante o processo de abertura de conta que o cliente faz no e-commerce. E então? Já está achando uma boa opção implementar na e-commerce B2B na sua empresa? Confira também os outros conteúdos com dicas para aumentar suas vendas em nosso site :) E não se esqueça de compartilhar as dicas com mais pessoas. Bons negócios e até a próxima!

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