Reduzir o risco de inadimplência dos clientes é uma prioridade em diversos negócios. A boa notícia é que existem ótimas ferramentas para promover otimizações nesse sentido — o monitoramento exemplifica isso muito bem!
Neste conteúdo, você entenderá como a solução funciona e de quais formas ela ajuda a mitigar a recorrência de inadimplentes.
Neste conteúdo você vai ver
O que é monitoramento faz?
Apesar de ser apenas uma palavra, o monitoramento está relacionado a duas atividades: a captura e a análise de dados regulares. Essas ações ainda devem ser realizadas de forma contínua para serem consideradas um monitoramento.
Um bom exemplo é o próprio trabalho da Serasa. As informações são capturadas de acordo com o CPF ou CNPJ e analisadas para conseguir informações do comportamento financeiro.
Para que serve?
De maneira geral, o monitoramento serve para ajudar a empresa a ter melhores previsibilidade. Também pode servir para verificar alterações em negócios permanentes ou de longo prazo.
No entanto, quando pensamos no ambiente empresarial, além desse tipo de função, o Serasa Alerta serve para se antecipar a respeito de certos comportamentos, principalmente, de clientes. Por exemplo, para evitar a inadimplência, é muito comum que a empresa monitore o histórico financeiro do consumidor, para verificar se é viável disponibilizar mais crédito.
Por que o monitoramento foi criado?
Foi desenvolvido, justamente, para diminuir o risco de inadimplência nas organizações. Afinal, esse é um desafio enfrentado com frequência por muitos empresários. O problema tende a se agravar em tempos de recessão econômica e situações atípicas, como a proliferação de um vírus no mundo.
Por mais que isso não fique evidente em um primeiro momento, clientes inadimplentes exercem um impacto significativo na gestão do negócio — quando os números da inadimplência crescem, as consequências são ainda mais prejudiciais.
Embora sejam medidas aparentemente pequenas, esse acompanhamento permite analisar de modo concreto a situação de clientes ou fornecedores no mercado, a partir da situação de seus CNPJs. Com essa ferramenta, você terá acesso a dados relevantes, como:
- dívidas;
- protestos;
- eventuais cheques sem fundo;
- regularização de pendências;
- ações judiciais em curso.
Todas essas informações são importantes para tomar decisões preventivas e compreender quais são os riscos envolvidos em um possível acordo. Inconsistências comerciais e oportunidades também podem ser identificadas.
“Pode acontecer de o principal fornecedor de um negócio ser uma empresa que está pedindo falência, por exemplo. Nesses casos, as implicações poderiam ser bastante prejudiciais. Por isso, é preciso acompanhar uma série de fatores”, recomenda o especialista.
O que é inadimplência?
A inadimplência é quando uma obrigação financeira não é cumprida, por exemplo, o não pagamento de uma conta até o seu prazo de vencimento. É importante destacar que não são todas as dívidas que são consideradas uma situação de inadimplência. Uma compra parcelada é um tipo de dívida, mas não significa que seja um descumprimento, pois o consumidor ainda pagará o total durante os meses.
Também é importante destacar, ainda, que a inadimplência pode ocorrer com pessoas jurídicas, e uma empresa pode deixar de pagar uma dívida contratual ou um imposto e entrar em situação de inadimplência.
Como reduzir a inadimplência na empresa?
Uma das consequências principais da inadimplência para o consumidor e para as empresas é a possibilidade de ficar com o nome sujo. Geralmente, isso acontece quando os órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, classificam aquele nome e CPF/CNPJ como alguém que está em inadimplência.
Para as empresas que precisam lidar com esse tipo de situação, é um momento complicado. A falta de pagamento pode gerar problemas financeiros e , principalmente, prejudicar o orçamento. Então, o que fazer? Veja algumas dicas, a seguir!
Organize os pagamentos e as cobranças
Quando falamos em organizar, estamos nos referindo ao processo de mapear e classificar as informações sobre as operações de compra e pagamento da empresa. Será interessante classificar essas atividades financeiras conforme o seu propósito.
Por exemplo, clientes que não pagaram dívidas podem ser rotulados como cobrança. Aqui, ainda será preciso dividir de acordo com os prazos: os que deixaram de cumpri-los estão na categoria de inadimplentes, enquanto os outros estão em análise.
Faça uma avaliação antes de oferecer crédito
É importante que a sua empresa realize pesquisas sobre o histórico financeiro dos consumidores antes de oferecer o crédito. Essa é uma ótima forma de se prevenir e conhecer melhor o comportamento de seus clientes. Se você já possui um sistema de monitoramento, provavelmente, tem as informações necessárias para realizar essa análise.
Tenha uma régua de cobrança
A regra de cobrança funciona como uma forma de padronizar as reações e estratégias da empresa perante a inadimplência. Basicamente, são uma série de iniciativas para entrar em contato com os consumidores e evitar que essas situações ocorram, ou para estimulá-los a pagarem suas dívidas.
A régua trará orientações para que se saiba como agir de acordo com o momento da cobrança. Por exemplo, a empresa pode estipular pela régua que dez dias antes do vencimento ela deve mandar uma mensagem via SMS.
Faltando cinco dias, um e-mail com o link do boleto. Dois dias antes, outro SMS. Já três dias após o vencimento, mais um e-mail, e sete dias depois, um telefonema.
Conte com um bom pós-venda
Mais do que se preocupar em fechar uma venda, a empresa precisa investir em iniciativas para manter seus clientes. O pós-venda representa uma maneira de continuar em contato, além de proporcionar mais informações sobre o comportamento dos consumidores.
Aqui, seguem alguns passos padrões, como entender a experiência de compra, se ele recebeu bem seu produto ou serviço e como foi o processo de pagamento, entre outros.
Invista em uma boa gestão de cobranças
A gestão de cobranças corresponde ao processo de administração dos consumidores com contas em aberto do seu negócio. Esse não é um processo simples, pois envolve o contato direto do atendimento com os clientes em uma situação complicada, que é cobrar uma dívida.
Nesse sentido, será importante padronizar o atendimento, orientando a equipe a como entrar em contato e se comportar em situações adversas. Afinal, qualquer desentendimento pode fazer com que ele nunca mais volte a comprar na empresa.
Quais são as outras soluções da Serasa que podem ajudar?
Pefin
O Pefin é uma das nossas soluções de Cobrança com o propósito de ajudar você a se comunicar com seus clientes inadimplentes. Você informa a nossa base de dados sobre as cobranças vencidas, e nós enviamos a carta da Serasa para avisar os consumidores sobre a inadimplência.
As possibilidades oferecidas pelo monitoramento Serasa Experian fazem com que sua PME fique mais protegida e consiga negociar com segurança. Afinal, quanto mais a sua empresa conhecer seus consumidores, melhores são as chances de ela acertar no atendimento e fortalecer as vendas. Não deixe de contar com as nossas soluções e fique cada vez mais distante da inadimplência dos clientes.