Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

pme

PEFIN e REFIN: o que são e por que a sua empresa precisa se preocupar?

Você já ouviu falar em PEFIN e REFIN? Conheça agora mesmo essas soluções e o que elas podem fazer pelo seu negócio com este post!

PEFIN e REFIN: o que são e por que a sua empresa precisa se preocupar?

A inadimplência de clientes é, certamente, um dos problemas mais desafiadores que empresas muitas vezes precisam enfrentar, pois é um fator capaz de causar impactos altos no fluxo de caixa e comprometer seriamente as perspectivas de crescimento de qualquer negócio.

O Boletim Econômico Serasa Experian de maio de 2024 mostrou que a taxa de inadimplência dos consumidores do país bateu outro recorde histórico: de 72,9 milhões em março/24 para 73,4 milhões em abril/24. Além disso, 6,2 milhões de micro e pequenas empresas estavam em situação de inadimplência. Diante disso, é fato que os empresários precisam estar sempre informados sobre estratégias que possam ajudar a mitigar esse contratempo. O PEFIN e o REFIN, por exemplo, são duas soluções que atuam para que a política de cobranças de uma empresa seja mais inteligente e prática, gerando menos custos e burocracias.

No entanto, é importante aprender a distingui-las para poder usar a ferramenta correta para o seu negócio, e é exatamente isso que vamos ensinar no conteúdo de hoje. Você irá aprender o que significa detalhadamente cada conceito, como os dois se diferem — além de entender qual é a diferença entre eles e o protesto — e quais são as vantagens de usá-los. Confira!

Quero recuperar dívidas de clientes inadimplentes com a solução da Serasa Experian

O que é o PEFIN?

O PEFIN é um serviço da Serasa Experian criado para adicionar dívidas em aberto e regularizar débitos de consumidores no banco de dados da própria Serasa Experian.

Os dados disponibilizados são fornecidos por instituições de diferentes segmentos da economia, como varejo, indústria e prestação de serviço. Assim, as empresas podem consultar e incluir informações sobre a inadimplência de um cliente PF ou PJ de maneira precisa. A ferramenta permite que se tenha acesso, de modo atualizado, ao cadastro dos consumidores, facilitando ainda a comunicação entre as organizações e os seus devedores por meio da emissão de uma carta-comunicado. Nessa carta, o pagador recebe um pronunciamento sobre sua dívida, com instruções sobre o que precisa fazer para quitá-la. Pode ser que, inclusive, ela venha acompanhada de um boleto com o valor total atualizado e uma proposta com possíveis descontos, aumentando as chances do débito ser liquidado. Com o PEFIN, o processo de cobrança e negociação de uma dívida é otimizado, uma vez que o devedor recebe orientações sobre sua pendência com mais comodidade e sem burocracia.

O que significa ter uma pendência no PEFIN?

Ter uma pendência incluída no PEFIN da Serasa Experian indica que a pessoa física ou jurídica possui dívidas em aberto com alguma empresa e que elas foram registradas na ferramenta para que outras instituições possam consultá-las. Essa adição pode afetar significativamente o crédito do devedor, dificultando a obtenção de novos financiamentos ou crediários, uma vez que outras entidades poderão ver esse histórico ao realizar consultas de crédito. Isso também pode resultar em restrições adicionais, como o aumento de taxas de juros para novos créditos ou a exigência de garantias adicionais. Além disso, a situação é uma indicação clara de que o devedor deve procurar resolver suas pendências o mais rápido possível para evitar maiores complicações financeiras e restaurar sua credibilidade no mercado.

E o que é REFIN?

O REFIN é um sistema que inclui dados de inadimplência de uma empresa com bancos e outras instituições financeiras, permitindo que eles sejam consultados por entidades interessadas em fazer negócios com as detentoras da(s) dívida(s).

Ou seja, se um indivíduo tem pendências relacionadas ao cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo, essas informações constarão ou deverão ser inseridas no cadastro REFIN. PEFIN e REFIN são soluções fornecidas pela Serasa Experian e são grandes aliadas quando o assunto é contornar a inadimplência. Conhecer melhor as semelhanças e diferenças entre os dois é crucial para que o empresário saiba escolher qual é a opção certa para o seu negócio, isto é, que tipo de consulta e cobrança pretende realizar.

O que significa ter uma pendência no REFIN?

Ter uma pendência no REFIN significa que a pessoa física ou jurídica possui dívidas em aberto especificamente com instituições financeiras, como bancos. Esses registros são acessíveis por outras entidades que podem, então, avaliar o risco de conceder novos créditos ou serviços. Uma pendência no REFIN pode ser mais severa em termos de impacto no crédito, pois, como mencionamos, envolve dívidas com bancos e outras instituições financeiras, que são os principais provedores de crédito. Isso pode incluir inadimplência em empréstimos, cartões de crédito e financiamentos, resultando em maiores dificuldades para obtê-los, pois as informações são utilizadas para avaliar a capacidade e a disposição do devedor de honrar compromissos financeiros. Além disso, a pendência pode levar à restrição de serviços bancários, como a impossibilidade de abrir novas contas, obter novos cartões de crédito ou ter acesso a limites maiores. Assim como no PEFIN, é crucial que o devedor regularize suas pendências para evitar danos contínuos à sua reputação financeira.

Qual é a diferença entre o REFIN e o PEFIN?

O REFIN é um sistema semelhante ao PEFIN, porém o foco e a fonte das informações são distintos. O PEFIN envolve a inclusão e a consulta a informações sobre dívidas que pessoas físicas ou jurídicas possam ter em diferentes setores da economia, já o REFIN está relacionado a débitos com bancos e outras instituições financeiras. Veja a tabela que criamos para que fique mais fácil de compreender as diferenças:

CaracterísticaPEFINREFIN
FocoDívidas com diversas empresasDívidas com bancos e instituições financeiras
Fonte de informaçõesVarejo, indústria, serviços e outrosBancos e instituições financeiras
Público-alvoEmpresas que querem consultar e incluir informações sobre dívidas de clientesEmpresas que querem consultar e incluir informações sobre dívidas de outras empresas

Ambas são soluções fornecidas pela Serasa Experian e grandes aliadas quando o assunto é diminuir os riscos de inadimplência. Por isso, conhecer melhor as semelhanças e as diferenças entre os dois é crucial para que o empresário saiba escolher qual é a opção certa para o seu negócio!

Qual é a diferença para protesto?

O protesto é um processo formal, feito obrigatoriamente em cartório, com o intuito de documentar a dívida de uma pessoa física ou jurídica. Seu objetivo é poder tanto cobrar o débito quanto proteger legalmente o credor. Para consegui-lo, o empresário precisa, primeiramente, avaliar detalhadamente o título e verificar se ele possui elementos necessários para executá-lo — tendo, por exemplo, os documentos preenchidos corretamente e as assinaturas. Depois de avaliar, ele deve se dirigir ao cartório e solicitar o protesto do título, para que, judicialmente, ele tenha direitos legais de comprovar a inadimplência e cobrar seu prejuízo. Por sua vez, o processo de consulta e inclusão de dívidas no PEFIN e REFIN é feito pela internet. Para aqueles que querem comunicar um débito, basta inserir as informações no portal, assim, elas serão validadas pelo sistema da Serasa Experian. Depois de confirmados os dados, o programa envia a carta-comunicado ao devedor, dando de 5 a 10 dias para que ele entre em contato com o credor e resolva sua pendência. Se isso não for feito, a Serasa Experian adiciona o CPF ou o CNPJ desse cliente em seu banco de dados, que passa a aparecer em todas as consultas feitas na sua rede.

Você pode gostar: Como ver protestos de empresas canceladas ou ativas na Receita Federal?

Quais são as vantagens do PEFIN e do REFIN?

O PEFIN e o REFIN têm a capacidade de automatizar e otimizar o processo de cobrança de dívidas. Mas não só isso! As duas ferramentas também colaboram para melhorar a relação entre clientes, empresas, fornecedores e parceiros comerciais, poupando as partes burocráticas e aborrecimentos. Conheça as principais vantagens:

  • Redução de custos: o valor para incluir uma dívida no PEFIN e REFIN é único e bem mais em conta do que comparado ao cartório;
  • Segurança: o PEFIN e o REFIN da Serasa Experian respaldam o negócio judicialmente caso ele precise comprovar os débitos;
  • Praticidade: essa é uma das maiores vantagens dessas soluções, já que é mais fácil localizar o cadastro do cliente e entrar em contato com ele, adotando um processo de cobrança mais preciso, seguro e simples, realizado pelo próprio sistema;
  • Abrangência: os produtos têm um grande alcance, uma vez que o banco de dados da Serasa Experian é muito amplo, chegando a atingir milhares de clientes;
  • Recuperação de crédito: em média, cerca de 50% das empresas conseguem recuperar dívidas não pagas com o PEFIN e o REFIN, devido à forma inteligente e precisa como são feitas as cobranças.

Além dessas vantagens, é importante destacar que o PEFIN e o REFIN ajudam a melhorar o histórico de crédito do consumidor quando as dívidas são regularizadas. Isso pode facilitar futuras negociações, tanto para as empresas quanto para os próprios clientes, pois melhora a imagem de ambos no mercado.

Como fazer uma consulta no REFIN ou PEFIN?

As ferramentas de cobrança modernas apresentam resultados expressivos quando o assunto é resolver o problema da inadimplência. Na busca por desenvencilhar esse desafio e recuperar dívidas em aberto, empresários precisam se informar sobre recursos que podem colaborar para a saúde financeira das suas organizações. O processo é simples: ao entrar no portal da Serasa Experian, o empresário deve selecionar a opção de consulta desejada, inserir os dados do devedor e aguardar o resultado. Em poucos segundos, é possível obter um relatório detalhado sobre a situação da dívida, permitindo uma abordagem mais informada e eficaz na negociação. Por isso, o PEFIN e o REFIN são duas soluções que merecem ser consideradas. Elas otimizam as cobranças e aproximam credores e devedores, permitindo que a situação seja resolvida de forma mais efetiva, rápida e prática. Falando nisso, você sabia que a Serasa Experian tem soluções de cobrança exclusivas para pequenas e médias empresas? Com elas, fica muito mais fácil receber dividendos sem desgastar sua relação com clientes inadimplentes. Converse com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre as opções. Se você gostou do que trouxemos hoje sobre o REFIN e o PEFIN, compartilhe o conteúdo com seus amigos e parceiros nas suas redes sociais. Para continuar por dentro de outros assuntos correlacionados, navegue pelo nosso blog. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!

Thubmnail Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Entenda o que é o Remessa Conforme, seus benefícios e como realizar a inscrição no programa da Receita.

Thubmnail Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Aprenda a usar o mapa de empatia para criar conteúdos mais assertivos e conectados com o seu público.