Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

O que é Omnichannel e como essa estratégia funciona?

O omnichannel é uma abordagem de vendas que integra diferentes canais. Saiba como essa estratégia impulsiona suas campanhas digitais!

O que é Omnichannel e como essa estratégia funciona?

Empresas devem acompanhar as mudanças de comportamento das pessoas para atingi-las em todos os pontos de contato. Até algum tempo atrás as empresas tinham apenas três maneiras para realizarem suas vendas: pessoalmente, por mala direta e por telefone. Hoje, as formas de contatos entre uma marca e seu público aumentaram não somente em quantidade, mas também em velocidade. Redes sociais, sites, e-mail marketing, comunicadores instantâneos e SMS são alguns exemplos de canais de relacionamento com os clientes. É nesse contexto que surge o conceito omnichannel, cada vez mais presente no varejo e que impõe desafios na formulação de planos estratégicos. Se você deseja conhecer melhor esse conceito, continue sua leitura e venha ver exemplos práticos, como funciona o atendimento, porque está em alta, vantagens, ferramentas que podem ser utilizadas e mais. Confira as informações que preparamos para você!

O que é omnichannel?

O omnichannel é uma abordagem de vendas que integra diferentes canais e oferece para o cliente a experiência de compras ideal. Esse conceito integra as lojas físicas, virtuais e os compradores, visando explorar a profundidade dessa integração dos diversos canais. Essa é uma tendência completamente voltada para a jornada do cliente, mas que apesar disso, pode trazer diversos benefícios para as empresas. De forma prática, o consumidor satisfaz todas as suas necessidades e desejos no momento que desejar, sem limites de hora ou local.

- Exemplo prático de omnichannel

Um grande exemplo de varejo omnichannel é a Magazine Luiza. A loja, que antes operava apenas fisicamente, mas, a partir de 2015, começou a passar por um processo de transformação digital. A partir daquele ano, a empresa lançou o marketplace e o aplicativo. Além disso, os vendedores passaram a utilizar um aplicativo interno de registro das vendas feitas presencialmente. Essa ação possibilitou a centralização das informações. Outro ponto de destaque foi a criação da Lu, a famosa personagem digital que está presente em todas as comunicações de marketing da empresa.

Por que o omnichannel está tão em alta?

O uso adequado da tecnologia promove uma melhor comunicação e engajamento com os consumidores, além de agregar valor à experiência de compra. A multicanalidade no varejo é uma imposição provocada pela mudança de comportamento das pessoas. O consumidor espera que a loja que ele compra esteja presente nas variadas plataformas que ele também está.

Qual a diferença entre omnichannel, multichannel e cross channel?

Os três termos são muito semelhantes e, por isso, é comum existirem dúvidas quanto ao significado de cada um deles. Todos estão relacionados e integram etapas evolutivas da comunicação com o cliente. Venha entender o que é cada um deles:

- Multichannel

Multichannel, traduzindo livremente para o português, significa "multi-canais", e é isso que constitui a estratégia. Essa tática consiste em utilizar múltiplos canais para alcançar o cliente, de modo on-line ou offline. Basicamente, a empresa disponibilizará diversos canais de comunicação e o cliente que decidirá qual melhor o convém. Por exemplo, uma empresa disponibiliza seus serviços em uma loja física, on-line e pelo WhatsApp. O comprador que decidirá qual ele prefere utilizar para realizar sua compra.

- Cross Channel

Já o termo "Cross Channel", podemos traduzi-lo como "canais cruzados". Isso seria a combinação de dois canais de comunicação durante o processo de venda para melhorar a jornada do cliente. Um exemplo desse conceito seria quando o consumidor pesquisa as informações sobre um determinado produto on-line, realiza a compra virtualmente e o retira na loja física.

- Omnichannel

Enquanto isso, podemos considerar o omnichannel a fusão das estratégias citadas anteriormente. Múltiplos canais se cruzam, formando uma experiência super completa, que agrega valor para o cliente.

Quais as vantagens do omnichannel?

Como comentado anteriormente, a estratégia omnichannel faz com que a jornada de compra dos usuários seja muito satisfatória. Mas, apesar disso, também traz diversos benefícios para as organizações. Pensando nisso, vamos dar uma olhada nas principais vantagens proporcionadas pela técnica:

  • Fidelização do cliente por meio de uma boa experiência do usuário;
  • Melhora nas vendas e fortalecimento da marca;
  • Aumenta a coleta de dados, permitindo uma jornada personalizada e com direcionamentos assertivos de campanhas;
  • Torna as empresas mais tecnológicas, aumentando a integração entre os funcionários;
  • Os processos se tornam mais rápidos e garantem um aumento da produtividade.

Como transformar o seu negócio em omnichannel?

Se você deseja aplicar a estratégia omnichannel em seu negócio, precisa seguir algumas boas práticas. Continue lendo para ver quais são elas:

1. Conheça a sua persona

Para alcançar uma jornada satisfatória para os clientes, primeiro é necessário conhecer a persona de seu negócio. A partir disso, é possível entender seus hábitos de compra, desejos, costumes, padrão de vida e muito mais. Esse conhecimento permite o desenvolvimento de ações personalizadas e estratégicas.

2. Sincronize os canais

A sincronização dos canais é um dos fatores vitais para a estratégia de omnichannel. Para manter os clientes satisfeitos, é preciso desenvolver e otimizar todos os meios de compra. Ou seja, é preciso unir as lojas físicas e digitais, para que o comprador se sinta confortável para finalizar sua aquisição.

3. Invista na experiência do consumidor

Todos os processos e a comunicação devem atender as expectativas do cliente. Por isso é necessário investir em ações de custumer experience (também chamada de experiência do usuário, ou apenas CX). Assim, o consumidor é compreendido e tem seus desejos sanados mais facilmente.

4. Monitore os dados

Monitorar os dados com frequência é de extrema importância para o sucesso das estratégias omnichannel. Afinal, observando a efetividade dos canais e o nível de satisfação dos compradores, é possível desenvolver novas ações para a otimização da estratégia.

O que devo pensar no momento de planejar uma estratégia omnichannel?

A atuação omnichannel exige um profundo conhecimento do público-alvo em todos os meios. A partir de uma boa coleta de dados, é possível construir os perfis dos usuários e desenvolver as ações específicas para cada um deles. Muitas organizações incorporam informações de diferentes ferramentas, mas nem sempre quantidade é qualidade. É preciso se certificar de que os dados são importantes e interessantes para seu negócio. Isso garante que o objetivo de engajar o consumidor seja atingido. O mobile tem se apresentado como um dos principais pontos quando falamos de multicanalidade. A disseminação da banda larga no país e a mobilidade fazem com que o uso de smartphones seja um canal importante nas relações entre empresa e cliente, eliminando barreiras. Por isso, é necessário desenvolver alternativas que deixem o cliente livre para, por exemplo, comprar pela internet e fazer a troca em qualquer loja da rede, integrando o plano físico e também o meio digital.

Ferramentas que auxiliam o omnichannel

Conhecer o próprio público-alvo é uma parte muito importante para as estratégias omnichannel. Afinal de contas, para as ações serem bem sucedidas, é preciso entender para quem estamos direcionando os trabalhos. Visto isso, a Serasa Experian conta com algumas soluções que te auxiliam nisso. Veja quais são:

- Insight & Analytics

Insights & Analytics utiliza de tecnologias como a Inteligência Artificial e o Machine Learning para realizar a segmentação de clientes e ex-clientes usando técnicas de clusterização. Com ele, é possível conduzir estudos de mercado para campanhas voltadas para o público mais relevante.

- Polis

O Insights Hub da Serasa Experian te ajuda a conhecer, analisar e fazer a segmentação de mercados e públicos com muita precisão. Com ele, você pode direcionar suas campanhas para as pessoas certas, otimizar investimentos, realizar estudos de clientes atuais, analisar capacidade de pagamento, utilizar Scores PF e PJ, e muito mais. Acesse e confira como esta solução pode impulsionar suas estratégias de marketing e vendas! Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se deseja ficar por dentro de mais informações sobre estratégias de marketing, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

O BRB (Banco de Brasília) ampliou de forma significativa a eficiência e a segurança na abertura de contas e evitou até 50 milhões de reais em fraudes

Thubmnail Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Agosto não tem feriados nacionais, mas guarda datas comemorativas estratégicas. Descubra como usá-las para impulsionar suas ações de marketing!

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!