Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

pme

O que é a Razão Social e como funciona para a Pessoa Jurídica!

Descubra neste artigo o que é a razão social e veja como ele funciona para as pessoas jurídicas e como o e-CNPJ te ajuda nesse processo!

O que é a Razão Social e como funciona para a Pessoa Jurídica!

Você já teve dúvida sobre o significado de “razão social”? Saiba que não está sozinho. Vários empreendedores não sabem bem qual o significado desse termo e nem se existe obrigatoriedade de ter um. Para ajudar você a entender o que é a razão social e qual a diferença dela para o nome fantasia, trouxemos alguns pontos muito importantes e esclarecedores. Confira!

O que é a razão social?

A razão social é o nome sob o qual uma empresa se identifica para se diferenciar das demais. Ela também pode ser chamada de denominação social ou firma empresarial, e não precisa necessariamente ter nenhuma relação com o nome fantasia — aquele pelo qual os clientes conhecem sua marca. Quer ver alguns exemplos de razão social de marcas famosas? Confira uma lista com essa informação, seguida do respectivo nome fantasia:

  • Serasa S. A. — Serasa Experian
  • Coca-Cola Indústrias Ltda — Coca-Cola;
  • Globo Comunicação e Participações S.A. — Globo;
  • Companhia Brasileira de Distribuição — Grupo Pão de Açúcar;
  • Companhia de Bebidas das Américas — Ambev;
  • Petróleo Brasileiro S.A. — Petrobrás.

A razão social é definida no ato da abertura da empresa, quando também são informados outros dados, como o capital social e o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE), que especifica sua área de atuação. Além de definir o nome fantasia (que você vai usar nas redes sociais e em todo seu material de marketing), a razão social também precisa ser determinada, pois ela é o nome jurídico da empresa, sendo uma das informações mais importantes, junto com o CNPJ.

Qual a diferença para o nome fantasia?

O nome fantasia (ou de fachada) é o nome popular da sua empresa. Veja um dos exemplos dados acima: as pessoas conhecem a Ambev ou a Companhia de Bebidas das Américas? É até mais fácil lembrar e citar o nome fantasia. O nome fantasia não é obrigatório, mas, havendo interesse, deve ser registrado na Junta ou Cartório. E, vale lembrar, isso não é equivalente a uma marca registrada, certo? Em outras palavras: não há nenhuma garantia de exclusividade nem direito de licenciamento. Inclusive, como ter presença digital hoje é requisito básico para qualquer negócio, vale a pena pesquisar no Registro.br se existe algum site com o nome da sua empresa.

Onde a razão social é usada?

Desde a abertura na Junta Comercial ou no Cartório, o nome que vai estar nos documentos oficiais, no contrato social da empresa, escrituras e afins é a razão social. Ela também vai aparecer nas faturas dos cartões de crédito dos seus clientes e nos comprovantes emitidos pelas maquininhas de cartão. Ainda, a razão social está presente em dois documentos muito importantes: no seu e-CNPJ e em cada NF-e emitida pela sua empresa.

e-CNPJ

O e-CNPJ é um certificado digital que funciona como a versão eletrônica do seu CNPJ. Ele vale como identidade digital na internet e em outros meios eletrônicos, servindo para garantir a autenticidade dos negócios realizados online. O e-CNPJ simplifica várias atividades que fazem parte da rotina das empresas, agilizando os processos, pois diminui a burocracia. Com ele, é possível, por exemplo, assinar contratos, emitir recibos, certidões e procurações, autenticar transações comerciais e financeiras em meio digital, e emitir suas Notas Fiscais eletrônicas (NF-e's). Nos documentos emitidos e contratos assinados usando o e-CNPJ, sua razão social também se fará presente.

Nota Fiscal eletrônica

Nos últimos anos, as notas fiscais impressas vêm sendo substituídas pela Nota Fiscal eletrônica, a NF-e, mesmo para as vendas de produtos e serviços realizadas em meio físico. Ela formaliza as negociações e dá mais segurança às partes. Na NF-e, a razão social da empresa também está descrita.

Quem pode ter razão social?

Toda empresa oficializada (ou seja, registrada e com CNPJ) obrigatoriamente tem uma razão social, e é a única pessoa que tem esse direito. Pessoas físicas (que têm CPF) não podem pedir para cadastrar uma razão social.

Como definir uma razão social?

A razão social identifica sua empresa como única e é protegida como propriedade intelectual. Por isso, o cuidado na escolha é imprescindível. Então, vale a pena tomar alguns cuidados na hora de escolher a sua. Por exemplo:

  • escolha um nome ligado à atividade exercida pela sua empresa;
  • opte por nomes mais fáceis de entender e assimilar;
  • prefira nomes que não sejam tão longos;
  • procure ter, pelo menos parcialmente, alguma semelhança com o nome fantasia escolhido;
  • encontre nomes únicos ou que não sejam muito semelhantes aos de outras empresas, afinal, é importante se diferenciar;
  • avalie a possibilidade de formar um nome com as iniciais do dono do negócio ou dos sócios;
  • insira algum termo ligado à área de atuação do negócio (como comércio, indústria, marketing etc.).

A razão social deve obrigatoriamente informar o tipo de constituição legal:

  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (SA).

O formato geralmente é dado por [NOME DO NEGÓCIO] + [SETOR DE ATUAÇÃO] + [CATEGORIA DA EMPRESA), por exemplo: “Marlyn Semijóias ME”. Quando for escolher, faça uma pesquisa prévia com as ideias que tiver em mente: verifique se existem sites ou redes sociais de outros negócios com nome idêntico. Caso tenha dificuldade, conte com a ajuda de um contador, pois ele tem mais experiência no assunto e vai ajudá-lo a escolher um nome que não confunda seus fornecedores, parceiros e clientes, pesquisando na Junta Comercial e no Cartório. Mas cabe lembrar que essa pesquisa é paga!

Como funciona no caso do MEI?

O caso do Microempreendedor Individual (MEI) é um pouco diferente. Como toda empresa, ele também tem um CNPJ e uma razão social. Mas há uma pequena diferença: existe um padrão de nome que não é escolhido pelo microempreendedor. Ele é gerado automaticamente quando se inicia o processo para formalização. Assim, a razão social do MEI é composta pela junção automática do nome com o número do CNPJ. Por exemplo:

  • MARIA DE JESUS FONSECA 12345678900
  • RUI BARBOSA DA SILVA 00243200983

Quem pode ter uma Razão Social MEI?

Da mesma forma que a razão social de outros tipos de empresa, a do MEI é um direito e uma obrigação, para qualquer microempreendedor, tão logo ele procure formalizar um pequeno negócio.

Quais cuidados tomar na escolha da razão social?

Vamos salientar uma segunda vez a importância da razão social, já que ela vai estar em todos os registros oficiais utilizados pela empresa e até nos documentos digitais, incluindo o e-CNPJ. Por isso mesmo que ele requer tanto cuidado. Para escolher um nome, comece procurando empresas com atividades similares e veja como elas estão registradas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Essa é uma forma de se inspirar e evitar a escolha de nomes muito comuns, com os quais sua empresa pode ser confundida. Em um mesmo estado, duas empresas não podem ter a mesma razão social e atuarem num mesmo nicho. Entretanto, você pode acabar encontrando outras parecidas, o que pode confundir clientes, fornecedores e pode gerar algum mal-entendido posteriormente. Imagine uma empresa que tem muitas reclamações em sites e órgãos de defesa do consumidor ter um nome parecido com o seu e acabar confundindo os clientes? Melhor evitar! Afinal de contas, você trabalha duro para garantir a regularização da sua empresa. Portanto, fica aqui a dica: todo cuidado na hora de escolher sua razão social, já que ela é tão importante! Procure escolher um nome que represente seus serviços e ideias e que seja único. E já que falamos de documentos digitais aqui, deixamos a sugestão para você aprender quais são e como usar os diferentes tipos de assinatura digital. Assim, pode economizar tempo e recursos, deixando de lado documentos impressos!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!

Thubmnail Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Entenda o que é o Remessa Conforme, seus benefícios e como realizar a inscrição no programa da Receita.

Thubmnail Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Aprenda a usar o mapa de empatia para criar conteúdos mais assertivos e conectados com o seu público.