Em todos os projetos, o monitoramento é um fator essencial que faz toda a diferença para o time de marketing. É com esses resultados que eles saberão se as estratégias estão sendo bem desenvolvidas, se o público-alvo está engajando com as campanhas e como estão as conversões de diferentes eventos do domínio.

Para deixar esse processo de análise mais fácil, utilizar as tags do GTM (Google Tag Manager) é uma configuração para inserir scripts e pixels em sites para depois analisar como foi o desempenho deles no GA (Google Analytics). Esse é um processo que traz os dados e permite a vinculação deles com mais facilidade.

Quer entender mais como essa ferramenta funciona e como instalar corretamente as tags do Google? Continue com a gente que te explicamos corretamente. Boa leitura!

Como criar e instalar o GTM?

O primeiro passo é acessar a área do Google destinada ao GTM, em seguida, fazer o login com a sua conta. Ela pode ser a mesma que você utiliza para verificar o GA. Ao acessar, você vai criar a sua conta no Tag Manager e começará a utilizá-lo.

Para ter mais organização, você pode criar uma conta só e nela dividir tudo em contêineres, ou seja, "pastas" para organizar todos os seus dados. Por exemplo, se você quer tags apenas para o site, você cria um contêiner, mas se tiver outro site a parte e também quiser adicionar tags, pode criar outra pasta, separando todas as funções e os códigos.

Para cada contêiner, coloque um nome bem específico para identificá-lo de primeiro, sem a necessidade de acessar um por um para verificar de qual domínio ele é. O ideal é que coloque o próprio nome do site.

Após finalizar esse processo e escolher quais serão os contêineres, basta ler todos os termos e condições do Google e seguir na ferramenta. Com isso, o próprio GTM já vai sugerir algumas tags que você pode usar para fazer suas análises e, posteriormente, você pode acrescentar outras conforme a necessidade.

Como instalar o Google Analytics no GTM?

Para vincular o GA com o GTM você deve ir na página inicial do Tag Manager, depois na aba de "Tags" e clicar em "Novo". Quando clicar, por ser uma ferramenta do Google, já vai aparecer para integrar com o Google Analytics. Em seguida, é preciso informar o seu ID do seu domínio (Web Property ID).

Esse número está disponível no GA (uma das formas mais fáceis de encontrá-lo) e você precisa:

  • Fazer o seu login no site;
  • Entrar no menu "Administrador";
  • Clicar em "Propriedade";
  • Selecionar "Configurações da propriedade".

Com isso, você pode escolher qual a página que deseja utilizar a tag ou escolher o domínio inteiro. Ao copiar a numeração, basta acessar novamente a área do GTM e colar. Nesse sentido, ele já vai começar a traquear.

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Por que utilizar o Google Tag Manager?

Um dos principais benefícios do GTM é o de eliminar a necessidade de solicitar assistência de um desenvolvedor, geralmente do time de TI, toda vez que for necessário incorporar um novo código para a plataforma.

Assim, como a ferramenta do Tag Manager possui seu próprio código: é possível desenvolvedor ou realizar a instalação por conta própria. Mas claro, se for familiarizado com o básico desses códigos e scripts.

Como ter mais insights sobre os dados dos clientes com o GTM?

Para obter mais insights sobre os dados dos clientes utilizando o GTM, você pode seguir algumas práticas e estratégias mais específicas, sempre visando o seu tipo de negócio e plano de ação. Veja algumas que você pode considerar:

  1. Defina objetivos claros: tenha em mente o que você deseja analisar e o porquê essa métrica é importante ser conferida;
  2. Faça tags personalizadas: utilize cada tag paga apenas para um tipo de análise e não vários, isso traz dados mais limpos e claros do que você precisa;
  3. Integre as análises: por mais que elas tragam dados separados, na hora de analisar, junte tudo e confira como está o projeto no geral;
  4. Faça testes de tags: teste qual tipo de conversão é o melhor para o projeto e análise vários caminhos do usuário, não foque em apenas uma.

Nesse sentido, você pode utilizar essas tags para fazer a segmentação da sua persona e entende como é a jornada dos usuários, o que acessam e que tipo de conversão fazem. Mas é fundamental ter o dado de que tipos de clientes o seu negócio está atuando, com um relatório super completo.

Para isso, é possível utilizar ferramentas do mercado para segmentar o público, como o Audiências Digitais da Serasa Experian. É uma forma de integrar cada vez mais suas estratégias e ajudar com o restante das análises, como por meio das tags do GTM.

Portanto, fazer uma ponte entre essas duas ferramentas é uma maneira de entender melhor como está o seu site, em quais categorias o usuário mais clica e quais ações fazem ao longo da sua permanência no domínio. Dessa forma, é mais uma maneira de analisar como melhorar a marca, entendendo o que está dando certo e o que precisa de refinamentos.

Gostou do conteúdo e quer entender sobre como fazer pesquisa de mercado para alavancar o seu negócio? Continue na próxima leitura do blog da Serasa Experian, até a próxima!