Os feriados marcam datas específicas em nosso calendário, reservadas para reconhecer acontecimentos sociais, momentos históricos ou expressões culturais do nosso país. Além disso, eles também aparecem ao longo dos meses em ocasiões propícias para trazer à tona discussões importantes para a sociedade.

Embora junho não seja um mês cheio de feriados nacionais, as celebrações estabelecidas em nível estadual oferecem uma abertura: essas datas podem ser o estímulo que você, empreendedor, precisava para ter dicas e ideias para suas campanhas de marketing e, ao mesmo tempo, entender melhor quem realmente forma o seu público de interesse.

Neste conteúdo da Serasa Experian, vamos explorar os feriados, entender o significado dos pontos facultativos e, principalmente, descobrir maneiras de construir campanhas que cativem genuinamente com seu público-alvo ao aproveitar o contexto certo. Confira todos os detalhes desse conteúdo imperdível a seguir:

Quais são os feriados de junho?

O mês de junho está repleto de feriados não obrigatórios ou também conhecidos pontos facultativos. A exemplo de Corpus Christi, que em 2025, será comemorado no dia 19 de junho, quinta-feira.

Há quem esteja muito animado com sua chegada, pois os que ganham uma folga do trabalho no dia 19 podem tentar a chance de emendar no dia 20. Uma oportunidade perfeita para o descanso, com a chance de fazer viagens mais longas e, para os profissionais de marketing, a oportunidade perfeita para criar campanhas que despertem no consumidor o desejo de compra. Confira a tabela abaixo e prepare-se para cada um deles!

Data Dia da semana Datas comemorativas
01 Domingo Dia da Imprensa
Dia de São Justino
Dia Mundial dos Pais
Dia Mundial da Criança
03 Terça-feira Dia da Repetição
Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social
Dia Mundial da Bicicleta
Dia Nacional da Educação Ambiental
Dia do Profissional de Recursos Humanos
Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil
04 Quarta-feira Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão
Dia do Engenheiro Agrimensor
Dia do Gestor Comercial
05 Quinta-feira Dia da Ecologia
Dia Nacional da Reciclagem
Dia de São Bonifácio
Dia Internacional de Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada
Dia do Engenheiro Mecânico
Dia Mundial do Meio Ambiente
06 Sexta-feira Dia de São Norberto
Dia Nacional de Luta contra Queimaduras
Dia Nacional do Teste do Pezinho
Dia de São Marcelino Champagnat
07 Sábado Dia Nacional da Liberdade de Imprensa
Dia Mundial da Segurança dos Alimentos
08 Domingo Dia do Oceanógrafo
Dia Mundial dos Oceanos
Dia do Citricultor
09 Segunda-feira Dia Nacional da Imunização
Dia do Porteiro
Dia do Tenista
11 Quarta-feira Dia da Marinha
12 Quinta-feira Dia dos Namorados
Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil
13 Sexta-feira Dia de Santo Antônio
Dia do Turista
14 Sábado Dia Mundial do Doador de Sangue
15 Domingo Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Aniversário da Emancipação do Acre
16 Segunda-feira Dia da Criança Africana
Dia Mundial da Tartaruga Marinha
17 Terça-feira Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
Dia Mundial do Caratê
Dia do Gestor Ambiental
18 Quarta-feira Dia do Químico
Dia da Imigração Japonesa
Dia da Gastronomia Sustentável
Dia do Orgulho Autista
Dia Internacional do Surf
19 Quinta-feira Dia Nacional do Migrante
Dia do Cinema Brasileiro
Dia Internacional para Eliminação da Violência Sexual em Conflito
20 Sexta-feira Dia do Vigilante
Dia Mundial do Refugiado
21 Sábado Início do Inverno (data móvel: 20 ou 21 de junho)
Dia Mundial do Skate
Dia Internacional do Yoga
Dia Nacional de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
22 Domingo Dia do Aeroviário
23 Segunda-feira Dia do Atleta Olímpico
Dia Mundial do Desporto Olímpico
Dia do Lavrador
Dia das Nações Unidas para o Serviço Público
Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
24 Terça-feira Dia de São João
Dia Nacional da Araucária
Dia da Indústria Gráfica
Dia da Polícia Militar
25 Quarta-feira Dia do Imigrante
Dia Mundial do Marinheiro
Dia Mundial do Vitiligo
26 Quinta-feira Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas
Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura
Dia Nacional do Diabetes
Dia do Metrologista
27 Sexta-feira Dia Nacional do Vôlei
Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas
28 Sábado Dia do Agricultor
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
29 Domingo Dia do Padroeiro do Brasil, São Pedro
Dia do Pescador
Dia do Telefonista
Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil
30 Segunda-feira Dia Nacional do Bumba Meu Boi
Dia Internacional do Asteroide

03 de junho - Dia Mundial da Bicicleta

A bicicleta é um dos meios de transporte mais utilizados por pessoas de diferentes faixas etárias. Existem cidades no mundo, cujo uso de bicicletas é, inclusive, mais comum do que o uso de carros.

Alguns analistas podem aproveitar essa data para impulsionar a venda e o aluguel de bikes ao organizar uma campanha promovendo o uso da bicicleta como uma opção sustentável de transporte, destacando os benefícios para a saúde e o meio ambiente.

Criar desafios nas redes sociais incentivando as pessoas a compartilharem suas melhores rotas de bicicleta ou histórias inspiradoras relacionadas a esse meio de transporte.

12 de junho - Dias dos Namorados

Este feriado é dedicado à celebração do amor e afeto. No Brasil, o Dia dos Namorados acontece em 12 de junho, mas sabemos que em outros países, como os Estados Unidos, a data oficial é em 14 de fevereiro. Isso acontece porque, para além de interesses comerciais, o dia 12 de junho também é o Dia de Santo Antônio: popularmente conhecido como o Santo Casamenteiro.

Essa é uma das datas comemorativas que gera maior índice lucrativo para as empresas. O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas para o Dia dos Namorados, apuradas entre os dias 6 e 12 de junho de 2024, cresceram 4,9% em comparação ao mesmo período de 2023. O Varejo presencial cresceu 4,1% na data comemorativa. Já o e-commerce apresentou um aumento ainda maior nas vendas, com alta de 15,5% no faturamento.

Por isso ela é ideal para a criação de campanhas temáticas, onde são destacados produtos ou serviços que são perfeitos para presentear com flores, chocolates, joias e jantares especiais. Ou ainda oferecer pacotes promocionais como descontos em reservas para hotéis, viagens ou atividades em casal.

Criar concursos nas redes sociais em que os participantes compartilhem suas histórias de amor ou declarações criativas utilizando uma hashtag específica da sua marca, pode ser uma ótima oportunidade para gerar engajamento para sua marca.

14 de junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

Essa é uma data que muitas empresas dedicadas à causas sociais podem promover suas atividades em campanhas digitais. Mas para além de qualquer perspectiva comercial, elas também se tornam porta-vozes da importância da doação de sangue.

Através de conteúdos informativos em suas redes sociais, blogs ou boletins, sempre destacando como a doação de sangue pode salvar vidas, muitas pessoas podem se sentir inspiradas a apoiar a causa. Elas podem realizar parcerias com organizações de saúde ou bancos de sangue locais para promover campanhas de doação de sangue, oferecendo incentivos especiais para os doadores, como brindes ou descontos em produtos ou serviços.

19 de junho - Corpus Christi

O Dia de Corpus Christi ou "Festa do Corpo de Cristo" é um feriado de origem católica marcado pela procissão feita pelos bispos (ou também nomeados pastores) de diferentes igrejas, onde é levada uma hóstia que simboliza o corpo de Cristo.

É um momento ideal para a promoção de eventos ou vendas de itens religiosos. Mas não apenas isso, uma opção bastante vantajosa para as empresas de viagens, por exemplo, é oferecer descontos em passagens e hotéis em cidades que tenham a procissão em seu calendário.

Aproveite também a data para realizar eventos especiais em parceria com outras empresas locais ou organizações religiosas. Isso pode incluir patrocínio de desfiles, exposições de arte sacra, eventos culturais ou até mesmo doações para instituições de caridade relacionadas à fé.

21 de junho - Início do Inverno

Campanhas sazonais de estações do ano são perfeitas para divulgar produtos e serviços adequados para cada época. Os varejistas e lojistas dos segmentos de moda, alimentação e turismo são os que mais usam esse período para promover suas campanhas. Uma opção aqui é criar conteúdos nas redes sociais ou blogs com dicas de moda, decoração ou cuidados com a saúde durante o inverno, relacionando-os aos produtos ou serviços da sua empresa.

E também, claro, realizar promoções sazonais para produtos específicos relacionados ao inverno, como roupas de frio, acessórios, chás ou produtos de cuidados com a pele. Todo esse movimento irá te auxiliar a fazer uma análise de mercado também.

Realize concursos ou sorteios nas redes sociais em que os participantes possam ganhar produtos ou experiências relacionadas ao inverno, como um fim de semana em uma estação de esqui.

24 de junho - Dia de São João

Para os amantes de uma boa festa junina, o mês de junho é o mais aguardado do ano. Pois é nele que comemoramos o Dia de São João. Desenvolva campanhas temáticas que celebrem a tradição do Dia de São João, com destaque para comidas típicas, danças folclóricas e fogueiras. Colabore também com restaurantes ou bares locais para criar menus especiais com pratos tradicionais da festa junina ou bebidas temáticas.

Promova eventos em lojas físicas ou online com decoração junina, música tradicional e ofertas especiais em produtos relacionados à festa, como trajes típicos, decoração temática ou alimentos típicos.

Corpus Christi 2025 é feriado ou ponto facultativo?

Corpus Christi, celebrado em 19 de junho de 2025, é ponto facultativo em muitos lugares, já que não é feriado nacional no Brasil. A decisão sobre ser feriado cabe a estados e municípios, o que pode alterar o funcionamento de serviços e comércios.

Os feriados são celebrados todos os anos no mesmo dia?

Não, os feriados não batem sempre no mesmo dia do calendário. O Corpus Christi, por exemplo, foi celebrado em 8 de junho no ano passado, mas em 2025 cai no dia 19. Essa dança das datas acontece porque parte delas segue calendários lunares ou tradições religiosas que não se prendem rigidamente ao nosso ano solar.

A boa notícia é que a maioria das datas importantes realmente se repete no mesmo dia, ano após ano. Feriados históricos como Tiradentes (21 de abril) ou a Independência (7 de setembro) são fixas no calendário. Você pode contar com eles sempre naquela posição, sem surpresas, para criar estratégias de marketing antecipadamente.

No fim das contas, apenas um minoria de feriados — principalmente os religiosos como Páscoa ou Corpus Christi — é que mudam anualmente. Então, enquanto a maioria das datas é ponto certo no mapa do ano, vale ficar de olho nessas datas que pulam de mês em mês e ajustar seu planejamento conforme a ocasião.

Quais são as datas comemorativas escolares em junho?

Em junho, as principais datas comemorativas escolares incluem o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem (5 de junho), o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) e as Festas Juninas, que se concentram principalmente em torno do Dia de São João (24 de junho).

O que se comemora no dia 29 de junho?

29 de junho carrega uma dupla celebração no calendário cristão: o Dia de São Pedro e São Paulo. Essa data representa um momento para reconhecer duas figuras que moldaram profundamente os rumos da fé cristã desde o início há séculos atrás.

Pedro, com sua trajetória de liderança direta entre os primeiros seguidores, e Paulo, cujo missão levou a mensagem a povos distantes, foram duas figuras históricas do século I. A força de um, como símbolo de fundamento, e o ímpeto transformador do outro, convergiram para que o cristianismo sobrevivesse às adversidades iniciais e ganhasse raízes para se expandir ao redor do mundo.

Quem decide as datas dos feriados?

Os feriados que valem para todo o país ou só para seu estado nascem de decisões oficiais, aprovadas em leis. Isso significa que empresas, escolas e repartições públicas precisam respeitar esses dias — não é opcional. A regra vale do comércio pequeno aos ministérios.

As regras que organizam essa movimentação do calendário estão escritas na Lei nº 9.093, de 1995. Esse é o texto que separa os feriados religiosos dos civis e explica como tudo deve funcionar. Ou seja, ele é como o manual de instruções dos dias de folga coletiva no Brasil.

São os legisladores, nos níveis federal e estadual, que decidem as datas dos feriados todos os anos. Eles definem quais histórias, lutas ou tradições merecem um dia de pausa nacional ou regional. Uma vez decretado, vira compromisso na agenda de todos.

Quais tipos de feriados temos no Brasil?

No Brasil temos três principais tipos de feriados: os nacionais, estaduais e pontos facultativos. Confira a diferença entre cada um deles!

1. Feriados nacionais

Os feriados nacionais são estabelecidos por lei e válidos para todos os estados brasileiros. Cada um deles têm um significado para o país e, em sua grande maioria, foram inspirados em eventos históricos ou possuem caráter cultural ou religioso.

Alguns exemplos de feriados nacionais no Brasil são o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Sexta-feira Santa e Proclamação da República.

2. Feriados estaduais

Os feriados estaduais são específicos de cada estado e, por isso, têm suas particularidades. E em um país tão diverso como o nosso, isso não poderia ser diferente.

Cada um deles foi pensado para a comemoração de um evento ou, ainda, para reforçar a memória de tradições culturais, como o Dia do Padroeiro do Estado.

Sobre eles, é preciso lembrar que a escolha da adoção desses feriados fica a cargo das prefeituras estaduais. Ou seja, as instituições e órgãos públicos podem aderir ou não aos feriados nacionais, assim como as instituições privadas.

E como ocorrem os pontos facultativos?

Os pontos facultativos são datas em que há uma opção de folga para as instituições públicas ou privadas. Eles podem variar de acordo com cada estado e não são necessariamente obrigatórios.

E ainda que não sejam considerados feriados, a decisão é de responsabilidade do governo local, empregadores ou mesmo de um acordo coletivo. Alguns exemplos de pontos facultativos são o Carnaval, Corpus Christi e o Dia do Servidor Público.

Durante essas datas, as empresas têm a flexibilidade de decidir se irão funcionar ou não, realizar planejamento de marketing ou não enquanto as instituições públicas que adotam o ponto facultativo podem ter suas atividades suspensas.

Como usar os feriados em junho suas estratégias de marketing?

Os feriados são datas popularmente conhecidas por movimentar o comércio brasileiro e, por isso, se tornam uma excelente oportunidade para empreendedores impulsionarem suas campanhas de marketing digital. Por isso, não deixe de considerar as estratégias abaixo:

1. Campanhas temáticas

Uma ótima forma de aproveitar os feriados em suas campanhas de marketing é pensar sobre o objetivo da ocasião. Desenvolva conteúdos focados neste momento, utilizando de elementos visuais relacionados ao tema e crie mensagens que despertem o interesse e a conexão emocional com seu público-alvo. Por exemplo, durante o Natal use imagens de presentes, decorações e momentos em família para criar uma atmosfera festiva e próxima.

2. Promoções especiais

Os feriados são momentos propícios para oferecer promoções exclusivas e descontos especiais aos clientes. Isso estimula a participação e cria um senso de urgência nas decisões de compra. Por exemplo, durante a Black Friday muitas empresas oferecem grandes descontos por tempo limitado, incentivando a todos a aproveitar a oportunidade.

3. Integre as mídias sociais

As mídias sociais desempenham um papel importante na interação com o público-alvo. Encontre a plataforma que seu cliente mais utiliza e crie conteúdos específicos, como posts comemorativos, concursos, enquetes e histórias. Incentive a participação dos seguidores, através de um engajamento orgânico e cause um maior impacto.

4. Personalize as comunicações

É natural que os clientes em geral esperem uma comunicação mais personalizada e próxima das empresas. Aproveite então a oportunidade para usar dados de segmentação e análise para falar de maneira assertiva e eficaz com seu público-alvo. Envie e-mails, mensagens de texto ou notificações push com ofertas e descontos direcionados, levando em consideração os interesses e histórico de compra de cada um deles.

5. Realize eventos especiais

Por que não realizar eventos que gerem engajamento e interação com o seu público? Organize um webinar temático, um concurso online, uma transmissão ao vivo ou até mesmo um evento presencial, dependendo das circunstâncias. Essas iniciativas ajudam a fortalecer a presença da marca e criar um senso de comunidade.

6. Faça parcerias estratégicas

Considere estabelecer contato com outras empresas ou influenciadores relevantes para criar campanhas conjuntas durante os feriados. Isso pode ajudar a expandir o alcance das suas mensagens, agregar valor para o seu público-alvo e criar oportunidades de cross-promotion.

7. Acompanhe e analise os resultados

É essencial monitorar e analisar os resultados das suas campanhas de marketing durante os feriados. Por isso, faço uso de ferramentas de análise para medir o desempenho das suas ações, como o alcance, engajamento, conversão e retorno sobre o investimento. Essas métricas fornecerão insights valiosos para ajustar e otimizar suas estratégias futuras.

8. Esteja alinhado com os valores e sentidos dos feriados

Cada feriado carrega histórias, símbolos e emoções que importam para as pessoas. Conectar sua campanha a essas raízes — não apenas à data no calendário — evita mensagens que soem vazias ou, pior, que pisem em valores sensíveis. Entender o que verdadeiramente se celebra é sua melhor proteção contra desconfortos e desencontros nessas datas comemorativas e reflexivas.

Como garantir uma campanha de sucesso nos feriados em junho?

Os feriados são oportunidades valiosas para as empresas que desejam criar campanhas de sucesso. Tudo isso porque durante estas datas o consumidor tende a comprar mais, a investir em atividades em família e a buscar novas experiências, o que faz com que o mercado fique bastante movimentado.

Uma ótima opção é priorizar conteúdos e anúncios temáticos. Pense em cada ação de marketing e reflita sobre o espírito da ocasião, pois só assim a sua empresa será capaz de despertar o interesse do seu público. Crie com detalhes uma atmosfera envolvente e inspiradora, até que eles se sintam à vontade para engajar com sua marca e, depois, sejam promotores dela.

Junho possui datas comemorativas que podem ser exploradas por quem desempenha estratégias de marketing e campanhas de publicidade de forma bastante assertiva e, claro, com criatividade.

Depois disso, estude qual é a melhor estratégia para o seu negócio e não deixe de contar com os benefícios de quem entende do assunto. Com o Audiências Digitais você é capaz de criar campanhas personalizadas de um jeito simples e seguro. Pois sua base de informações garante a assertividade que sua comunicação precisa, impactando apenas o seu público em potencial.

Conheça o Audiências Digitais da Serasa Experian!

Durante os feriados, muitas empresas aproveitam para criar campanhas de anúncios especiais, oferecer promoções exclusivas e direcionar seus esforços de marketing para alcançar um público específico.

E é nesse momento que o Audiências Digitais da Serasa Experian pode ajudá-las a se destacar entre seus concorrentes e chamar a atenção do seu público-alvo da maneira certa. Tudo isso graças à base de informações que ele possui.

Isso significa que suas campanhas, antes de impactar o grande público, irão considerar todas as características demográficas, interesses, comportamentos de compra e outras informações relevantes do seu potencial cliente. O que garante a cada uma delas mais assertividade, um aumento nas suas chances de conversão e retorno sobre o investimento.

Pense bem, quando pessoas que já demonstraram algum interesse em adquirir o seu produto são alcançadas por suas campanhas, você evita gastos desnecessários, pois as chances de você convencê-la a entrar no seu site e efetuar uma compra são ainda maiores.

Além disso, o Audiências Digitais também pode ajudar você a identificar tendências de consumo durante os feriados do mês de julho, analisando o comportamento financeiro dos consumidores e fornecendo insights valiosos para ajustar suas estratégias de marketing às necessidades da sua empresa.