A criação de boas estratégias de marketing é um passo essencial para atingir o sucesso no meio digital, considerado, até mesmo, a base para bons resultados. Por meio delas, é possível utilizar o máximo das potencialidades de um negócio e somar bastante com os fatores que comandam o sucesso dele.

Como a estratégia é o ponto no qual se planejam todas as ações para o marketing daquele empreendimento, torna-se necessário definir o tópico com bastante precisão para as campanhas da marca. Essa necessidade é o que faz os negócios buscarem cada vez mais por análises, ideias e conteúdos do tipo.

Nesse sentido, cabe conhecer as principais formas e como adaptar cada uma dessas ações conforme o contexto de seu empreendimento! Continue com a Serasa Experian e confira o que separamos.

1. Compreenda seu público-alvo

A compreensão do seu público-alvo é o primeiro passo para a criação de qualquer que seja a estratégia de marketing digital. Através desse entendimento, você consegue perceber qual a maneira mais apropriada de guiar interações com os interessados, por meio da avaliação de dados, como preferências, hábitos e outras informações comportamentais.

Como a comunicação é essencial para o fechamento de bons negócios, saber com segurança o que fazer nessa área fará com que as negociações sejam mais objetivas e, portanto, aumentem a probabilidade de as ações com o público serem bem-sucedidas.

O bom conhecimento do público-alvo ajuda o seu time a se guiar por grupos mais específicos de interessados. Isso ajudará tanto a poupar energia do pessoal como também evitar uma quantidade maior de negociações sem chance de eficácia nas campanhas.

Mosaic: a solução de segmentação de público

Independentemente do nicho, compreender exatamente como é a persona e entender sua segmentação é essencial. É por meio dessa análise que uma campanha alcançará o sucesso desejado e esperado, pois terá um impacto direto no público-alvo e aumentará significativamente as chances de conversão.

Para isso, é fundamental buscar soluções adequadas, guiando-se pelo caminho mais eficaz. Aqui na Serasa Experian, dispomos de soluções para a análise e segmentação do público de sua marca, como o Mosaic.

Essa é uma ferramenta ideal para compreender melhor as características dos consumidores, como região, faixa etária, renda média, entre outras. Desse modo, a eficácia de toda campanha fica muito maior e você tem a chance de alcançar conversões mais satisfatórias.

2. Estabeleça metas e KPIs claros

O estabelecimento de metas claras é muito importante para proporcionar um direcionamento interessante nas práticas do negócio para sua equipe. Com objetivos alcançáveis e adequados, é possível fazer com que o empreendimento alcance altos níveis no cenário geral do mercado.

Uma dica para estabelecer metas claras é observar quais são as necessidades da empresa em diferentes períodos e alinhar a conclusão das metas com o surgimento de outras. Por exemplo, no primeiro trimestre, pode-se idealizar o aumento da base de clientes em certa porcentagem para, no próximo trimestre, obter determinado lucro.

Os KPIs (Key Performance Indicators) são dados que revelam a qualidade do desempenho do empreendimento. Portanto, é possível gerir de forma precisa e eficiente o desempenho de ações que ocorrem na empresa e, por isso, fornecem uma boa noção sobre o sucesso dela em estratégias diversas. Para facilitar seu entendimento, veja os principais tipos de KPIs:

Taxa de conversão

A taxa de conversão revela em porcentagem os leads gerados que fecharam a compra no seu negócio. Ela é essencial para verificar, em termos gerais, se as estratégias de marketing digital utilizadas tiveram ou estão tendo o efeito desejado e, consequentemente, se precisam de correções urgentes.

Logo, caso a taxa de conversão seja alta, significa que mais leads foram transformados em clientes. Esse fator revela que as práticas escolhidas são adequadas para o crescimento do empreendimento e precisam ter constância para melhorar o cenário da empresa.

Taxa de churn

A taxa de churn, por sua vez, revela o percentual de clientes que desistiram da sua marca em comparação à quantidade inicial. Os períodos de comparação podem ser diversos, desde um ano, um mês ou o que for mais adequado para a análise do seu negócio.

Quando essa taxa está alta, significa que algum equívoco está ocorrendo nas práticas do empreendimento. Os problemas que mais ocasionam o crescimento da taxa de churn são crises financeiras na empresa, expansão da concorrência ou mudança brusca e sem planejamento das estratégias de marketing digitais usadas pela organização.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é um indicador voltado para o time de atendimento, já que se trata do tempo médio que o colaborador leva para responder ao possível cliente. Vale lembrar que esse indicador não é contabilizado para atendimento automático, visto que as respostas são instantâneas.

Quanto menor for o tempo de resposta, maior será a qualidade do atendimento, visto que o consumidor esperará menos. Dessa forma, gera-se satisfação e solução das dúvidas pertinentes, além de mostrar que o negócio consegue lidar com as demandas dos clientes.

Quantidade de interações antes do fechamento

A quantidade de interações antes do fechamento revela, em média, quantos contatos são necessários para que uma negociação seja fechada. Isso pode revelar dados importantes a respeito da qualidade do produto oferecido e sobre a eficácia das abordagens da equipe de vendas.

Se o valor for muito alto, significa que há algum problema a ser corrigido no produto ou nas abordagens. Caso a quantidade de interações antes do fechamento seja baixa, então o negócio está indo bem e as estratégias de marketing digital precisam manter a qualidade para garantir o bom índice.

3. Crie conteúdos autênticos

A criação de conteúdos autênticos é um componente indispensável para elaborar estratégias de marketing digital. Por meio deles, é possível mostrar ao seu público que o seu negócio é autoridade sobre determinado assunto e, com isso, guiá-lo adequadamente para facilitar as negociações.

Confira, a seguir, alguns dos formatos que apresentam maior eficiência.

Vídeos

Os vídeos são formas extremamente populares e eficientes de produzir conteúdos relevantes que engajem o seu público. Existem diversos formatos atualmente, desde vídeos extremamente curtos até tutoriais e transmissões ao vivo que permitam divulgações ou abordagens mais profundas a respeito de determinados assuntos.

Escolha o formato que mais se adequa ao seu tipo de negócio. Por exemplo, empreendimentos de moda podem utilizar tanto formatos de vídeo mais curtos para mostrar combinações rápidas quanto vídeos mais longos que mostrem composições e histórias de determinados estilos.

Artigos

A produção de artigos é a forma mais conhecida para criação de conteúdos autênticos, já que o seu uso sempre acompanha uma escrita persuasiva capaz de oferecer informações úteis. Simultaneamente, o texto mostra ao leitor as vantagens daquela marca que forneceu aquele texto e, por isso, investir em excelentes redatores auxilia bastante o seu negócio a ser eficaz no médio e longo prazo.

Postagens em redes sociais

Postagens em redes sociais são excelentes para aumentar a sua visibilidade e, consequentemente, seu engajamento nas estratégias de marketing digital. Como elas estão amplamente presentes na vida das pessoas, seu uso é indispensável para a divulgação de seu negócio e, simultaneamente, para a ampliação da quantidade de vendas.

O mais recomendado, portanto, é a união desses formatos segundo os dados que você conhece do seu empreendimento. Postagens em redes sociais com escritas persuasivas e vídeos úteis, por exemplo, são uma ótima forma de aproveitar os benefícios dos três formatos de conteúdo.

4. Invista em diferentes canais

Investir em diferentes canais tornou-se algo bastante comum e funcional por oferecer a possibilidade de atingir um número maior de público interessado. Ao compreender o funcionamento das plataformas escolhidas, é possível utilizar as diferentes vantagens de cada uma para aumentar a presença da sua marca em vários locais diferentes no meio digital.

Para os negócios que estão no começo, no entanto, a recomendação é que não apliquem em plataformas demais. Entre duas e três já é suficiente por conseguir reunir um bom público e, simultaneamente, não pesar demais nos custos.

Além disso, o foco em um número não muito grande de plataforma permite um cuidado maior com os canais, por meio de conteúdos de qualidade e publicados regularmente.

5. Faça análise de métricas regulares

A análise das métricas realizada em uma periodicidade regular é muito importante para perceber como anda a relevância do negócio, tanto na perspectiva dos motores de busca como dos clientes. Consequentemente, com esse ato feito regularmente, o seu empreendimento poderá corrigir o mais rápido possível as métricas que apresentarem resultados ruins.

Algumas empresas só percebem os resultados negativos de algumas métricas quando já tiveram muito prejuízo, como a não eficácia de uma campanha em determinada plataforma, por exemplo.

Veja também: 3 passos essenciais para medir resultados de ações de marketing digital.

Portanto, as estratégias de marketing digital podem apresentar maior eficácia ao avaliar os vários pontos necessários para manter a qualidade desejada.

Continue a conhecer conteúdos úteis e eficazes para o seu negócio em nosso site e não se esqueça de se atualizar constantemente sobre as mudanças no marketing.

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