O e-mail é uma das ferramentas de marketing mais eficientes para geração de leads por ser um canal com tecnologia em constante aprimoramento e ser o campeão de ROI, quando comparado com outros canais de mídia.

Uma das características que o tornam uma ferramenta eficaz é o fato de ele ser um canal de contato direto e profundo com o usuário. Se o endereço estiver correto, a mensagem enviada e entregue! Se o usuário considerar seu conteúdo importante e relevante, irá abrir a mensagem.

A partir desse conceito e em conjunto com o teste A/B, surgiram os e-mails A/B. Quer entender mais sobre o tema? Continue sua leitura e confira tudo com a gente!

O que é e-mail A/B?

O e-mail A/B é uma estratégia comparativa entre duas versões de uma mesma campanha lançada por e-mail para um determinado número de usuários. Conforme os resultados, você consegue determinar qual das versões é mais eficiente para ser enviada a toda a sua lista de e-mail.

Ele foi desenvolvido a partir do teste A/B — um dos testes mais conhecidos e eficientes do mundo do marketing digital, constituído por duas versões de uma mesma campanha ou peça de divulgação. A versão que você já está rodando e uma segunda versão com modificações que botará a prova a primeira.

Para os resultados poderem servir de parâmetro, o ideal é que as duas versões do material sejam apresentadas para um número parecido de pessoas, assim será possível identificar qual é a versão mais eficiente.

Para que serve o teste A/B?

O teste A/B serve para fazer uma análise comparativa entre duas peças de uma mesma campanha regular ou campanhas sazonais e determinar qual delas é mais eficiente e, consequentemente, lançá-la em canais de mídia específicos com o intuito de gerar e capturar leads.

Como fazer o teste A/B?

Primeiramente, você deve escolher uma amostra da sua base de contatos para receber as peças da campanha e qual métrica será considerada relevante para os resultados: taxa de cliques ou taxa de abertura.

Depois você estipulará um período para as mídias circularem pela amostragem. Enquanto isso, você irá monitorar os dados e analisar os resultados para então disparar a versão mais acessada.

Dicas para utilizar o e-mail A/B

Chame o usuário para a ação: para um lead ser convertido em cliente, ele precisa executar a ação que você espera no e-mail, seja solicitar um orçamento, comprar um produto ou baixar um modelo, por exemplo.

Para o teste ter validade é necessário que o público interaja com o seu conteúdo. E para isso, é interessante considerar alguns aspectos na elaboração da sua campanha.

Remetente

Para passar autoridade e confiança ao usuário e gerar a conversão, o nome do remetente e a assinatura do e-mail precisam estar bem claros e específicos, para estabelecer uma relação com sua base de leads.

Use o Teste A/B para ver entre dois modelos o que mais gera cliques e conversões. Você pode acabar percebendo que ambos funcionam, mas para diferentes tipos de público, por exemplo. Aí é questão de segmentar a lista e preparar um e-mail remarketing conforme os resultados obtidos.

Assunto do e-mail

Para um assunto aparecer de forma clara na caixa de entrada do usuário, é fundamental que o texto tenha entre 20 e 41 caracteres. Os testes A/B são ótimos indicadores de quais assuntos são mais atraentes e conseguem conquistar mais conversões.

Tamanho do e-mail

A primeira dica é pensar em um formato que seja compatível com o acesso por dispositivos móveis. Para garantir uma boa visualização e engajamento no mobile, o ideal é que a largura seja de 600 píxeis. Use imagens de no máximo 100 kB e não exceda um total de 500 kB com elas.

Conteúdo

Outro elemento que é importante testar em suas campanhas de e-mail marketing é o conteúdo. Ele é tão relevante que às vezes uma pequena mudança pode alterar drasticamente o tempo em que o usuário permanece lendo ou o número de interações com a peça.

CTAs

Um dos principais atributos do teste A/B em e-mail marketing é justamente mensurar a efetividade das chamadas para a ação que você usa.

Teste diversos modelos de CTA, incluindo no contexto e corpo do texto ou com botões em destaque para determinar qual é a estratégia mais adequada.

Obtenha insights relevantes para suas ações

A Serasa está sempre em busca de otimizar processos e facilitar a vida dos empreendedores e equipes de gestão das empresas.

Por isso, criamos plataformas de análise de mercado e segmentação de campanhas, para que você possa ter informações confiáveis e constantemente atualizadas para as tomadas de decisões da sua empresa serem estratégicas e efetivas.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado de entender mais sobre o e-mail A/B e recomendamos que continue acompanhando o blog para mais conteúdos e informações. Até a próxima!