O remarketing por e-mail é uma prática bastante utilizada atualmente, que consiste em enviar e-mails direcionados aos visitantes da loja virtual ou do site da empresa com base em seu comportamento online. As informações disponíveis por cookies de navegação fornecem dados extremamente relevantes de sites acessados e itens visualizados, que permitem a criação de campanhas mais assertivas, pois despertam interesse em cada usuário.

O uso mais comum desse recurso é com os consumidores que desistem de uma compra quando os itens já estão no carrinho virtual. Geralmente, envia-se um e-mail oferecendo aquele item, às vezes com um desconto, um brinde, uma alternativa na forma de pagamento ou frete grátis. Entretanto, o remarketing pode ir muito além disso.

As mensagens direcionadas podem ser utilizadas em qualquer site que conte com um formulário para a escolha de produtos ou serviços, como, por exemplo, de companhia aérea. A pessoa que consulta preços e horários de voos e depois deixa a página pode receber um e-mail com o lembrete para realizar a compra. No exterior, há empresas que aproveitam o contato feito pela visita virtual para convidar o cliente a baixar o aplicativo próprio e, assim, facilitar a localização das informações.

O timing da ação é um fator muito importante. Quanto mais rapidamente a mensagem for enviada, melhores serão os resultados. Para itens em promoção ou de grande procura, o recomendado é disparar a mensagem em questão de minutos. Comunicações praticamente instantâneas também são indicadas para sugerir itens similares, já que alcançam o comprador quando ele ainda está na fase de realização da pesquisa.

Outros detalhes também contribuem para índices de compra mais favoráveis. Às vezes, por exemplo, a primeira mensagem não convence o consumidor, mas com o envio de um segundo e-mail, no dia seguinte, as chances sobem para 54%. O layout atrativo e prático, que conduz o usuário com apenas um clique ao carrinho, também potencializa o sucesso na venda. E, para fechar o ciclo com excelência, vale enviar uma mensagem de agradecimento a cada conversão de venda. Essa ação simples contribui para a fidelização do cliente.

* Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian