Imagens e vídeos são exemplos de recursos simples que podem otimizar seu conteúdo e seduzir o usuário.

Segundo levantamento feito pela ferramenta StatCounter, em dezembro do ano passado 56,48% do tráfego da internet em todo o mundo foi originado por dispositivos móveis. Os números do Google também apontam que globalmente mais de 50% das buscas são feitas por meios de mobile.

Esses dados mostram que o mobile ganha cada vez mais importância e deve ser considerada nas estratégias de marketing. Por isso é essencial entender o comportamento dos indivíduos e como “consomem” conteúdos nessas plataformas.

O público mobile se comporta de forma diferente de quem usa outros dispositivos e suas expectativas também são únicas, devendo ser atendidas para não haver impactos negativos nos resultados das vendas.

Contudo, desenvolver conteúdo online não significa simplesmente assegurar que o website seja adaptado às plataformas mobile. É necessário criar temas e formatos exclusivos para esses dispositivos. Confira abaixo sete passos para produzir conteúdo com engajamento:

  1. Escreva manchetes atrativas

As manchetes devem evocar as emoções da audiência e, ao mesmo tempo, transmitir uma mensagem útil, significativa e interessante. É importante que o conteúdo entregue o que foi anunciado, caso contrário os consumidores perderão a confiança em sua marca.

  1. Priorize as informações mais importantes

Um bom texto sempre entrega a ideia principal no primeiro parágrafo. Se escrito de maneira concisa e clara, as chances de instigar o leitor a querer continuar a leitura são maiores.

  1. Seja conciso

Quem consome conteúdo em dispositivos móveis gosta de rapidez. Conteúdos objetivos e dinâmicos costumam performar bem, mas não quer dizer que você precise escrever um post de 100 caracteres; significa dar as informações mais importantes de forma que sejam facilmente entendidas pelo leitor.

  1. Subtítulos são boa opção

Os subtítulos tornam a leitura mais leve para um público habituado a consumir conteúdo rapidamente. Com sua inclusão ao longo do texto, o leitor pode rolar a página e encontrar facilmente as passagens que mais lhe interessam e então se aprofundar nos detalhes.

  1. O poder das listas

Assim como os subtítulos as listas também tornam o conteúdo mais fácil de ser assimilado. Use tópicos e numerações para oferecer ao leitor uma experiência diferente daquela proporcionada por textos compostos por longos parágrafos. Se você adotar essa estratégia certifique-se de que cada item seja curto. Considere usar títulos para cada item, seguido de parágrafos que forneçam detalhes sobre o que está sendo discutido.

  1. Use corretamente imagens e vídeos

Imagens e vídeos são ótimas opções para quebrar textos longos. Contudo, eles podem obrigar o leitor a passar mais tempo aguardando seu carregamento. Em alguns casos, considere a utilização de imagens e vídeos para transmitir mensagens as quais seriam necessários muitos parágrafos.

  1. Evite poluir visualmente o seu conteúdo

Anúncios, imagens irrelevantes e links não apenas atrapalham a leitura como também comprometem a velocidade de carregamento da página. Retire todos os recursos que poluem a mensagem visualmente para que, assim, aumentem as chances de leitores engajados e inclinados a compartilharem seu conteúdo.