Se você utiliza o Instagram como ferramenta para divulgar o seu trabalho ou sua empresa, deve entender que é inviável fazer isso sem utilizar estratégias de marketing.

Essa rede social tem mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo, que diariamente postam e compartilham quase 100 milhões de fotos e vídeos. Assim, simplesmente postar sem técnica pode fazer o esforço de uma campanha ser desperdiçado.

Impulsionar uma publicação do feed, stories ou reels aumenta o alcance do seu perfil e pode trazer diversas vantagens, como uma maior visibilidade e mais seguidores da sua marca. Se você quer saber o que fazer para impulsionar no Instagram e como essa ação pode aumentar suas vendas, acompanhe o post de hoje!

O que significa impulsionar uma publicação no Instagram?

Impulsionar uma publicação no Instagram é uma estratégia para alcançar mais pessoas do que conseguiria de forma orgânica, e isso inclui seus seguidores e até mesmo aqueles que ainda não conhecem o seu perfil.

Você, com certeza, já viu no seu feed uma publicação de um perfil que você ainda não seguia com a marcação "publicação patrocinada", não é mesmo? Então, esse post só chegou até você porque foi impulsionado.

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Vale a pena impulsionar uma publicação?

Impulsionar no Instagram é uma estratégia que garante inúmeros benefícios para um perfil comercial. Quando sua publicação alcança mais usuários, há uma maior visibilidade e fortalecimento de uma marca.

Aumenta-se também a conversão de seguidores em clientes. Por isso, sim, vale a pena investir no impulsionamento de um post!

Outra vantagem é que quando você impulsiona um stories, publicação ou reels no Instagram, também tem acesso a métricas que antes não tinha para conseguir acompanhar com mais detalhes o desempenho do seu perfil.

Qual valor para impulsionar no Instagram?

O investimento para impulsionar uma publicação no Instagram pode variar muito. Isso porque é preciso considerar o objetivo de cada campanha e quantos dias o post ficará ativo. Porém, é possível começar com o valor mínimo de R$ 1,00 ao dia.

O valor total do orçamento que será direcionado para essa estratégia fica a seu critério. A plataforma sugere que o usuário invista pelo menos R$ 10,00 por dia, durante 3 dias seguidos para conseguir visualizar um retorno.

Vale lembrar que quanto maior o investimento, maior será o retorno, mas que o alcance e os outros benefícios dessa estratégia também precisam estar alinhados a uma campanha bem planejada, como veremos mais adiante.

Qual a diferença entre impulsionar e anunciar no Facebook?

É muito comum os usuários ficarem em dúvidas entre as ferramentas de impulsionar e criar anúncios na hora de definir a estratégia de marketing. Mas cada uma tem a sua função e pode ser utilizada para diferentes objetivos.

O impulsionar tem o foco no alcance de uma postagem ou perfil. Já os anúncios, na conversão, ou seja, no aumento de vendas.

Para impulsionar uma publicação, utiliza-se o próprio recurso do Instagram. Para criar anúncios, é preciso utilizar o Gerenciador de anúncios do Facebook.

9 passos para impulsionar no Instagram

Todos os benefícios apresentados do "impulsionar" no Instagram, em conjunto, impactam positivamente no crescimento e expansão de um negócio.

Se você ficou interessado e quer aplicar essa estratégia no seu perfil, veja um passo-a-passo de como impulsionar suas vendas utilizando o Instagram:

1. Selecione um perfil configurado como conta comercial

O primeiro passo é verificar se o seu perfil no Instagram está configurado como "Conta Comercial" (Business). Caso esteja como "Conta pessoal" é bem simples fazer a mudança:

  1. Acesse o Instagram com seu e-mail e senha;
  2. Clique nos três risquinhos no canto superior e selecione "Configurações";
  3. Clique em "Conta";
  4. Selecione a opção em destaque no fim da página "Mudar para conta comercial".

2. Clique na aba de promoções

Na página do seu perfil Business do Instagram, você irá visualizar um botão escrito "Promoções", ele estará próximo a "Editar Perfil" e "Contato".

Clicando no botão "Promoção", você irá para uma página que mostrará duas opções: escolher um conteúdo já publicado no seu perfil ou criar uma nova publicação para promover.

É aqui também que ficam arquivadas as publicações em que já foram aplicadas esta estratégia e que ainda estão ativas.

3. Escolha a publicação, reels ou stories para impulsionar

No caso de você escolher a opção de impulsionar um conteúdo já publicado no seu perfil, você terá acesso a uma lista de posts que tiveram mais popularidade e que podem ser uma boa oportunidade para impulsionar.

Mas a escolha é livre, e você pode selecionar qualquer publicação do seus stories ou feed que esteja dentro dos requisitos de design estipulados pelo Instagram.

4. Defina a meta dessa ação

Após escolher a publicação é hora de selecionar qual é o objetivo dessa campanha, ou seja, para onde você quer direcionar as pessoas que entrarem em contato com este conteúdo. O Instagram disponibiliza três opções:

  • Seu perfil: aumenta as visitas ao perfil da marca;
  • Seu site: direciona o usuário para um link externo. É comum associar os CTAs: "Inscreva-se, "Saiba mais", "Comprar agora", "Fale conosco" e outros;
  • Suas mensagens diretas:leva os usuários para o direct do seu perfil.

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5. Decida o melhor público-alvo com a Audiências Digitais da Serasa Experian

Esta é uma das etapas mais importantes para o desempenho da publicação que você está impulsionando. Você deve ter muito cuidado ao definir o público-alvo para que as pessoas certas sejam impactadas pelo seu post.

Se você ainda não sabe qual é o público-alvo do seu negócio, conte com o Audiências Digitais da Serasa Experian — a solução perfeita para segmentar seus anúncios nas principais plataformas digitais e ter mais assertividade nas suas campanhas.

No Instagram, a escolha do público alvo é dividida nas seguintes opções:

  • Localização;
  • Interesses;
  • Idade e gênero.

Quanto maior o público-alvo selecionado, mais pessoas irão ver o seu conteúdo. Porém, menor será a eficiência da sua campanha em termos de conversão.

6. Escolha o valor e tempo da impulsão

Agora é hora de decidir qual é o orçamento disponível para gastar com essa estratégia. O valor e os dias de impulsão de uma publicação vai depender do seu planejamento estratégico.

Qual retorno você espera? É uma campanha grande ou sazonal? Quais são seus objetivos? São algumas perguntas que podem te ajudar a decidir qual será o investimento e a sua duração.

7. Confira as informações e adicione uma forma de pagamento

Após tudo configurado, é hora de revisar e conferir todas as informações que você selecionou. É possível ver uma prévia de como a publicação irá aparecer no feed, na aba Explorar e nos stories do público-alvo que você escolheu.

Após verificar que está tudo ok, clique em "Pagamento" e preencha os dados necessários para prosseguir.

8. Insira a promoção que vai oferecer

Agora é hora de clicar no botão "Criar a promoção" para confirmar tudo o que você configurou.

É importante deixar claro, que antes de sua publicação começar a circular pelos perfis do Instagram, ela passará por uma aprovação pela plataforma, que irá conferir se o conteúdo selecionado atende as qualificações para ser impulsionado.

Pode acontecer dela ser rejeitada, aí você terá que revisar todas as opções que selecionou, qualidade da imagem ou vídeo, tamanho, conteúdo e analisar o que pode ter sido considerado fora das diretrizes estipuladas.

9. Acompanhe os resultados

Após impulsionar uma publicação, é muito importante acompanhar como ela está performando para saber se a meta do planejamento está sendo alcançada.

Para checar o desempenho, é só acessar as métricas do Instagram do post e analisar as que são mais relevantes para o objetivo escolhido.

Hoje vimos que impulsionar no Instagram, é uma das opções para aqueles que querem uma força a mais para divulgar sua marca neste meio.

Essa rede social apresenta diversas oportunidades para explorar o Marketing Digital e aliado a estratégias bem definidas, podem ajudar a alavancar suas vendas!

Continue acompanhando o blog da Serasa Experian e conte com as nossas soluções para auxiliar nas suas estratégias de campanha!