Navegar pelo mercado enquanto empreendedor é um desafio que se torna mais palpável quando você conhece e aplica recursos e ferramentas que o auxiliam na compreensão dos indicadores e resultados. A taxa de conversão é uma dessas soluções, por possibilitar o monitoramento dos consumidores ao longo do funil de vendas.

E se você deseja aprimorar a percepção sobre ela e qualificar a gestão do seu negócio, continue a leitura e confira com o blog da Serasa Experian o que é, como calcular e qual a importância da taxa de conversão!

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é um indicador aplicado para a geração de dados sobre o retorno dos investimentos e o resultado que produziram em termos de valores de vendas.

Na prática, sinaliza ainda quantos daqueles que passaram pelo funil de vendas da sua empresa de fato chegaram a fazer alguma aquisição, demonstrando, em porcentagem, quanto dos consumidores em potencial converteram. Ou seja, é um parâmetro qualificado e preciso que analisa as oportunidades e o índice de aproveitamento final.

Por que é importante saber a taxa de conversão?

É importante saber calcular e entender qual é de fato a sua taxa de conversão para realizar avaliações precisas e assertivas a respeito de novas perspectivas, reconhecer gargalos ao longo da jornada e aprimorar a tomada de decisões e ações estratégicas.

Ela é uma metodologia que precisa ser analisada constantemente, principalmente diante de novidades e lançamentos, para que seu negócio possa medir o índice de sucesso da campanha e do quão efetiva ela foi em termos de retorno de compras realizadas.

Esse monitoramento é ainda muito significativo para o apontamento sobre a saúde do funil de vendas estruturado por sua marca.

Para ler depois: Jornada do cliente: tudo o que você precisa saber!

Como calcular a taxa de conversão de vendas?

Existe um direcionamento que permite o cálculo da taxa de conversão de vendas de forma descomplicada. Para isso, deve-se aplicar o resultado de vendas, dividir pelo número de visitas ou interações realizadas e multiplicar por cem.

Vamos imaginar que você possui uma agência de venda de cursos e treinamentos organizacionais e quer conhecer a taxa de conversão de um e-book disponibilizado como lançamento.

Se em um período de 30 dias você obteve 6.000 visitas no site e realizou a venda de 1.300 livros, o valor da sua taxa de conversão é:

  • 1.300 ÷ 6.000 = 0,21;
  • 0,21 x 100 = 21%.

Ou seja: total de vendas ÷ pelo nº de visitas x 100 = valor da taxa de conversão.

Você pode adaptar esse cálculo conforme a necessidade ou estratégia. Ou seja, pode segmentá-lo por etapa de funil ou aplicar para uma compreensão mais integral do cenário da organização.

O mais importante é ter um objetivo bem definido e selecionar quais métricas serão avaliadas em cada etapa, para que seu diagnóstico seja de fato assertivo.

Quando os resultados são negativos e quando são positivos?

Ao saber como realizar essa contagem, é natural que agora você esteja se perguntando como fazer essa comparação e qual será a base para entender se a sua taxa de conversão é ou não positiva. Mas, na verdade, não existe um valor fixo para essa questão.

Para que você de fato consiga entender se as estratégias estão sendo efetivas ou não, precisa adotar dois caminhos:

  • Por meio da análise dos dados da sua própria empresa, em que compara a porcentagem obtida com as metas e objetivos traçados para aquela ação ou campanha e descobre se foram ou não atingidos;
  • Utilizando o benchmarking para saber como estão os números dos seus concorrentes no mercado.

Portanto, para este estudo ser de fato objetivo e fundamentado em perspectivas reais, precisa estabelecer o marco a partir do qual irá se basear. E, como etapa seguinte, qualificar esses dados para uma averiguação completa.

Analise então a seguinte hipótese: no funil de vendas do seu e-commerce, você captou que, da audiência para leads o seu número está em 50%, mas, de leads para consumidores está em 10%.

Assim, é correto afirmar que 90% dos seus leads não estão gerando consumo, o que sinaliza que essa questão precisa ser considerada.

A partir disso, faça o levantamento de pontos como:

  • Quais fatores podem estar contribuindo para esse fenômeno?;
  • Estou fornecendo as informações essenciais e necessárias para a aquisição?;
  • Quais elementos da etapa de leads podem ser aprimorados?;
  • A qualidade do atendimento prestado está deixando a desejar?

Como melhorar a minha taxa de conversão?

Conheça as ações que podem auxiliá-lo no aperfeiçoamento dessa taxa:

1. Recolha informações sobre os seus processos internos

A primeira orientação para melhora da sua taxa de conversão é fazer uma pesquisa com o máximo de informações possíveis, de forma colete os seguintes dados internos:

  • Quais os principais objetivos das ações?
  • Onde estão os gargalos ou falhas?
  • Quanto de recurso você tem disponível para investimento?
  • Qual será o tempo de análise desse fenômeno?
  • Que etapa ou fase do funil será aprimorada?

2. Aposte em soluções como o Mosaic

A segunda etapa consiste em contar com um conhecimento aprimorado sobre o seu público, de forma a planejar, com propriedade, ações alinhadas e ajustadas com os seus consumidores e possíveis usuários.

Isso se torna uma possibilidade com ferramentas como o Mosaic, que leva até você dados completos, de caráter qualitativo e quantitativo, que agregam na inteligência do seu negócio e auxiliam na construção de insights fundamentais para a sua estratégia de ampliação da taxa de conversão.

3. Defina suas metas com base nas etapas de funil

Caso o seu foco seja o topo, aposte em um aumento do número de conteúdos e materiais ricos concedidos, destacando as mídias digitais que atraem o seu público-alvo. É possível ainda deixar a experiência do usuário mais eficaz, dinâmica e clara.

Já para o meio do funil, o principal desafio é manter o estímulo e engajamento com a sua marca. Você pode otimizar e aprimorar a jornada de compra oferecendo soluções de automações, como o e-mail marketing, que consigam manter uma comunicação e relação com o consumidor.

Para o fundo, garanta que a descrição e informações dos produtos e serviços seja a mais transparente possível, com todas as condições sinalizadas e com acesso facilitado. Vale a pena também investir em abordagens personalizadas, que considerem a trajetória desse usuário.

O mais importante para a taxa de conversão é entender a sua importância, como calculá-la e que tipo de mudanças e aperfeiçoamentos podem ser apresentados ao público-alvo.

E para você continuar a compreender mais sobre o campo do marketing, acompanhe o blog da Serasa Experian. Aproveite e confira ainda o guia completo de captação de clientes e como conseguir atraí-los.

Até o próximo post!