Veja como tirar proveito dessa estratégia e tomar decisões que garantam um futuro promissor para sua organização.

São inegáveis os benefícios que uma eficiente análise de dados pode proporcionar a seu negócio. Ela representa uma oportunidade de a organização aperfeiçoar sua gestão, otimizar as experiências do cliente e obter vantagem sobre a concorrência. Pesquisa da Experian indica que, no Brasil, 52% das organizações dizem que estão planejando iniciativas de análise de dados nos próximos doze meses, no ano passado essa porcentagem era de apenas 37%.

Para fazer sucesso na era digital, é fundamental incorporar a análise de dados ao DNA da organização. Para isso, conheça alguns dos principais desafios a serem superados:

1 - Ter dados confiáveis – Trabalhar com informações corretas deve ser a primeira prioridade de uma empresa que deseja orientar sua atuação pela análise de dados. Esse desafio é ainda maior diante do crescimento das informações disponíveis. Nesse caso, torna-se essencial contar com ajuda de especialistas e programas voltados especificamente para isso. A Serasa Experian oferece soluções para tratar, validar e gerenciar a qualidade do seu banco de dados.

2 - Promover uma cultura de diversidade – Essa prática vale tanto quando se trata de pessoas – equipes com talentos diversos têm melhor desempenho do que times homogêneos – quanto no que se refere à origem dos dados, abrindo sua organização para fontes mais diversas. O Gartner sugere que há uma maneira de ser ágil, mantendo a hierarquia corporativa, a chamada abordagem bimodal. Nesse caso, as organizações podem integrar os dados de produção do Modelo 1 aos dados de inovação do Modelo 2 para diversificar seu programa de análise, respeitando a estrutura e processos da empresa.

3 - Consolidar uma cultura de dados – É essencial que a organização construa uma linguagem de dados que permeie suas equipes. Quanto mais as empresas se tornam orientadas por dados, mais precisam estabelecer uma linguagem e uma cultura comuns. Para isso, é recomendável fornecer treinamento para esse cenário, criar um sistema de certificação para profissionais da área e expandir a análise dos dados.