Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

pme

Market Share: o que é, como calcular e como aumentar o seu

Confira o que é o Market Share, tipos e outras características e entenda como essa métrica pode auxiliar no seu negócio!

Market Share: o que é, como calcular e como aumentar o seu

Com toda a concorrência que temos no mercado, é normal analisar e entender como eles se posicionam e desempenham no mercado, não é? Além de tirar essas dúvidas, podemos entender como podemos melhorar e quais estratégias podemos adotar para o nosso negócio.

E o Market Share é um meio para você comparar como está a sua disputa com os concorrentes, ou seja, é uma ferramenta ideal para você compreender como está o seu desempenho e o dos demais. Quer compreender mais? Continue aqui no Serasa Experian e entenda mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é Market Share?

É um indicador que avalia o posicionamento de uma empresa em relação à outra do mesmo nicho, ou seja, por meio das porcentagens que são analisadas, você consegue perceber como uma se destaca em relação à outra. Dessa forma, pode-se calcular o valor da discrepância entre elas. Para isso, é importante considerar certos índices, tais como:

  • Vendas;
  • Participação no mercado;
  • Faturamento.

Dessa maneira, é com esses números que se sabe se uma empresa é a líder do setor, quais são suas vendas, qual delas fatura mais, entre outros aspectos.

Catálogo online: saiba como criar um e potencializar suas vendas! 

Quais são os tipos de Market Share?

O market share é dividido entre o de volume e o de valor e cada uma delas traz um aspecto diferente.

  • Market share de valor: é a parte que visa o faturamento da empresa, como levantamento de vendas totais. Ele definirá qual é todo o seu valor ganho em comparação com a sua área de atuação;
  • Volume: é referente à parte de saída de mercadorias, analisando qual empresa consegue vender mais nos períodos.

Ele conta com esses dois tipos, visto que uma empresa pode vender mais em mercadoria, mas ficar com seu valor abaixo de quem vende menos utilizando um valor superior. Assim, é possível fazer uma métrica para balancear o dinheiro e a saída de itens.

Como calcular o Market Share?

Para o cálculo, você pode pegar diferentes formas para analisar cada setor do seu estabelecimento. A fórmula para calcular dependerá do seu objetivo de avaliação. Desse modo, você pode utilizar o seguinte parâmetro para o que você deseja entender:

Market Share = (RESULTADO DA EMPRESA / RESULTADO DO MERCADO DE ATUAÇÃO) x 100

Com isso em vista, você pode utilizar para metrificar:

  1. Volume de vendas;
  2. Valor de mercado;
  3. Público-alvo.

Assim, para calcular corretamente esses valores, você deve escolher com muita assertividade seu concorrente e entender, de fato, como são os números dele. Fazendo dessa forma, terá um resultado mais assertivo e dentro da realidade.

Como aumentar o Market Share da minha empresa?

Para conseguir aumentar o market share de uma organização, ela pode seguir algumas estratégias básicas:

  • Marketing: ter mais ações voltadas para a área da propaganda, mostrando seu negócio, produtos e/ou serviços. Sempre focando em atingir o seu público-alvo;
  • Relacionamento com clientes: investir no atendimento ao cliente e tratá-lo da melhor maneira possível para buscar a fidelização;
  • Inovação: Tentar trazer novidades para o negócio, seja com a prestação de um novo serviço ou a venda de um novo produto, isso fará com que seu público sempre fique atento ao que você propõe;
  • Preços competitivos: Talvez esse seja um dos fatores com mais peso para os negócios, afinal, boa parte das pessoas busca por preços. Entretanto, não se esqueça de entregar a qualidade!
O cadastro de fornecedores é um ponto muito importante para manter em dia e sempre atualizado: veja qual a sua importância e como fazer!

Por que o Market Share é tão importante?

Esse é um ótimo indicador para definir qual é o posicionamento da empresa em relação às demais, ajudando a medir seu posicionamento no meio e segmentar ainda mais a sua competitividade. Ou seja, mesmo quando é um estabelecimento menor, ele pode analisar e definir algumas metas de acordo com o seu concorrente, seja escolhendo o que ele também vende ou trazendo algum produto que ele não tem, tentando, ao máximo, trazer mais público para o seu empreendimento. De modo geral, é um meio dele verificar como pode crescer e alavancar suas vendas e compreender como pode gerar mais competitividade.

Além de analisar dados do seu comércio com o market share, você também consegue utilizar outros fatores para isso, como o Business Intelligence, que te ajuda a entender outros fatores. Assim, utilizar essas práticas em conjunto pode ser uma ótima estratégia.

Gostou do conteúdo? Na Serasa Experian, você encontra muito mais: temos mais temas sobre índices de desempenho e como melhorá-los, além de dicas para alavancar sua conversão. Para conferir mais, navegue por nosso blog. Até logo!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

O BRB (Banco de Brasília) ampliou de forma significativa a eficiência e a segurança na abertura de contas e evitou até 50 milhões de reais em fraudes

Thubmnail Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Agosto não tem feriados nacionais, mas guarda datas comemorativas estratégicas. Descubra como usá-las para impulsionar suas ações de marketing!

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!