Se você está investindo em uma presença digital mais marcante para a sua empresa, é provável que tenha se deparado com o termo “landing page”. Mas afinal, o que é essa ferramenta essencial do marketing digital e como ela pode se tornar uma aliada para impulsionar suas vendas?

A landing page é uma página especial, projetada estrategicamente para atrair visitantes e transformá-los em clientes ou leads, isto é, contatos valorosos criados a partir de suas campanhas de marketing.

Essa estratégia é muito relevante para as organizações e, quando aliada a um planejamento estratégico, pode proporcionar diversos benefícios para o negócio. Continue a leitura para compreender mais sobre essas páginas, suas vantagens e como fazê-las!

O que é landing page?

A landing page, ou página de destino, é uma página da internet criada para desenvolver novos leads para a empresa. Em outras palavras, é o local para onde um usuário é direcionado ao clicar em um link vindo de um anúncio, e-mail, rede social ou outra fonte online.

O planejamento do design e do conteúdo de uma landing page é meticuloso, visando orientar o visitante para uma ação específica, desde o preenchimento de um formulário de pesquisa até a realização de uma compra, ou mesmo o download de um recurso como um e-book ou manual.

Normalmente, essas páginas apresentam uma navegação simplificada e uma mensagem clara e específica, eliminando distrações que possam desviar o consumidor da ação desejada.

Essa é uma prática comum no marketing digital, permitindo que as empresas consigam informações relevantes sobre os visitantes para conhecer seus clientes e otimizar a conversão de leads em consumidores.

Levando isso em consideração, é viável aplicar essa estratégia em campanhas publicitárias, lançamentos de produtos ou promoções com o objetivo de focalizar a atenção do usuário em uma ação específica e mensurável.

Qual a função da landing page?

O próprio conceito de landing page permite compreender qual é a função dessa página, mas podemos resumir em orientar os visitantes do site a fazer uma ação específica com o objetivo de transformá-los em clientes potenciais.

De modo geral — e conforme comentado anteriormente — trata-se de uma página web projetada de forma estratégica para maximizar a conversão, concentrando-se em uma oferta que elimine elementos distrativos que poderiam desviar a atenção do usuário.

Ao ser direcionado para uma landing page, o visitante acessa diversas informações relevantes com técnicas de copywriting persuasivas que levam o consumidor a realizar a ação. A landing page serve como ponto focal para motivar e guiar o usuário na jornada de conversão, seja para preencher um formulário, fazer uma compra ou alguma outra ação.

Por meio da eficiente utilização de landing pages, as empresas podem elevar suas taxas de conversão e aprimorar o êxito de suas iniciativas online.

Tipos de landing page

Ao desenvolver uma estratégia de marketing digital, é fundamental compreender o conceito e a função das landing pages, pois esses pontos têm um impacto direto nos resultados obtidos.

É igualmente relevante reconhecer que o website desempenha um papel fundamental de destacar sua marca da concorrência, portanto, sua elaboração requer atenção cuidadosa.

Continue sua leitura e entenda mais sobre os tipos de landing pages existentes para saber qual é a melhor opção para o seu negócio. Veja:

Landing pages para captura de leads

Os leads são contatos que a empresa possui de pessoas que podem se tornar potenciais consumidores. Geralmente, tratam-se de pessoas ou empresas que preencheram algum tipo de formulário ou página com suas informações pessoais, como nome, e-mail e telefone, em troca de alguma recompensa oferecida por sua empresa.

Essas pessoas podem apresentar interesse nos serviços prestados por sua organização, por isso, a empresa deve investir em ações de fidelização e persuasão que as convençam a realizar determinada ação (como uma compra, um clique ou outro).

Neste caso, as landing pages para captura de leads relacionam-se a páginas que visam obter essas informações sobre os potenciais clientes das empresas. Assim, as organizações conseguem melhorar suas redes de contatos e otimizar o processo de acompanhamento do funil de vendas.

Landing pages de eventos

As landing pages de eventos são páginas criadas com informações claras e específicas sobre datas especiais que irão acontecer. Por exemplo, imagine que a época de Black Friday está chegando, e você decide criar uma LP para impulsionar uma ação que acontecerá presencialmente na sua empresa.

Elaborar uma página na web ajudará a desenvolver mais reconhecimento de marca e atrairá a atenção do público. Além disso, a landing page irá mostrar os benefícios de participar do evento, fazendo com que o lead tenha o interesse de realizar a ação que você deseja, como uma inscrição antecipada ou a confirmação de presença.

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Squeeze landing pages

Por último, a squeeze landing page é o modelo mais simplificado de “LP” existente. De forma geral, ela pode ser aplicada com diversas motivações, tendo como objetivo principal convencer o usuário a realizar alguma ação diversa.

Por exemplo, com esse tipo de landing page, você pode desenvolver uma estratégia para fazer os usuários preencherem um formulário, seguirem um perfil no Instagram, realizarem uma compra e por aí vai.

Vantagens de investir em landing pages

Ao longo do texto, compreendemos como as landing pages funcionam e suas aplicações. Com base nessas informações, é possível compreender parte da importância dessas páginas para as empresas, mas as vantagens não ficam apenas no que foi apresentado até agora. Ou seja, as organizações podem ter impactos em diversas áreas do negócio. Entenda mais:

1. Gerar leads qualificados

As landing pages são páginas específicas para realizar a captura de leads de uma empresa. Ou seja, são criadas de maneira estratégica para conseguir informações úteis sobre os visitantes. Essa coleta permite às organizações segmentar e personalizar suas abordagens de marketing, oferecendo conteúdo mais direcionado e relevante aos potenciais clientes.

Além disso, essas páginas fornecem uma oportunidade para os visitantes expressarem a intenção real de se envolver com a marca, uma vez que a ação de preencher um formulário demonstra um interesse ativo na oferta apresentada. Essa interação é valiosa para as equipes de vendas, pois podem concentrar seus esforços em leads que já demonstraram interesse, aumentando a probabilidade de conversões bem-sucedidas.

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2. Otimizar a conversão

A simplicidade do design, as estratégias de copywriting e a remoção de distrações aplicadas nas landing pages garantem que a atenção do usuário esteja focada na mensagem principal e na chamada para ação.

Além disso, o conteúdo persuasivo e relevante da página ajuda a destacar os benefícios da ação, seja uma compra, um evento ou outros, fazendo com que os visitantes do site sejam incentivados a agir. Elementos visuais atrativos, como imagens e vídeos, são empregados estrategicamente para reforçar a mensagem e criar uma experiência envolvente.

Todas as ações aplicadas nas landing pages ajudam a otimizar a experiência do usuário e a induzir a compra ou a realização de uma ação desejada. Ao final, as taxas de conversão aumentam significativamente, melhorando os resultados da empresa.

3. Melhorar a experiência do usuário

Páginas de destino bem projetadas oferecem uma experiência mais fluida e agradável para os visitantes, incentivando-os a permanecer e a interagir por mais tempo. Afinal, ao serem projetadas com um propósito específico, essas páginas eliminam distrações desnecessárias e otimizam o funcionamento das landing pages.

Além disso, a clareza nas instruções simplificam o processo, orientando os usuários sobre os próximos passos a serem tomados na página. Tudo isso faz com que os leads tenham uma impressão positiva, incentivando-os a se envolverem mais profundamente com o conteúdo e a marca, tendo uma experiência mais positiva.

4. Integrar as campanhas de marketing

Como comentado em outros momentos ao longo deste conteúdo, as landing pages fornecem um destino específico para os usuários que clicam em anúncios, e-mails ou posts em mídias sociais, como propagandas de vendas no TikTok e outras. Isso assegura que a experiência dos leads seja coerente e alinhada com os objetivos da campanha.

As ações promovidas na ação são replicadas com consistência na landing page, o que garante continuidade e evita diferenças que causem confusão nos visitantes. Por exemplo, os elementos visuais criados para uma publicidade, como cores e imagens, devem se estender para a página de destino.

Como criar uma landing page?

Criar uma landing page não é uma tarefa fácil, afinal, essa página é muito importante para otimizar os resultados de um negócio durante as campanhas. Por isso, é importante ter uma visão estratégica para elaborar o site com clareza e sem equívocos. Preparamos algumas dicas para te ajudar nesse processo, confira:

Entenda o seu objetivo com a página

O primeiro passo para criar uma landing page de sucesso é entender o seu objetivo com essa página. Por exemplo, você deseja criá-la para aumentar suas vendas? Conseguir informações relevantes sobre os seus leads? Divulgar uma ação ou evento?

Os seus objetivos com a landing page afetarão diretamente como ela deverá ser elaborada. Por isso, durante todo o processo de criação, considere o que deseja alcançar e como você irá persuadir o usuário para realizar a ação desejada.

Mantenha a simplicidade e a objetividade

Os usuários da internet estão cada vez mais acostumados com conteúdos curtos e objetivos, por isso, o tempo de atenção deles reduziu drasticamente. Uma pesquisa feita pela Microsoft em 2015 demonstrou que o tempo de concentração dos seres humanos é de 8 segundos, sendo menor do que, até mesmo, um peixe-dourado — que, por sua vez, possui um período de 9 segundos.

Com isso, é possível compreender a importância de desenvolver ações claras, mantendo a objetividade o máximo possível. É nesse momento que o copywriting deve entrar em ação para garantir chamadas para a ação diretas e de qualidade.

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Utilize CTAs estratégicos

Toda empresa que vai realizar uma ação de marketing digital deseja que suas campanhas deem certo. Para isso, é preciso ser estratégico e elaborar conteúdos de qualidade que sejam persuasivos. Os CTAs (chamadas para ação) são fundamentais nesse processo, visto que eles ajudam a direcionar os visitantes da landing page para a ação desejada.

Apesar disso, é preciso tomar alguns cuidados ao elaborar essas frases. Preparamos uma lista de boas práticas para te ajudar nesse processo, veja:

  • Seja claro e conciso, tornando seu CTA direto e fácil de entender;
  • Faça o CTA se destacar visualmente na página, usando cores contrastantes e um design que chame a atenção, isso garante que os visitantes não o percam de vista;
  • Use verbos de ação que incentivem uma decisão, como "descubra", "explore", "garanta" e mais;
  • Crie um senso de urgência para motivar a ação imediata;
  • Realize testes A/B para avaliar diferentes variações de CTAs. Isso permite identificar qual texto, cor ou posicionamento gera as melhores taxas de conversão;
  • Certifique-se de que o conteúdo do CTA esteja alinhado com o restante da campanha. Para isso, considere o tom de voz da sua empresa e seus objetivos com a ação.

Aproveite os gatilhos mentais

Ao incorporar esses gatilhos mentais de maneira ética e alinhada com sua oferta, você cria uma landing page persuasiva, aumentando significativamente as chances de conversão e engajamento do visitante.

Os gatilhos mentais são decisões tomadas pelo cérebro em um nível inconsciente. Essas ações podem ser incentivadas por meio de técnicas estratégicas que despertam emoções, sentimentos e desejos.

Essa abordagem pode ser aproveitada durante a construção da sua landing page para otimizar ainda mais os resultados da ação, visto que o número de conversões aumentará significativamente e você conseguirá ainda mais leads.

Alguns exemplos de gatilhos mentais que podem ser implementados na sua landing page são: escassez, autoridade, prova social, urgência, exclusividade e mais. Se você deseja entender ainda mais sobre o assunto, nós preparamos um conteúdo completo sobre ele. Acesse o link e confira!

Gostou de entender mais sobre as landing pages? Esperamos que sim! Aqui na Serasa Experian, você encontra muitos outros conteúdos como esse para impulsionar os resultados do seu negócio. Continue nos acompanhando e não perca nada!