Você já se perguntou quem é o cliente que está comprando com você ou quem é a pessoa que está contratando os seus serviços? Em um período em que chegamos até mesmo a bater recordes de inadimplência, saber com quem estamos nos associando nunca foi tão importante.

Não saber quem é o nosso cliente ou quem é nosso contratante pode oferecer grandes riscos para o faturamento da empresa. Quer saber como?

  • Inadimplência: quando não conhecemos nossos clientes ou contratantes e nem mesmo seu perfil de consumo e crédito, corremos sérios riscos de nos associarmos com pessoas que não conseguem arcar com a nova dívida.
  • Planejamento estratégico: já pensou na frustração que seria desenhar o seu planejamento estratégico, prevendo o crescimento financeiro de determinado valor e não conseguir atingir esse objetivo, devido altos índices de inadimplência, instabilidade nas vendas e até mesmo pela imagem da empresa, frente ao mercado?

E se eu te contar que é possível diminuir significativamente os riscos de inadimplência, tornar sua comunicação muito mais direcionada e, ainda por cima, potencializar suas vendas apenas conhecendo seu cliente final?

Então, que tal conhecermos mais a fundo os detalhes desse assunto e começarmos 2024 com ações direcionadas para o sucesso?

Como conhecer o cliente final?

Ao contrário do que se imagina, conhecer o cliente final não se resume a nome, endereço e número de contato; significa entender o perfil comportamental, hábitos de consumo, momento da empresa e necessidades.

Para te ajudar, trouxemos aqui 03 pontos essenciais:

Pesquisa de Satisfação

Nossos clientes são o core do nosso negócio, concorda? Por isso, ouvir os feedbacks deles e as suas ideias é essencial para o crescimento sustentável da empresa. Você pode fazer isso através de pesquisas de satisfação, seja uma pesquisa CSAT ou uma pesquisa de NPS – e o melhor, você pode fazer isso de forma online.

Análise dos dados de compra

O mais indicado é usar tecnologias especializadas para examinar padrões de compra, identificar produtos/serviços preferidos, frequência de compras e o comportamento de consumo dos clientes.

Programas de fidelidade e CRM

Além de incrementar vendas, esses programas, em conjunto com um sistema de CRM, coletam, processam e elaboram dados dos clientes para construir perfis detalhados.

Essa combinação de estratégias te ajuda a prevenir riscos e potencializar os seus ganhos, além de criar sinergia, de modo que as informações coletadas são aplicadas para aprimorar outras ações da empresa, tornando os resultados mais precisos e significativos.

Com essas informações sobre os seus clientes, você consegue prevenir o seu negócio de riscos e ainda por cima, maximizar os seus ganhos, ao descobrir e conhecer melhor quem é o seu cliente e como ele se comporta.

A importância da análise de crédito nesse contexto

Com todos esses benefícios, ainda existe o risco de venda para inadimplentes, um velho problema nos negócios.

Com o aumento da satisfação e consumo do seu público, seu negócio ganha mais reconhecimento e atrai novos clientes. Nesse momento, é crucial ter uma política eficaz de análise de crédito, pois o objetivo é vender com lucro, não com prejuízo.

Analisar o crédito do cliente ajuda a identificar oportunidades de venda a longo prazo, reduzir riscos financeiros, personalizar ofertas de crédito e conquistar novos clientes com mais facilidade.

Se quiser se aprofundar em análise de crédito, confira nosso artigo dedicado ao tema!

Na era da tecnologia, dispomos de inúmeras ferramentas especializadas em análise de crédito, tanto para vendas quanto para avaliar o risco de clientes antigos.

Como a Serasa Experian pode auxiliar nas análises de crédito?

Somos a primeira e maior Datatech do país, temos o maior banco de dados financeiros da América Latina e oferecemos um serviço especializado que fornece insights personalizados, acesso ao Serasa Score e informações detalhadas do histórico financeiro dos clientes.

Com um pequeno investimento, sua análise de crédito se torna mais robusta, permitindo conhecer a verdadeira situação financeira do cliente e tornando suas decisões de crédito mais eficientes, seguras e lucrativas.

E então, você tinha noção do quão importante é conhecer o seu público final?

Agora que você sabe, compartilhe com seus contatos e vamos juntos vender para quem realmente importa!

Até a próxima e boas vendas!