Nos últimos anos, muitas pessoas têm comentado sobre o uso de inteligência artificial com diferentes fins. Com isso, as empresas e empreendedores digitais perceberam que podem implementar soluções de IA para otimizar processos, criar estratégias e analisar dados.

Apesar disso, é muito comum ter dúvidas sobre como usar o Chat GPT para empresas, visto que essa inovação ainda é considerada recente e está se difundindo entre os negócios. Preparamos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Continue sua leitura e confira:

O que é o Chat GPT?

O Chat GPT é uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela empresa americana OpenAI, baseado na arquitetura GPT, que significa "Generative Pre-trained Transformer". Ele é projetado para compreender e gerar texto em linguagem natural, permitindo interações inteligentes.

O melhor de tudo é que essa ferramenta é altamente versátil e personalizável, auxiliando sua empresa em diversos aspectos do negócio. Um ótimo exemplo disso é a aplicação da tecnologia para responder perguntas em chatbots, criar textos criativos que auxiliam na construção de materiais diversos, estratégias de marketing com IA e muitas outras situações.

É muito importante ressaltar que essa ferramenta não utiliza inteligência natural, e sim artificial. Isso significa que ela é treinada a partir de um volume de dados massivos para compreender padrões de linguagem e respostas que, quando ativados por meio de um comando (chamado de prompt), podem proporcionar respostas, textos e materiais que auxiliam nos resultados de uma organização.

Porém, é importante que você cheque todas as respostas e informações dadas pelo Chat GPT, não confie 100% nas respostas que a ferramenta te passa.

Preciso pagar para usar o Chat GPT na minha empresa?

Não necessariamente. A tecnologia possui uma versão gratuita disponível para qualquer usuário da internet, o chamado Chat GPT 3.5. Isso significa que materiais mais básicos, como textos e respostas às perguntas, podem ser gerados sem custos adicionais.

Porém, lembre-se que estamos nos referindo a uma inteligência artificial, e não natural. Com isso, as respostas e textos feitos pela solução podem conter informações equivocadas sobre os assuntos. Essas situações podem ser comuns na versão gratuita do Chat GPT para empresas e pessoas físicas, por isso, é essencial buscar dados importantes em fontes confiáveis.

Apesar disso, a OpenAI oferece uma versão mais atualizada e ainda mais tecnológica da ferramenta, o Chat GPT 4.0. Por sua vez, esse modelo é pago, porém, conta com recursos mais avançados. Por exemplo, com ele é possível ter respostas mais longas, raciocínio mais avançado, maior confiabilidade nas respostas e mais.

Falando em tecnologias avançadas, confira também nosso conteúdo sobre metaverso!

Ambas as versões do Chat GPT para empresas podem gerar ótimos resultados para o seu negócio auxiliando a iniciar algumas atividades como: desbloqueio criativo para a elaboração de texto para marketing, análise de dados, criação de conteúdo e mais estratégias.

5 principais funcionalidades do Chat GPT para empresas

Uma vez que você conheceu essa ferramenta e como funciona, torna-se mais fácil imaginar possíveis utilizações para o Chat GPT para empresas. Graças à sua tecnologia avançada, as aplicações são diversas, podendo gerar resultados super positivos para o seu negócio. Continue conosco para conhecer mais sobre essas oportunidades:

1. Análise de dados e geração de insights

Muitas vezes, os dados estão em formato não estruturado, como texto livre em pesquisas, comentários de clientes, transcrições de suporte ao cliente, entre outros. Mas, afinal, qual é a relação dessa informação com o Chat GPT para empresas? A ferramenta possui algoritmos que ajudam a extrair informações dessa base de dados. Assim, você pode identificar padrões e tendências.

Além disso, essas informações vêm em grandes volumes, dificultando o estudo delas manualmente. Novamente, o Chat GPT para empresas entra em ação e auxilia no resumo de grandes volumes de dados, fazendo com que eles fiquem mais fáceis de serem entendidos. Assim, seu negócio consegue tomar decisões informadas, identificar oportunidades e melhorar suas estratégias.

Mas lembre-se, não utilize dados sensíveis da sua empresa na ferramenta, use apenas dados públicos. Isso evita que informações confidenciais do seu negócio sejam espalhadas sem necessidade.

2. Criação de conteúdo

Os textos fazem parte de uma das grandes dificuldades de elaboração das empresas, afinal, ao construir esses materiais, é necessário estudar a persona dos seus clientes, compreender os objetivos da sua empresa e cumprir com as normas ortográficas para transmitir uma boa imagem aos seus consumidores.

Nesse ponto, o Chat GPT é muito útil para as empresas, visto que ele pode gerar conteúdo para blogs e sites, escrevendo artigos sobre uma variedade de tópicos. A ferramenta também pode pesquisar informações relevantes na internet e produzir textos bem estruturados e informativos.

Por outro lado, os e-commerces que comercializam em marketplaces podem fazer descrições de produtos detalhadas e bem construídas na plataforma. Isto é, ele pode gerar texto que destaque os recursos, benefícios e especificações dos produtos de forma persuasiva a fim de convencer o usuário a realizar uma transação financeira. Legal, não é?

O mesmo vale para diversas outras situações, como na criação de postagens para plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter e Instagram. Ele pode gerar texto criativo e envolvente para compartilhar informações, promover produtos ou interagir com seguidores.

Vale lembrar que desde março de 2024, o Google lançou um update que está penalizando conteúdos de baixa qualidade. Por isso, ao criar conteúdos para o seu site/blog com a inteligência artificial, não aceite o que a ferramenta te passa, complemente o conteúdo e deixe ele cada vez mais rico, utilizando sua expertise para dar profundidade para o seu conteúdo.

3. Apoio em estratégias de marketing

O Chat GPT para empresas também pode oferecer suporte valioso em várias estratégias de marketing, fornecendo opiniões, criando conteúdo persuasivo e interagindo com clientes de maneira mais eficaz. Conforme comentamos anteriormente, essa ferramenta pode auxiliar seu negócio durante o processo de análise de dados e geração de insights.

Com esse estudo realizado, o Chat GPT consegue compreender melhor o mercado, tendências e o comportamento do consumidor, gerando insights que enriquecem a elaboração de estratégias de marketing da sua empresa por meio de segmentações de mercado específicas.

Também relacionado a isso, a ferramenta consegue te auxiliar na elaboração dos conteúdos das campanhas, visto que ele pode gerar conteúdo personalizado para diferentes segmentos de público, adaptando mensagens e ofertas com base nas preferências e necessidades dos clientes.

Integrado a plataformas de automação de marketing, o Chat GPT para empresas pode auxiliar na criação de campanhas automatizadas de e-mail marketing, SMS e até mesmo interações em mídias sociais, proporcionando uma experiência personalizada para os diferentes estágios do funil de vendas.

Legal, não é? Reforçamos a importância de otimizar todos os conteúdos produzidos pela ferramenta, mas, apesar disso, os materiais proporcionados podem impulsionar o início da criação de suas campanhas de marketing.

4. Treinamento de funcionários

Outra maneira de como usar o Chat GPT para empresas é por meio de prompts que auxiliam no treinamento de funcionários. Ele pode criar materiais de treinamento personalizados, fornecer respostas rápidas a perguntas comuns e simular interações do mundo real para aprimorar habilidades práticas.

Além disso, o Chat GPT pode oferecer treinamento adaptativo, montando um planejamento estratégico e ajustando o ritmo e o conteúdo conforme o progresso individual de cada funcionário. Isso não apenas melhora a eficiência do treinamento, mas também aumenta o engajamento e a retenção de informações.

5. Tirar dúvidas variadas

Agora, você já sabe que o Chat GPT fornece respostas úteis para perguntas sobre, praticamente, qualquer assunto. Seja sobre história, ciência, tecnologia, cultura e muitos outros temas, ele pode ajudar a esclarecer dúvidas com muita rapidez. Além disso, as respostas podem ser dadas por meio de passos a passos, recomendações de recursos adicionais e muito mais.

Pronto! Agora você está preparado para usar o Chat GPT para empresas com assertividade. Essa ferramenta apresenta muitos benefícios para empresas que buscam inovar e se destacar no mercado de diferentes formas.

Aqui na Serasa Experian, você encontra muitos outros materiais como este, assim, pode se preparar para inovar na sua empresa e otimizar seus processos. Continue nos acompanhando e conte conosco! Até mais.