Atualmente, existem diversas modalidades de negócios, e escolher a certa pode fazer toda a diferença para a saúde financeira de uma empresa. E, com tantas opções existentes, é comum ter dúvidas sobre elas, principalmente quando falamos sobre os famosos marketplaces. Esse tipo de plataforma tem crescido exponencialmente e, hoje em dia, já domina as vendas na internet.

Se você está com dúvidas sobre o que é marketplace ou gostaria de conhecer melhor esse modelo de negócio, está no lugar certo! Nesse post, você irá entender como funcionam essas plataformas, exemplos, como vender, responsabilidades dos lojistas e muitas outras informações. Role a página e confira tudo que a Serasa Experian preparou para você!

O que significa marketplace?

Os marketplaces são um tipo de "shopping virtual", que, traduzindo literalmente do inglês, significa "mercado". De modo simplificado, são plataformas de compra e venda de produtos diversos. Neles, vários prestadores de serviço divulgam seus produtos e os clientes escolhem aquilo que irão comprar.

Como diversos comerciantes e lojas anunciam seus produtos em uma única plataforma, os consumidores possuem um leque maior de opções para escolher. Além da diversidade de itens disponíveis, os marketplaces costumam ter uma gama maior de possibilidades de frete para os clientes escolherem.

Os marketplaces podem ser aplicativos ou sites, facilitando muito o acesso dos consumidores. Além disso, é um modelo de vendas utilizado por diversas empresas famosas em todo o mundo.

Exemplos de marketplace

Conforme citado anteriormente, existem muitas grandes empresas que utilizam esse modelo de negócio atualmente. Venha conhecer algumas delas:

- Amazon

É impossível falar sobre marketplace e não comentar sobre a gigante internacional, Amazon. Essa empresa foi criada por Jeff Bezos em 1994 e se tornou uma das maiores empresas de varejo do mundo. Nela, diversos comerciantes anunciam seus produtos e conseguem aumentar sua visibilidade no mercado.

- Buscapé

O Buscapé é um marketplace brasileiro que se expandiu muito ao longo dos anos. Foi criado em 1999, mas, apenas em 2016, se tornou um marketplace. Assim como no exemplo anterior, a empresa comercializa uma grande diversidade de produtos. Além disso, a comissão só é cobrada quando uma venda é feita, facilitando muito para pequenos empreendedores.

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- Americanas

A Americanas é um marketplace que comercializa seus próprios produtos e os de terceiros também. Essa é uma ótima forma de aumentar o conhecimento da marca, pois o site da empresa possui mais de um bilhão de visitas e mais de 53 milhões de clientes. O investimento para entrar na plataforma é zero e apenas é cobrada uma comissão por item vendido.

- Mercado Livre

O Mercado Livre surgiu na Argentina, e com um modelo de negócios muito similar ao da Americanas e da Amazon, logo se expandiu e se tornou o maior da América Latina. A empresa é totalmente digital, e qualquer pessoa pode anunciar, comprar e vender produtos diversos.

Qual a diferença entre marketplace e loja virtual?

Como vimos anteriormente, o marketplace é uma plataforma na qual diversas empresas vendem seus produtos. Ou seja, muito semelhante a um shopping center no qual várias lojas oferecem seus produtos em um mesmo local. Por outro lado, a loja virtual é um modelo de negócio no qual apenas uma empresa comercializa seus produtos em um site ou aplicativo.

Ambos os modelos de negócio são muito parecidos, apesar disso, as lojas virtuais exigem mais investimento por parte dos comerciantes. Afinal, é necessário desenvolver uma plataforma exclusivamente para sua própria empresa. Já o marketplace traz muita facilidade nesse quesito, pois o comércio vende seus produtos em um local já consolidado e conhecido pelo público.

Como funciona um marketplace?

Os marketplaces são responsáveis por garantir segurança entre as transações feitas na plataforma, e como você já sabe, vários vendedores anunciam no local. Além disso, as empresas donas dos sites investem fortemente em marketing e ações para atrair novos clientes e fortalecer a imagem da marca.

Além disso, o marketplace é o local onde as compras e vendas são feitas, mas o responsável por selecionar os pedidos, embalar, emitir nota fiscal e enviá-los é o comerciante. Após a entrega, o vendedor recebe o valor da sua venda já descontado a comissão da plataforma.

Vale ressaltar que esse processo pode variar dependendo do marketplace. Por exemplo, algumas plataformas possuem centros de distribuição que podem oferecer o serviço de separação e entrega dos pedidos.

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Quais são as vantagens e desvantagens de vender em um marketplace?

Agora que você já entendeu como uma plataforma de marketplace funciona, está pronto para conhecer melhor as vantagens e desvantagens desse modelo de negócios. Continue lendo e venha entender mais:

Vantagens do marketplace

  • Essas plataformas costumam atrair uma grande quantidade de público por oferecerem muitas opções para os consumidores;
  • É uma forma fácil de começar a vender, pois a plataforma já é popular e conhecida, além de não exigir um alto investimento inicial;
  • Pode funcionar como um canal adicional de vendas para as empresas que já comercializam seus produtos em outros modelos de negócios;
  • Como as plataformas já realizam investimentos em marketing, os vendedores não precisam gastar muito com publicidade e outros;
  • Os clientes se fidelizam à plataforma e, por isso, podem voltar a comprar seus produtos com mais frequência.

Desvantagens do marketplace

  • Algumas plataformas cobram taxas de comissão mais altas, podendo afetar um pouco o lucro do lojista;
  • Existem marketplaces que não possuem canais de atendimento bem definidos e, por isso, podem gerar diversos problemas para o comerciante;
  • Como diversos vendedores anunciam seus produtos no local, existe uma competitividade maior com os concorrentes na própria plataforma.

Como escolher e vender em marketplaces?

Gostou de conhecer os marketplaces e agora está interessado em vender nessas plataformas? Saber por onde começar pode ser um processo confuso. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a começar a vender nesses locais:

1. Escolha seu marketplace

Conforme comentado anteriormente, existem diversas plataformas de marketplace disponíveis atualmente. Por isso, o primeiro passo a ser dado para começar a vender nesse modelo de negócios é escolher aquela que mais se adéqua à sua empresa.

Então, considere os produtos que você irá comercializar e o foco daquela plataforma, afinal, existem marketplaces que vendem produtos de uma categoria específica, como o caso da Netshoes.

2. Consulte as taxas e comissões

Como você já sabe, a maioria das plataformas de marketplace cobram taxas de comissão sobre as vendas dos comerciantes. Além disso, algumas delas podem cobrar taxas de adesão. Por isso, fique atento e escolha a opção que melhor satisfaça suas necessidades e orçamento.

3. Entenda o regulamento da plataforma

Cada uma das plataformas possui seus próprios regulamentos e maneira como conduzem o cadastro de clientes. Por exemplo, algumas delas pedem apenas o cadastro como CNPJ da empresa, e outras exigem comprovante de inscrição estadual, certidões negativas de débitos e muito mais. Então, fique atento aos documentos necessários e certifique-se de que possui todos eles para se cadastrar em um marketplace.

4. Cadastre seus produtos

Após fazer o cadastro na plataforma, está na hora de registrar todos os seus produtos. Lembre-se de incluir imagens de qualidade de cada um dos itens, isso faz total diferença na experiência do usuário. Além disso, capriche bastante na descrição dos produtos e dê o máximo de informações possíveis. Feito isso, basta começar a vender e lucrar.

Quem pode vender em marketplaces?

Algumas plataformas exigem o cadastro no CNPJ para que os vendedores se registrem no marketplace. E, por isso, qualquer pessoa jurídica que tiver o CNPJ ativo e sem nenhuma restrição pode vender nesses locais. Ou seja, qualquer tipo de negócio que esteja na legalidade pode comercializar seus produtos, sejam MEI, ME ou superiores.

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Quais são as responsabilidades do lojista que vende no marketplace?

Para garantir o bom funcionamento e relação entre plataforma e lojista, os vendedores possuem diversas responsabilidades que devem ser assumidas. Vale ressaltar que a maioria dos marketplaces segue as mesmas obrigações e deveres ditados no Código de Defesa do Consumidor. Mas, apesar disso, pode haver alguns fatores flexíveis que se alteram dependendo da plataforma.

Venha conhecer quais são as principais responsabilidades dos comerciantes:

  • Garantir a fidelidade dos produtos conforme o anúncio;
  • Cumprir todas as políticas de troca e devolução, seguindo o Código de Defesa do Consumidor;
  • Descrever os produtos anunciados com clareza e transparência;
  • Cumprir os prazos de entrega dos produtos seguindo as definições presentes no contrato;
  • Atender seus clientes e tirar todas as suas dúvidas;
  • Realizar a tributação corretamente e seguindo a lei.

Como você viu, os marketplaces podem ser muito vantajosos para as empresas e para os pequenos empreendedores que estão começando seus negócios agora. Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre essa modalidade de negócios.

Saiba também como escolher o melhor marketplace para seu négocio!

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