B2C: guia para vender no modelo Business-To-Consumer

Com várias siglas para identificar cada modalidade e tipo de vendas, acabamos esquecendo ou confundindo alguns termos. Dentre tantos para definir os modos de vendas, encontramos o termo B2C.

Essa modalidade de vendas é uma das principais que temos no mercado, a venda entre empresa para clientes, o consumidor final. Quer entender melhor sobre esse termo, qual seu conceito e como funciona? Continue conosco e aproveite a leitura.

O que significa B2C?

A sigla é referente a "Business to Consumer" e sua tradução literal nada mais é do que: da empresa para o consumidor. Dessa forma, é um estabelecimento que tem como principal cliente o cliente final, como em uma loja de roupas, sapatos ou, até mesmo, uma clínica médica.

Ou seja, é um empreendimento cujo produto é destinado para alguém que vai consumi-lo em seguida, como um supermercado com seus alimentos. Ou a prestação de um serviço que agirá diretamente na vida da pessoa. Diferente de uma empresa B2B que vende para outra empresa revender, como uma indústria de roupas que vende para uma loja para depois vender para o público.

Quais são as vantagens de empreender no B2C?

Quem está considerando trabalhar com essa modalidade de venda encontrará vários benefícios, tais como a venda mais simplificada, visto que o público terá mais certeza sobre sua compra e o que vai adquirir, ou seja, ao ter um nicho de venda bem definido, garante mais alcance e maiores chances de conversão.

Além disso, podemos dizer que essa é uma modalidade de negócio mais fácil comparada aos demais. Afinal, a empresa consegue investir mais em marketing para uma parte muito maior de público, diferente de um B2B que precisa se estabelecer mais no mercado para ganhar a confiança de outras empresas.

Como aumentar as vendas B2C?

Para aumentar a conversão do público e obter melhores resultados financeiros para a empresa, é possível adotar diversas táticas. No entanto, boa parte delas exigirá esforço e um certo investimento para serem executadas, seja de tempo ou de dinheiro. Veja:

1. Investir em suporte:

Esta parte do suporte está relacionada tanto antes quanto depois da venda. Por isso, invista em pessoas que saibam como o seu produto funciona e que sejam capazes de explicar possíveis dúvidas que o cliente possa ter. Assim, se for uma loja física, contrate bons vendedores que saibam se comunicar e entendam o que estão vendendo.

Se for uma loja online, tenha bons atendentes e invista em um canal de comunicação aberto, com um chat que possa responder às dúvidas dos clientes de forma rápida e precisa. E, para ambos os casos, invista em treinamentos sobre como atender o cliente e sobre os produtos.

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2. Conhecer o público-alvo:

Além de entender sobre o produto, é fundamental ter conhecimento sobre o público, ou seja, compreender como ele se comporta e quais são os itens que deseja adquirir e como agir ao realizar alguma transação. Com isso, é essencial elaborar uma persona da marca, com todos os seus jeitos e as principais características.

Para isso, você precisará estudar e compreender o comportamento deles, mas, depois, todos os processos ficarão muito mais fáceis e assertivos, auxiliando até no serviço de suporte e na parte de marketing, que falaremos a seguir.

3. Desenvolver estratégias de marketing:

Como você já traçou um persona do seu público-alvo, agora você deve desenvolver o seu marketing e entender quais são as melhores chances de chegar até ele, seja no quesito de outros produtos ou em canais de transmissão. Nesse sentido, você pode responder às seguintes perguntas:

  • Quais são as dores do cliente?
  • Quais são as principais dúvidas do cliente?
  • Quais produtos ele mais adquire e gosta?
  • Quais são os canais de comunicação que mais utilizam?
  • E, por fim, onde o seu público se informa?

Desse modo, todo o trabalho de marketing será muito mais assertivo, visto que saberá exatamente como, quando e onde atingir o público, garantindo que as campanhas tenham mais sucesso e geram melhores números de conversão para a empresa.

Como avaliar os resultados do B2C?

Para avaliar os resultados, é preciso identificar como estão os números de vendas, visto que é o principal fator que define como está o andamento de um B2C. Com isso, é fundamental ter uma pessoa responsável pelo financeiro que entenda a entrada e saída, colocando o saldo ou déficit do mês.

E outro profissional voltado para o controle e levantamento das vendas, compreendendo quais itens saíram, se houve devolução, estorno e todos esses aspectos cruciais para entender o andamento.

Assim, é necessário fazer um comparativo entre os dois e ver se está alcançando bons resultados ou é preciso elaborar novas estratégias de vendas.

Portanto, vimos que o negócio B2C é um dos principais tipos de comércio e abrange, com certeza, todas as pessoas do país, visto que é fundamental utilizar esse serviço em qualquer momento de nossa vida, seja na compra de comida, de móveis ou em algum serviço.

Gostou deste conteúdo? Navegue em nosso blog e leia mais temas sobre modalidades de vendas e como utilizar técnicas para alavancar suas vendas. Até a próxima leitura!