Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Gestão de clientes e fornecedores

Gestão proativa da carteira PJ no mercado bancário

Gestão proativa da carteira PJ no mercado bancário... Saiba mais!

Gestão proativa da carteira PJ no mercado bancário

O último ano foi extremamente desafiador para as instituições bancárias, com alta de juros, inflação elevada e recorde de inadimplência entre as empresas, como já divulgamos em nossos estudos. Esse quadro impactou diretamente um banco que oferece serviços de cartão de crédito e financiamento para negócios de diferentes segmentos no estado de São Paulo. Os clientes da instituição estavam sentindo os efeitos desse cenário econômico complexo e estava difícil manter a inadimplência controlada. Outro motivo que dificultava a contenção era a forma como a gestão de carteira de clientes era realizada. O banco fazia revisões semestrais, um intervalo muito longo em um contexto de instabilidade econômica. Ainda tinha mais um fator que comprometia seriamente: tudo era feito manualmente. Se um cliente apresentasse sinais de risco de inadimplência, mesmo aqueles com bom histórico de pagamento, na maioria das vezes, só era identificado quando a fatura já estava atrasada, reduzindo a rentabilidade da operação. Do outro lado da moeda, quando uma empresa com crédito negado em uma análise anterior melhorava sua saúde financeira, só era percebido depois que o concorrente já tinha realizado uma oferta e fechado a venda.

A nova forma de encarar a gestão de carteira

Nesse mesmo período, o banco contratou um novo gestor de crédito. Ele analisou a forma como a gestão de crédito era realizada e percebeu que o modelo atual era pouco produtivo, com baixa eficiência operacional e financeira, comprometendo os resultados e gerando custos desnecessários. A partir desse diagnóstico, viu que era necessário promover mudanças rapidamente. Na sua visão, um processo de alta performance deveria ser pautado em três pilares:

  1. Monitoramento da carteira de empresas recorrente e automatizado;
  2. Foco no comportamento do cliente, não na revisão de limites;
  3. Postura proativa em vez de reativa.

O gestor entendia o potencial do investimento, no entanto, tinha um desafio: o banco ainda enxergava a gestão financeira como custo, não como redução de riscos e oportunidade de negócios.

A virada de jogo na gestão de carteira do banco

Depois de algumas conversas para mostrar seu ponto de vista e apresentar o potencial do projeto, a diretoria entendeu a nova metodologia e comprou a ideia do gestor de crédito. O próximo passo foi buscar uma solução que automatizasse esse processo. Entre as opções avaliadas, a escolha foi por uma ferramenta que unia o envio de notificações de alteração de perfil de risco imediatamente e flexibilidade para criar alertas. A possibilidade de personalizar as configurações permitiu ao banco definir o que era importante monitorar de acordo com necessidades da sua política de crédito. A instituição teve total autonomia para combinar tipo de informação, quantidade e valores que iriam gerar os alertas. A cada alteração de perfil de risco dentro dos critérios já estabelecidos, a instituição recebia um aviso em tempo real. Essa velocidade permitiu saber qual cliente apresentava a probabilidade de ficar inadimplente, além de conseguir acompanhar os clientes reprovados inicialmente e que melhoraram seu perfil de risco. Com isso, o banco ganhou agilidade para tomar as decisões certas.

Os alertas permitiram novas possibilidades ao banco

O envio de notificações transformou a gestão de carteira do banco, passando de um sistema reativo para um modelo proativo. Com a visibilidade do que realmente estava acontecendo na carteira, o gestor de crédito direcionou os esforços da sua equipe à compreensão do comportamento dos clientes e a uma atuação mais estratégica para mitigar riscos.

  • Revisão do limite de crédito aprovado para clientes que vinham apresentando aumento de protestos;
  • Bloqueio dos clientes que apresentavam alertas críticos;
  • Antecipação da cobrança de empresas que apresentavam piora no quadro financeiro;
  • Aumento de limite e oferta de outras linhas de financiamento para clientes que melhoraram o quadro financeiro;
  • Ações de repescagem com empresas que tiveram crédito negado e evoluíram desde a última análise, ganhando agilidade diante da concorrência;
  • Acompanhar clientes pré-aprovados e realizar novas ofertas antes dos concorrentes.

O monitoramento automático trouxe ganhos expressivos

A identificação rápida e antecipada de riscos permitiu que o banco fosse muito mais ágil na sua tomada de decisão para minimizar perdas, além de reconhecer oportunidades de rentabilização que antes não eram aproveitadas. Os resultados foram acima das expectativas:

  • Garantia de um fluxo de caixa saudável de forma recorrente, mesmo em um cenário de inadimplência elevada;
  • Intensificação de negócios com as empresas com potencial para ofertas de cross-sell e upsell;
  • Aumento da lucratividade com ofertas antes da concorrência para as empresas que melhoraram a capacidade de pagamento;
  • Simplificação de processos a partir de critérios claros e ganho real de produtividade.

No sistema bancário e na sua empresa, o monitoramento automatizado pode melhorar seus resultados

Se você quer fazer uma gestão de risco assertiva na sua carteira PJ, a Serasa Experian sabe como ajudar a sua empresa. O Monitoramento de Clientes e Fornecedores é uma solução que acompanha seus clientes, parceiros comerciais e fornecedores 24 horas por dia e envia alertas de alteração do perfil de risco. Ela oferece flexibilidade para criar alertas que atendem à necessidade da sua política de crédito. Configure o tipo de informação que será monitorada e altere os parâmetros a qualquer momento. Estamos prontos para apoiar o seu negócio a virar o jogo na gestão de carteira.  

Fale com um especialista!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Sobrecarga no trabalho: como o RH pode diagnosticar e mitigar com estratégias práticas

Sobrecarga no trabalho: como o RH pode diagnosticar e mitigar com estratégias práticas

Entenda como o RH pode identificar e ser estratégico para reduzir a sobrecarga no trabalho e melhorar o bem-estar ocupacional.

Thubmnail Quais são as etapas para criar produtos de crédito? Conheça a jornada ideal.

Quais são as etapas para criar produtos de crédito? Conheça a jornada ideal.

Acesse um vídeo exclusivo sobre a MOVA, nossa solução Credit as a Service. Preencha o formulário e veja como simplificamos a criação de produtos de crédito.

Thubmnail Riscos psicossociais no trabalho: exemplos, causas e como prevenir

Riscos psicossociais no trabalho: exemplos, causas e como prevenir

Ambiente de trabalho saudável se constrói com prevenção: conheça os riscos psicossociais e saiba identificá-los antes que virem crises.

Thubmnail Infográfico Risco Sacado: conheça a oportunidade para transformar pagamentos em receita

Infográfico Risco Sacado: conheça a oportunidade para transformar pagamentos em receita

Você sabia que pode antecipar pagamentos aos fornecedores? Continue a leitura para entender como funciona e os benefícios ao seu negócio.

Thubmnail Ferramenta online para Cálculo de dias úteis grátis

Ferramenta online para Cálculo de dias úteis grátis

Calcule dias úteis entre datas com precisão. Ferramenta gratuita para prazos e planejamento, considerando feriados nacionais. Confira!

Thubmnail Soluções Antifraude Pix apoiam instituições financeiras no cumprimento da Resolução n° 501 do Banco Central

Soluções Antifraude Pix apoiam instituições financeiras no cumprimento da Resolução n° 501 do Banco Central

Descubra como as Soluções Antifraude Pix ajudam instituições financeiras a cumprir a Resolução n° 501 do Banco Central e a garantir transações seguras.