Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Gestão de clientes e fornecedores

Monitoramento de clientes na gestão de carteira PJ

Monitoramento de clientes na gestão de carteira PJ... Saiba mais!

Monitoramento de clientes na gestão de carteira PJ

Para começar a nossa conversa, vamos partir do seguinte cenário. Uma distribuidora de combustíveis fez um bom trabalho de marketing para atrair novos compradores, realizou uma minuciosa análise de crédito na aquisição dos clientes PJ e bingo! Fechou um contrato para fornecer combustível a uma rede de postos. Dentro da carteira, além dessa rede, a distribuidora atende outros postos, empresas de transporte e logística, engenharia, produtores rurais, entre outros. A venda de combustível para seus clientes é recorrente e o novo desafio é garantir o pagamento em dia, mantendo a operação saudável. Os prazos de recebimento costumam ser realizados entre 30 e 180 dias e no meio do caminho a situação dos clientes pode mudar. Uma empresa que até então era boa pagadora pode enfrentar alguma dificuldade e começar a atrasar seus compromissos e vice-versa, uma empresa ter tido o crédito negado e ter melhorado seu perfil de risco.

Entendendo o valor da gestão de carteira

A distribuidora realizava a gestão de carteira anual e o gerente de crédito entendeu que, assim como a sua venda, o gerenciamento também precisava ser recorrente. Dessa forma, poderia prever o risco de inadimplência e realizar ações preventivas, como suspensão do fornecimento de combustível, renegociação de prazos ou realizar ações de pré-cobrança, afinal, quem chega antes, recebe primeiro. O gerente passou a checar individualmente os relatórios de crédito para identificar mudanças cadastrais e de inadimplência e logo percebeu o trabalho manual seria inviável.

O próximo passo para melhorar o processo

A resposta foi buscar uma solução que automatizasse esse processo. Ele encontrou uma solução de monitoramento de empresas, que envia alertas sempre que um cliente tiver uma mudança  no perfil de risco e que de alguma forma possa impactar a sua capacidade de pagamento. A solução oferecia flexibilidade para criar suas próprias regras de alertas das alterações do perfil de risco de sua carteira de crédito, combinando tipo de informação, quantidade e valores. Com isso, a distribuidora selecionou a quantidade e os tipos de alertas conforme as necessidades do seu negócio. Com o monitoramento e o envio de alertas, a empresa já conseguiu:

  • Rever o limite de crédito aprovado para um cliente que vinha apresentando piora em seu quadro financeiro, com aumento de protestos em seu nome;
  • Bloquear clientes que entraram em recuperação judicial ou falência;
  • Aumentar o limite e o relacionamento com clientes que tiveram melhoras em seu perfil financeiro;
  • Realizar ofertas para empresas que não haviam sido aprovadas em uma análise anterior e que demonstraram melhora no risco.
  • Suspender a entrega de combustível a partir da identificação de um perfil suspeito.

Na prática, quais os ganhos?

A distribuidora passou a fazer uma gestão de risco da sua carteira de clientes muito mais eficiente, prevenindo-se de ameaças e ganhando agilidade na tomada de decisão diante da possibilidade de um cliente ficar inadimplente. Identificou quais clientes ofereciam maior potencial para intensificar negócios e aumentar sua rentabilidade. Saiu na frente dos concorrentes para ser a primeira distribuidora a fazer uma oferta aos clientes que melhoraram o perfil de crédito. Gostou do que viu até aqui? Se você também gostaria de fazer uma gestão do risco da sua carteira assertiva, a Serasa Experian pode ajudar sua empresa. Com o Monitoramento de Clientes e Fornecedores, tenha uma solução que acompanha seus clientes, fornecedores e parceiros comerciais, 24 horas por dia e receba alertas de alteração do perfil de risco. Você é quem decide quais alertas são relevantes para a sua empresa, de acordo com a necessidade do seu negócio. Monitoramento de Clientes e Fornecedores oferece alta flexibilidade para configurar o tipo de informações que será monitorada, com possibilidade de alteração dos parâmetros a qualquer momento. Vamos conversar?

Fale com um especialista

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Monitoramento em tempo real: tecnologias para detecção imediata de fraudes e bloqueio de ações maliciosas

Monitoramento em tempo real: tecnologias para detecção imediata de fraudes e bloqueio de ações maliciosas

Entenda o que é monitoramento em tempo real, detecte fraudes e bloqueie ações maliciosas! Confira o conteúdo no blog da maior Datatech do país.

Gerenciamento de riscos: entenda o papel de um antifraude para seu e-commerce

Gerenciamento de riscos: entenda o papel de um antifraude para seu e-commerce

Confira como o gerenciamento de riscos fortalece a proteção do seu e-commerce com sistemas antifraude! Entenda mais detalhes no nosso blog.

Como um antifraude pode reduzir perdas em sua loja online

Como um antifraude pode reduzir perdas em sua loja online

Descubra como um sistema antifraude pode reduzir perdas, proteger seu faturamento e fortalecer a confiança dos clientes. Acesse e confira!

15 maiores influenciadores de RH para acompanhar no LinkedIn

15 maiores influenciadores de RH para acompanhar no LinkedIn

Descubra quais são os 15 maiores influenciadores de RH no LinkedIn e inspire-se com dicas valiosas sobre gestão, diversidade e inovação!

Aumentar a conversão: por que a segurança é a maior aliada da sua loja online?

Aumentar a conversão: por que a segurança é a maior aliada da sua loja online?

A segurança é o segredo para aumentar a conversão do e-commerce: proteja dados, reduza fraudes e aumente a confiança no checkout! Confira no blog.

Raio-X PME: o mapa econômico que molda as decisões do empreendedor

Raio-X PME: o mapa econômico que molda as decisões do empreendedor

Descubra como o Raio-X PME ajuda pequenas e médias empresas a tomar decisões estratégicas, analisando indicadores econômicos e reduzindo a imprevisibilidade.