A gestão da carteira de crédito ajuda a organizar informações dos clientes, conhecê-los com maior profundidade, identificar oportunidades de negócios e aumentar o retorno com menos riscos de inadimplência. Quando feita de forma proativa, possibilita analisar carteiras ativas e inativas para identificar as melhores oportunidades de rentabilização, redução de risco e o potencial de novos negócios.

Entretanto, são poucas as empresas no Brasil que adotam essa prática com o máximo de eficiência, explorando todo seu potencial para os negócios. Algumas até optam por fazer isso com recursos e dados internos, que podem não estar atualizados. Porém, isso demanda custos e profissionais dedicados à modelagem de dados.

Uma alternativa para tornar esse processo mais simples e inteligente é investir em tecnologias automatizadas que forneçam dados analíticos e atualizados para decisões mais precisas. Veja neste blog post algumas dicas de como fazer o gerenciamento da carteira de crédito da sua empresa com maior eficiência.

Dificuldades de uma gestão de carteira de crédito eficiente

Dois fatores essenciais quando se trata de gestão de carteira são: fontes de dados confiáveis e tecnologia para análise de dados. No primeiro caso, é preciso ir além das informações internas e buscar mais insumos para ter uma visão mais completa do cliente. No segundo, se trata de capacidade para contextualizar esses dados de forma rápida e precisa.

Esse é um trabalho que, para ser feito internamente, demanda equipes especializadas e investimento em armazenamento de dados, além de cuidados extras com regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Na prática, são preocupações que podem fugir completamente do escopo do negócio e da área de crédito.

Simplificando a gestão da carteira de crédito

Uma alternativa para simplificar, garantir agilidade e eficiência na tomada de decisões é buscar alternativas tecnológicas que não demandem investimentos em TI e sejam fáceis de acessar. Existem diversas tecnologias no mercado que automatizam e tornam os processos mais inteligentes.

Algumas dessas soluções são disponibilizadas por meio de plataformas digitais, sem custo de implementação e com usabilidade descomplicada. Elas oferecem recursos que aprimoram a gestão da carteira e fornecem insights precisos para que as empresas tracem estratégias com maior segurança. Ajudam ainda a ampliar as oportunidades de conversão, protegendo contra os riscos de crédito.

Benefícios das soluções digitais

Ter acesso a uma solução completa de gerenciamento da carteira de crédito gera maior produtividade e rentabilidade para sua empresa. Veja a seguir algumas vantagens que essa tecnologia traz:

  • Dados com visualização interativa que permite selecionar faixas de faturamento e score para criar estudos direcionados;
  • Gestão e estudos de carteiras independentes de forma prática;
  • Informações de faturamento presumido e pontuação de risco utilizando a base da Serasa Experian;
  • Ampla visão sobre os melhores clientes para novos negócios; e
  • Identificação de clientes com maior risco de inadimplência.

 

Ao adotar uma solução digital de gestão da carteira de crédito, sua empresa tem a possibilidade de gerar mais informações para análises e insights, o que contribui para simplificar processos e prevenir inadimplência, abrindo oportunidades para explorar novos negócios.