O Brasil tem registrado um momento de crescimento da inadimplência das empresas, que atingiu a marca histórica de 6,5 milhões de CNPJs com dívidas em aberto.

Diante desse recorde de endividamento, a inadimplência dificulta a capacidade de crescimento e investimento das empresas e, com isso, a gestão de crédito e a cobrança ganham cada vez mais importância nesse cenário para garantir que o dinheiro das vendas já realizadas entre no caixa.

Se você está se perguntando como os dois setores podem se beneficiar, continue a leitura que vamos mostrar onde os pontos se cruzam. Começaremos a falar sobre o setor de cobrança e como o monitoramento da sua carteira pode ajudar a otimizar o volume de dívidas a serem cobradas.

Qual a importância do setor de cobrança para a empresa?

Em um cenário de instabilidade econômica, com inflação alta e taxas de juros elevadas, a inadimplência está presente em praticamente todas as empresas.

Para um negócio ter sucesso a longo prazo, é preciso ter um fluxo de caixa saudável. Quando ele se torna negativo, a organização precisa arcar com suas obrigações financeiras, produzir ou comprar mercadoria, sem a receita. Isso pode gerar diversos problemas financeiros, que comprometem o crescimento do negócio e até mesmo pode levá-lo à falência.

Resgatar esses créditos permite manter o planejamento da empresa, ter previsibilidade de receitas e assegurar que o negócio siga prosperando.

Então, veja isso como um investimento, não uma despesa. Por falar nisso, a gestão de carteira é outro investimento que a sua empresa não pode abrir mão.

Gestão de crédito e cobrança trabalhando juntas para melhorar a performance

Lembra quando falamos na abertura que esses dois pontos se cruzariam? Chegou a hora.

A gestão de crédito permite acompanhar a saúde financeira dos clientes para quem a sua empresa concedeu financiamento ou vendeu a prazo, identificando riscos e oportunidades com agilidade.

A atualização rápida da alteração do perfil de risco de clientes proporciona visibilidade de quem teve melhora ou piora, facilitando, assim, estabelecer estratégias para cada cliente. É mais eficiência, novas oportunidades de negócios e menos perdas. Quer saber o pulo do gato para antecipar a revisão de limites e renegociação de dívidas? O segredo para isso é uma boa gestão automatizada da sua carteira.

Como a gestão de carteira pode reduzir a demanda do setor de cobrança

A equipe comercial e de marketing não entra em contato com os clientes inadimplentes para não acabar atrapalhando o relacionamento.

Da mesma forma, a cobrança não deve ser uma atribuição do seu time de financeiro para que mantenha o foco em suas funções, como pagamentos, contratos e folha salarial.

Processos bem definidos

A clareza dos processos de cobrança simplifica o trabalho da equipe e aumenta a produtividade. Seu negócio precisa definir o objetivo, a metodologia que será usada, a sequência das etapas e o que deve ser feito em cada uma delas, os critérios de sucesso e o papel de cada integrante ao longo da jornada.

Automatização

Processos manuais de cadastro e alimentação de dados são pouco produtivos e confiáveis, dificultam o controle da situação de cada cliente e têm resultados muito baixos na recuperação de crédito.

A automação dessas tarefas é uma ferramenta poderosa que você precisa usar a seu favor. Ela permite atualização de dados em tempo real, visibilidade da sua carteira e controle preciso para potencializar o desempenho das suas ações.

Estratégias de cobrança

Pode parecer contraditório, mas a cobrança é um momento de estreitar relacionamento com quem está em atraso, então é importante que a sua estratégia equilibre o retorno dos créditos e a manutenção do cliente para fazer novos negócios no futuro.

Canais de cobrança alinhados com seu perfil ideal de clientes

Aproveite o histórico da sua empresa na aquisição e retenção de clientes para mapear os melhores pontos de contato e direcione seus esforços neles.

Abertura para negociação

Ofereça prazo estendido, desconto ou outras condições especiais de acordo com cada perfil. Se a chance de receber o valor integral é pequena, dê um descontão e minimize o prejuízo.

Alternativas de pagamento

Disponibilize diferentes formas de pagamento, preferencialmente os digitais e instantâneos, como o Pix. Oferecer várias opções facilita essa etapa e evita a desistência da quitação.

Tom da comunicação

Uma abordagem amigável e flexível, que demonstre interesse em ajudar o CNPJ, aumenta as chances de pagamento da fatura em aberto.

Régua de cobrança automatizada

Crie uma sequência de mensagens com abordagens para cada momento. Um lembrete dias antes do vencimento, na data e pós-atraso. Programe as datas e horários dos envios.

Combine as estratégias e saiba o que acontece com sua base de empresas

Se você também quer evitar que um pagamento da sua carteira de clientes PJ se transforme em uma ação de cobrança, a Serasa Experian pode ajudar seu negócio a melhorar a gestão de carteira.

Ao utilizar o Monitoramento de Clientes e Fornecedores, você passa a contar com uma solução que acompanha seus clientes, parceiros comerciais e fornecedores automaticamente 24 horas por dia e envia alertas em tempo real quando há alteração do perfil de risco. Você personaliza os avisos com as informações que são relevantes para a sua empresa, de acordo com a sua política de crédito.

O Monitoramento de Clientes e Fornecedores oferece alta flexibilidade para configurar o tipo de informação que será acompanhada, permitindo a escolha da combinação de eventos que vai gerar os alertas automáticos, como a quantidade, valor e tipo de negativos, com possibilidade de alteração dos parâmetros a qualquer momento.

A ferramenta conta com o maior e mais completo ecossistema de dados da América Latina e a mais completa base nacional de protestos, colocando à sua disposição informações robustas e atualizadas para garantir a agilidade que vai fazer a diferença no seu negócio.

Se você quer manter o seu caixa saudável, preencha o formulário para que a gente apoie a sua empresa.

 

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