Monitorar os clientes que fazem pagamento faturado no CNPJ é essencial para aumentar a assertividade nas parcerias, assim como aprimorar as estratégias e a experiência do consumidor, podendo até aumentar as vendas.

Entenda mais sobre o conceito de pagamento faturado e como as empresas podem adquirir esse modelo de forma mais segura, mitigando os riscos de inadimplência. Continue a leitura!

O que é pagamento faturado?

O pagamento faturado é quando o comprador paga somente após a entrega de um produto, ou seja, é um pagamento a prazo. Assim como no boleto, a empresa emite a nota fiscal e envia o produto até o cliente.

Essa forma de negociação também é aplicável no contexto B2B. Por exemplo, uma empresa X compra suplementos de uma empresa Y. Nesse caso, a empresa que vende permite que a outra pague em contratos mensais com entregas semanais ou após um determinado período depois do recebimento dos produtos, conforme acordado entre o negócio e o cliente.

A empresa Y emite uma fatura para a empresa X no momento da entrega dos suprimentos, especificando os detalhes da transação, como quantidade, preço unitário, total a pagar e a data de vencimento.

Por que as empresas gostam de comprar faturado com CNPJ?

O primeiro ponto é que esse tipo de aquisição ajuda na gestão de fluxo de caixa, permitindo que gerenciem melhor as finanças e consigam investir em insumos para o negócio, o que garante que a produção seja contínua.

Isso porque a empresa tem, por exemplo, matéria-prima suficiente para produzir seus produtos por determinado tempo, vender e usar o dinheiro da venda para pagar o fornecedor, não precisando tirar dinheiro do caixa antes de ter efetuado as vendas.

Além disso, esse trâmite auxilia a empresa a fazer um melhor planejamento financeiro, deixando-a com uma visão ampla dos gastos e dos investimentos, compreendendo ainda melhor o ciclo de produção da própria organização.

Com isso, ela também consegue ter a facilidade de documentar a nota fiscal, já que todas as informações do envio estão detalhadas neste documento. Outro ponto vantajoso é que as compras faturadas auxiliam no fortalecimento das empresas.

É benéfico para as empresas realizar vendas com pagamento faturado?

Para as empresas, é benéfico realizar essas vendas com pagamento faturado, visto que elas permitem maior movimentação de caixa com pagamentos futuros e possibilitam visualizar a necessidade de aumentar as vendas.

Oferecer essa opção para os parceiros também ajuda a aumentar as vendas por ser um método muito procurado pelas empresas e, com isso, ganhando vantagens competitivas. Muitas empresas optam por essa forma de pagamento, tornando-se um diferencial competitivo no mercado.

Assim como dito anteriormente, esse modelo de negócio ajuda a construir relacionamentos com os clientes B2B, o que fortalece a confiança entre os parceiros e incentiva a realização de novas compras no futuro.

Qual a importância de monitorar empresas que fazem pagamento faturado?

Apesar de ser benéfico para ambas as partes, o pagamento faturado possui riscos associados. Por isso, os vendedores que oferecem essa opção devem ter cuidado com a inadimplência do cliente e os atrasos no pagamento.

Sendo assim, é essencial mitigar esses riscos para garantir a conformidade no fluxo de caixa empresarial. Com o monitoramento de CNPJ dos parceiros, sua saúde financeira e seus comportamentos no mercado, é possível compreender o comportamento dos clientes, fornecedores e parceiros, consultando informações relevantes.

Também é vantajoso intensificar os negócios para aqueles que têm maior responsabilidade financeira, sendo possível fazer mais parcerias potenciais. Além disso, esse monitoramento permite que as empresas compreendam as necessidades dos clientes e desenvolvam ações mais assertivas, auxiliando na fidelização dos mesmos.

Como monitorar clientes para pagamento faturado CNPJ?

A primeira coisa a se fazer é realizar uma análise de crédito dos seus clientes, o que permite entender qual será o faturamento nos próximos meses. Com essa análise, é possível até mesmo oferecer vantagens exclusivas para esses negociadores quando a relação estiver consolidada.

Faça o monitoramento de clientes e fornecedores com a Serasa Experian

O monitoramento de clientes e fornecedores da Serasa Experian é o mais eficiente e oferece uma visão ampla sobre o comportamento desses parceiros. Essa ferramenta foi desenvolvida conforme as demandas do mercado, visto que foi possível perceber que muitos clientes da Serasa Experian buscavam soluções para consultar um CNPJ.

Assim, foi desenvolvido o monitoramento de clientes com o objetivo de fornecer informações relevantes à empresa, mostrando alterações que ocorressem com os parceiros. As informações fornecidas incluem:

  • Pendência financeira;
  • Protestos;
  • Dívidas no mercado;
  • Ação judicial;
  • Recuperação judicial;
  • Participação em falência;
  • Restrição financeira.

O monitoramento desempenha um papel fundamental na redução dos riscos associados às parcerias, pois permite uma visão completa dos clientes. Além disso, oferece a oportunidade de ampliar os negócios ao identificar oportunidades com compradores confiáveis.

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