Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Decisão

Em quais etapas a fraude acontece na jornada do seu cliente?

Saiba as etapas críticas da jornada do cliente onde fraudes ocorrem e adote defesas nas fases mais vulneráveis.

Em quais etapas a fraude acontece na jornada do seu cliente?

Com a velocidade em que os fraudadores se reinventam, as empresas têm se deparado com ameaças cada vez mais sofisticadas em diferentes etapas da jornada do consumidor. Hoje, tão importante quanto saber quais são as fraudes que sua empresa poderá enfrentar, é importante ter clareza das reais necessidades do seu negócio e conhecer a jornada do seu consumidor. Esse cuidado permitirá o direcionamento dos esforços para onde realmente precisa, uma vez que você terá uma visão real de quais são os pontos do seu processo em que apresentam maior exposição ao risco. Fraudes mais comuns

1 - Abertura de conta e cadastro Nessa etapa inicial, há uma boa chance de acontecer o roubo de identidade. Ou seja, dados pessoais como CPF, endereço, e-mail, entre outros dados particulares são acessados por um fraudador para realizar ações mal-intencionadas como solicitar serviços ou linhas de crédito para uso imediato. 2 - Acesso e login de conta O fraudador utiliza dados legítimos do cliente para invadir suas contas e realizar ações ilícitas em seu nome. Esse tipo de fraude pode acontecer por meio de bots programados para simularem diversas senhas por minuto, vazamento de informações e também por descuido do próprio dono do dado. 3 - Pagamento A fraude acontece quando o fraudador obtém dados bancários ou do cartão de crédito de uma pessoa por meio de várias formas como phishing (quando o usuário é atraído para um site falso para obter suas informações) ou malware, (programas maliciosos criados para capturar informações privadas para utilização indevida). Há também a fraude limpa ou amigável, que ocorre quando uma pessoa próxima utiliza o cartão e dados sem conhecimento do titular para efetuar compras. Soluções de autenticação e antifraude da Serasa Experian Equilibrar segurança e conveniência é fundamental para mitigar os riscos financeiros e construir um relacionamento confiável com seus clientes. Para garantir a máxima segurança e prevenir os diversos tipos fraudes, a Serasa Experian conta com o CrossCore™. Uma plataforma de orquestração de soluções de autenticação e antifraude, integrada a um diverso portfólio de soluções da Serasa Experian e de parceiros.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Disputa de IAs: qual a melhor ferramenta de inteligência artificial do mercado?

Disputa de IAs: qual a melhor ferramenta de inteligência artificial do mercado?

Veja qual IA se destaca em 2025. Compare ChatGPT, Copilot, Gemini e outras para textos, imagens, produtividade e muito mais. Saiba mais!

Thubmnail O que é factoring? Como ele evoluiu além do fomento tradicional?

O que é factoring? Como ele evoluiu além do fomento tradicional?

O que é e como o factoring moderno usa dados e CaaS para antecipar recebíveis, ampliar crédito e fortalecer o caixa de PMEs com mais controle e agilidade.

Thubmnail Pódio em dobro: Serasa Experian conquista troféus no Best Performance 2025

Pódio em dobro: Serasa Experian conquista troféus no Best Performance 2025

Conheça as soluções premiadas da Serasa Experian em crédito e prevenção à fraude, que comprovam que inovação e dados mudam a vida de pessoas e empresas.

Thubmnail Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Prepare-se para o Pitch Day com nosso guia prático! Dicas de apresentação e narrativa para comunicar seu impacto social e conquistar a banca de especialistas.

Thubmnail Como lucrar mais com financiamento próprio no setor automotivo

Como lucrar mais com financiamento próprio no setor automotivo

Entenda por que montadoras estão criando financeiras e como você pode aumentar sua margem com crédito próprio na venda de veículos. Saiba mais!"

Thubmnail Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Aprenda como proteger sua loja online desde o início com estratégias antifraude eficazes e garanta vendas seguras e sustentáveis.