Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Descubra como a pequena indústria Progress chegou à inadimplência zero com a Serasa Experian.

Conheça a história de sucesso da Progress! Uma pequena fábrica de embalagens, que se tornou ainda mais eficiente com consulta de clientes.

Descubra como a pequena indústria Progress chegou à inadimplência zero com a Serasa Experian.

A Progress, que consulta Serasa Experian desde sua fundação, começou a melhorar a análise de CNPJ e, hoje, tem inadimplência zero. A Progress é uma pequena fábrica de embalagens plásticas que consulta o CNPJ – e às vezes até o CPF – de seus clientes na Serasa Experian, desde quando foi fundada em 2016. Quem consulta, vende melhor! Isso todo mundo já sabe. O que aprendemos com a Luana Luduvice, sócia fundadora da Progress, foi como usar as informações adicionais certas para vender mais gastando menos! A conversa com a Luana foi tão legal, que resolvemos compartilhar por aqui os principais pontos!

Vender com segurança para todo tipo de cliente

O objetivo da Progress é vender para todo o território nacional e para clientes de todos os portes e setores. Na maioria dos casos, inclusive, não tem nem pedido mínimo: “se o cliente quiser comprar só duas caixas, por que não vender?”, comentou a Luana. Só que, para isso, a Progress usa toda informação disponível nas consultas Serasa Experian, procurando conhecer bem o risco de não receber do cliente. Foi assim que Luana começou a usar as informações adicionais do Concentre, que é o relatório de crédito mais utilizado por indústrias como a Progress.

Conhecer bem o cliente para criar relacionamento

Luana consulta o cliente na Serasa Experian, até quando a compra é a vista. Exagero? Não! Sabedoria: “é a vista hoje. Amanhã, se o cliente precisar de outra condição para comprar mais, eu não vou vender?”, explica Luana. Todos sabemos que, hoje, construir esse tipo de relacionamento com o mercado é essencial para qualquer empresa!

Informações adicionais bem usadas dão melhor resultado

A Progress realmente entende a importância de manter uma boa reputação de crédito. Tanto que chega até a ligar para o atendimento da Serasa Experian muitas vezes, só para entender melhor as faturas e não deixar nenhuma atrasar. Foi assim que a fábrica apareceu no radar do nosso time de “especialistas em sucesso do cliente”.  

 "Ela ligava para nosso atendimento quase todo mês para tirar dúvidas sobre a sua fatura. Identificamos essa recorrência, e, entramos em contato para entender melhor. A partir daí, além de orientá-la sobre como e quando extrair as informações de fatura no nosso autoatendimento (assim ela otimiza tempo e não precisará mais ligar todo mês para nós), começamos a conversar sobre como usar melhor as informações do relatório."

Guilherme Anchieta Especialista em Sucesso do Cliente da Serasa Experian

A Luana já conhecia o poder das informações adicionais. Usava várias em quase toda consulta. A dica que o Guilherme deu foi quais usar em cada negociação. Por exemplo:

Limite de Crédito

Esta informação sugere um limite de crédito para o CNPJ que está consultando. É ideal quando você quer propor condições atrativas e adequadas ao perfil de pagamentos do cliente. E o melhor: a sugestão é na hora! Tem venda que não pode esperar um segundo, certo?

Serasa Score PJ

Esta é uma grande ajuda em muitos negócios! O Serasa Score analisa, em um segundo, um monte de dados sobre o CNPJ! São informações públicas sobre pagamentos e movimentações financeiras, dados do Cadastro Positivo, informações sobre dívidas e financiamentos e muito mais. O Serasa Score processa tudo isso e resume numa nota de 0 a 1000, sendo que quanto mais alta, melhores as chances de receber em dia desse cliente.

Faturamento Estimado PJ

Acrescentando o Faturamento Estimado PJ à sua consulta de CNPJ, você vê uma estimativa do quanto aquela empresa fatura por ano, em Reais para criar. Essa informação é muito útil quando você for vender para pequenas, médias ou microempresas (grande maioria dos clientes PJ no Brasil): essas empresas não publicam balanço e o Faturamento Estimado PJ ajuda você a enxergar o potencial de compra do cliente no momento da venda.

Pontualidade de Pagamentos PJ

A Pontualidade de Pagamentos PJ é uma análise rápida e precisa dos pagamentos que a empresa fez em dia e dos que ainda estão em aberto ou foram feitos em atraso. A informação é especialmente útil na quando, por exemplo, você vai avaliar uma empresa que tem anotação de inadimplência, mas que parece ser, no momento, uma boa pagadora. Se – ainda nesse exemplo – apesar da negativação, a empresa tem pago as contas em dia, pode ser que você não perca o negócio! Com isso, a Progress hoje tem zero inadimplência e até economiza em suas faturas Serasa Experian, já que começou a usar as informações adicionais de um jeito mais estratégico, sendo mais assertiva

"Guilherme foi fundamental. Se todas as empresas tivessem a atenção que ele teve com a gente, iriam crescer muito mais!"
Agradece Luana.

Imagina, Luana! Foi um prazer!

Enxergando uma política de crédito na consulta

No final das contas, o que a Progress está descobrindo é quais dados são importantes para cada negócio e entendendo como usá-los para tomar as decisões. E, assim, a pequena indústria da Luana vai aperfeiçoando sua “política de crédito”, que todo mundo diz ser o segredo do sucesso nas vendas. E não é nenhum bicho de sete cabeças. E você? Também quer de vender melhor com as informações adicionais em suas consultas? A dica da Luana, que está fazendo sua Indústria crescer mais a cada dia, é: “Você quer ter uma Indústria bem estruturada financeiramente? Contrata a Serasa Experian.” Segue essa dica: entre em contato com a gente! Quem sabe sua empresa não vira o nosso próximo case de sucesso? Aí a gente vem contar para todo mundo aqui! ;)

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como saber se um boleto é falso? Confira todos os detalhes que devem ser verificados

Como saber se um boleto é falso? Confira todos os detalhes que devem ser verificados

Aprenda como saber se um boleto é falso: verifique o código de barras, analise os dados do beneficiário, confira os valores e mais. Saiba mais!

Thubmnail 2 de Novembro é feriado? Saiba o que abre, fecha e seus Direitos

2 de Novembro é feriado? Saiba o que abre, fecha e seus Direitos

Descubra se 2 de novembro é feriado, o que abre e fecha na data, seus direitos trabalhistas e como se planejar para o Dia de Finados, mesmo caindo no domingo.

Thubmnail Como fazer um plano de negócios eficiente para sua empresa

Como fazer um plano de negócios eficiente para sua empresa

Aprenda como fazer um plano de negócios eficiente e impulsione sua empresa. Acesse e descubra estratégias práticas para crescer com segurança.

Thubmnail Como calcular os impostos e benefícios dos regimes PJ e CLT

Como calcular os impostos e benefícios dos regimes PJ e CLT

Compare os regimes PJ e CLT com uma calculadora eficiente e descubra qual modelo é mais vantajoso para seu negócio e colaboradores! Confira no blog.

Thubmnail Jornada do herói: como usar storytelling no marketing digital

Jornada do herói: como usar storytelling no marketing digital

Descubra como aplicar os 12 passos da jornada do herói no marketing digital para criar campanhas envolventes, gerar valor e fortalecer sua marca.

Thubmnail Invoice: o que é, como funciona e quem deve emitir? Entenda

Invoice: o que é, como funciona e quem deve emitir? Entenda

Invoice: o que é, como funciona, quando emitir, taxas, emissão correta e integração fiscal no país! Acesse o nosso blog e confira o conteúdo.